auravide auravide

VIDA AQUI E AGORA



Desde há muito tempo nos acostumamos a fazer previsões em nossa vida, mas muitas vezes o exercício da previsão nos leva a uma certa acomodação ou então à ansiedade.
Nosso desafio é viver o presente. Viver o momento e desfrutá-lo em sua plenitude.
A única e verdadeira certeza que temos nesta vida é a de que um dia morreremos para ela e assim, viver a possibilidade da morte presente em cada momento nos permite reverenciar a vida.
É a nossa vida e enquanto a temos é importante vivê-la intensa e completamente como se no momento seguinte nos chegasse a morte.
O que não significa viver levianamente, mas sim com intensidade, sabendo que não temos como prever o amanhã.
Podemos saber somente que será bom se acreditarmos em nossa vida hoje. Se nós vivermos hoje e agora plenamente e acima de tudo se formos honestos conosco mesmos.
Esse compromisso se dá unicamente com nosso Ser.
A previsibilidade nos aprisiona. É uma armadilha que armamos para nós mesmos, pois condicionamos nossa vida àquilo que é possível prever. Ocupamos nossa mente e nosso coração com algo que não vivemos e que - com certeza - não viveremos da forma que estamos prevendo. Por mais que projetemos nossa vida, ainda assim não conseguiremos construí-la, dar-lhe as cores verdadeiras, os sons, os aromas, o ritmo, enfim.
Assim, por mais controle que acreditemos ter em nossas mãos, não viveremos aquilo que antecipadamente acreditamos construir e antever.
Se nos entregamos ao presente, estaremos desfrutando das cores, tons, sentimentos, ou seja; as percepções originais e só estas percepções constroem e compõem nossa realidade e nossa vida. Esta é a verdadeira vida que podemos viver.
Viver como se esta realidade terminasse no instante seguinte, pois em verdade, assim é.
A cada instante construímos nossa realidade e compomos nossa vida. A cada instante somos capazes de acessar as habilidades e potenciais para viver o momento seguinte. Caminhamos mais e mais para o instante nos qual nos é dada a oportunidade de conhecer algo novo.
Viver com a mente no futuro é perpetuar o presente e a ele nos aprisionarmos. Por melhor que seja o presente, ainda assim será sempre uma prisão que nos priva do novo.
Viver o presente e o instante significa reconhecer a riqueza do dom de viver as quase infinitas possibilidades de expressar o que somos. De mostrar ao mundo a singularidade que representamos, mas, ao mesmo tempo, dar-se conta que nossa singularidade contribui para a construção e manifestação do Todo e, por isso, se quisermos mudar a nossa realidade, basta mudar aqui e agora a expressão de nossa singularidade e continuar acreditando que só no agora é que vivemos.
Viver o presente é também aceitar a realidade e assumir nossa responsabilidade sobre ela para poder então agir de forma consciente e responsável.
Viver o presente é enfim aceitar a responsabilidade sobre nossa vida e vivê-la plenamente com a consciência de que somos livres para construir nossa realidade.

Se tentarmos antevê-la não identificaremos a realidade presente, não perceberemos a totalidade da realidade presente e não poderemos agir, atuar, amar e ser amado.
Importante é agradecer o presente, reverenciá-lo; acolher o presente sem a ele apegar-se, sofrer o presente sem rejeitá-lo, pois este presente somos nós. Este presente nos representa em nossa vida e, assim, através dele nos reconhecemos e podemos agir assertivamente em direção à nossa realização e em harmonia com nosso Ser.
A previsibilidade em nossa vida é perniciosa e aprisionadora.
Liberdade é acreditar que sabemos o que é melhor para nós e que podemos a cada dia construir o que desejamos ser.

Texto revisado por: Cris
Publicado dia 1/5/2007

  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8




Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa