Menu

VIDA OU ARTE?

Atualizado dia 9/28/2006 2:35:53 PM em Autoconhecimento
por Silvana Lance Anaya


Facebook   E-mail   Whatsapp

Viver é arte expressa em vida! Deus é o artista maior e perfeito. À Sua semelhança, mesmo que imperfeitos, somos artistas de nossas próprias vidas! Possuímos os instrumentos e o livre arbítrio. Tudo o que é necessário à nossa sobrevivência está disposto no banquete que a natureza nos oferece e também dentro de nós mesmos!

Na arte expressa, como a de uma pintura, muitas vezes não captamos a mensagem original que o artista tentou nos passar. A expressão do artista é algo muito particular e cada um tem a sua interpretação individual. Em cada olhar uma imagem, em cada imagem o mesmo artista. Nossa arte de vida também é expressa no dia-a-dia através de palavras e ações expostas ao olhar do outro. Cada pessoa nos vê de uma maneira diferente assim como lidamos também com situações de forma diferente!

Nesta expressão de vida nos deparamos com diversas circunstâncias nem sempre agradáveis; muitos acontecimentos estão além de nosso controle. Certamente ninguém “escolhe” ficar triste ou mal humorado, enfim, de mal com a vida! Mas vida é um quadro mutante! Todos nós temos momentos bons e ruins e nenhum deles dura para sempre. O que fica são as lições que quando não aprendidas se repetem tentando nos chamar a atenção através de “nós” difíceis de digerir, um caminho fácil para adoecer... e a doença é um alerta para que olhemos para nós mesmos...

Somos seres únicos com experiências únicas. Alguns conseguem sair das mais temidas situações com alguns pequenos arranhões, aptos para continuar, fortalecidos; outros no entanto, são mais afetados e mesmo em situações semelhantes ou menos graves levam mais tempo para cicatrizar feridas; mas existem aqueles que simplesmente não conseguem sair de uma situação difícil, se atolam em meio às mágoas e sentimentos de inferioridade, rancor, tristeza, autopiedade, etc, pintando um quadro escuro e disforme, esboçando estados depressivos. São estes os que precisam de ajuda. Não de “conselhos”, mas simplesmente de uma chance de colocarem em ordem suas emoções, entendê-las, assimilá-las para conseguir seguir e enfrentar situações futuras com mais confiança, sem que cada fato da vida a ser confrontado se torne um problema constante, um entrave.

Por mais que tentemos fazer de nossas vidas a “arte perfeita” parece que ela sempre fica distante do nosso ideal de “perfeição”; mas, afinal, não somos mesmo perfeitos e a vida perfeita que sempre achamos que o outro tem é ilusão! A vida pode ser perfeita dentro de nossas próprias possibilidades! Não existe um único ideal de perfeição a ser alcançado! Podemos pintar a nossa vida com nossas próprias cores! Cada um é artista à sua maneira! Freud disse que os artistas são aqueles que conseguem transformar a angústia em algo produtivo, em criatividade, em humor, em saúde!

Enfim, somos a expressão da vida em arte que respira, única, incomparável, digna de ser amada e vivida em toda sua plenitude! Somos a obra de arte da divina natureza e às vezes também precisamos de reparos! É preciso coragem para olhar pra dentro de si mesmo e expressar a arte real, aceitar que precisamos de algumas mudanças.

Lembre-se que um “pequeno problema” nunca será “pequeno” se estiver interferindo negativamente na sua vida e na de outras pessoas! Analise sua vida! Você pode conseguir fazer isto sozinho ou contar com uma análise profissional para um processo mais intenso. O mínimo que poderá acontecer é reconhecer em si mesmo a tentativa de estar dando o primeiro passo para mudar aquilo que o incomoda!

Viver sem dúvida é uma arte, então, arte e vida se misturam na dança da sobrevivência, pintando histórias, esboçando caminhos, delineando vidas que refletem as cores de cada ser, fazendo da nossa existência um arco-íris de vida e de sonhos!

“A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte.”
Gandhi

“Todo artista molha seus pincéis em sua alma e pinta sua própria natureza.”
Henry Ward Beecher

Abraços!

Silvana Lance Anaya
Psicanalista

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Silvana Lance Anaya   
Silvana Lance é Psicanalista e Psicoterapeuta Especialista em Psicodrama Clínico - Pós-Graduada em Teoria Psicanalítica, membro fundadora da SODHEP - Soc. Desenv. Humano e Estudos Psicanalíticos - / Jornalista Mtb 75200/SP atendimento: consultório particular/SBCampo www.clinicapsicabc.com.br - facebook.com/clinicapsicabc
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa