Menu

Vítima versus criador

Atualizado dia 3/7/2024 12:23:42 PM em Autoconhecimento
por Isha Judd


Facebook   E-mail   Whatsapp

Há muitas situações onde é fácil ver a diferença entre a resposta de uma vítima e a de um criador. Os seguintes exemplos podem lhe ajudar a ser mais consciente de sua própria atitude de vítima e começar a tomar novas decisões:

Relações
Respostas de uma vítima: Você não está me fazendo feliz. Necessito que você me ame para sentir que eu valho.
Respostas de um criador: Alegro-me dando a você. Quero lhe servir para que você seja o melhor que possa ser, assim como eu estou comprometido em ser o melhor de mim. Eu me abro a receber seu amor e o mereço.

Perdas
Respostas de uma vítima: Por que todas as coisas ruins me acontecem? Não posso ser feliz porque as circunstâncias externas não me permitem. Se tivesse melhores oportunidades, poderia sentir-me pleno ou realizaria meu potencial.
Respostas de um criador: Abraço as coisas que me acontecem em minha vida como oportunidades para crescer. Confio que, inclusive as coisas que não quero que aconteçam me estão trazendo o melhor. Entrego-me ao que é e fluo com o que vem. Minha alegria está em abraçar e desfrutar e não em resistir e queixar-me.

Falta
Respostas de uma vítima: Não tenho suficiente tempo/dinheiro/apoio.
Respostas de um criador: Se estou totalmente presente, percebo que tenho tudo o que necessito em cada momento. Estou aberto a apreciar a abundância que flui sempre até mim.

Dar
Respostas de uma vítima: Tenho que tomar porque não tenho suficiente. As pessoas querem tirar o que tenho, por isso tenho que protegê-lo.
Respostas de um criador: Estou aqui para servir, é minha alegria dar desde a abundância que tenho dentro de mim. Ao dar, recebo, porque dou a mim mesmo. Quanto mais dou, mais recebo.

Confiança
Respostas de uma vítima: No passado, quando confiei me decepcionaram. Sempre espero que as coisas saiam mal.
Respostas de um criador: A confiança vem de confiar. Escolher confiar é reflexo de minha integridade: não depende do resultado externo. Se eu confio, eu ganho, qualquer que seja o resultado porque estou confiando em mim mesmo.

Cometendo “um erro”
Respostas de uma vítima: Não foi minha culpa. Tenho que lhe explicar porque não foi minha culpa. Tenho que lhe convencer de minha desculpa. Não assumo a responsabilidade de meus atos.
Respostas de um criador: Eu sou responsável por tudo: se cometo um erro, o utilizo como uma oportunidade para aprender e escolher diferente na próxima vez. Eu não defendo, estou disposto a escutar para poder evoluir.

Amizade
Respostas de uma vítima: Como sou seu amigo e estou para lhe apoiar, você me deve. Dou tanto a você que agora é você quem tem que me dar.
Respostas de um criador: Dou sem condições e estou aberto a receber. Sou vulnerável com você e escuto sem resistência ao que tem que me dizer, porque o amor não necessita de defesa.

Reconhecimento
Respostas de uma vítima: Necessito ser reconhecido, necessito sua aprovação. Se você não me aprova, me invalida. Não posso me valorizar se não me apreciam.
Respostas de um criador: Valorizo-me, a integridade de minhas ações me preenche de satisfação. Se experimento uma desavença no externo, vou para dentro para ver como isso me faz sentir e tomo consciência disso em mim. Meu sentido de autoestima se baseia em minha experiência interna da consciência, que não depende das opiniões mutantes daqueles que me rodeiam.

Contemplação

• Pergunte-se: Como posso preencher um vazio interno com o reconhecimento externo? De que maneira dependo da apreciação dos demais para compensar minha própria autocrítica?
• Ocorreu algo recentemente, pelo que tenha culpado outra pessoa? Existem áreas de sua vida em que você se sente impotente ou uma vítima? Pode mudar sua perspectiva e tomar medidas que lhe convertam em um criador nessas áreas?

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 48


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Isha Judd   
Isha é mestra espiritual reconhecida internacionalmente como embaixadora da paz. Criou um Sistema para a expansão da consciência que permite a auto-cura do corpo, da mente e das emoções. Site oficial www.ishajudd.com
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa