auravide auravide

Viver e vencer

por Flávio Bastos

Publicado dia 21/1/2008 em Autoconhecimento

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


Desde o momento em que o óvulo é fecundado, a vida flui para o desenvolvimento do feto... e continua fluindo para o crescimento e movimento do ser... inexoravelmente.

Nascida a criança, um universo de expectativas a espera, pois a sua vida não é em vão, pelo contrário, é de máxima importância para o seu histórico ciclo vital e para aqueles indivíduos que fazem parte de sua esfera familiar.

O seu crescimento é irreversível e é impossível evitá-lo. A natureza foi pródiga em estabelecer metas de crescimento em perfeita sintonia com as fases de desenvolvimento e de aprendizagens na escola da vida.

A adolescência é uma fase de superação do comportamento predominantemente infantil. É um período de preparação para a vida adulta, quando a auto-responsabilidade e a independência provocada pela maioridade, estabelece um marco na fase de crescimento do indivíduo considerado saudável.

E o processo vital não pára por aí... Uma vez adulto, o indivíduo é impelido a programar-se... E com os pés no presente e o olhar no futuro, ele traça metas, sonha, acorda, sonha novamente. Vislumbra o amanhã no hoje... E, decidido, finca estacas em solo fértil e começa a construir o seu edifício de possibilidades... onde, na área reservada ao jardim, planeja o plantio de desejos "impossíveis".

E a vida, inserida em um contexto cósmico, permanece fluindo abundantemente até a fase madura do indivíduo, a meia idade, quando muitas possibilidades e impossibilidades foram realizadas; outras não, pois são inevitáveis os tropeços no caminho de quem deseja vencer as suas próprias dificuldades marcadas na trajetória de múltiplas vivências.

E chega a fase final, epílogo de uma vida dedicada ao fluxo do crescimento pessoal e consciencial, onde com o passar do tempo, muitos valores foram transformados pelas lições da vida ou abdicados em benefício próprio e em proveito do semelhante. É a fase da terceira idade, quando passamos a observar do último andar do edifício, o que construímos ou deixamos de construir durante mais um capítulo do livro da nossa existência.

Visualizando lá do alto, o jardim está florido? Borboletas e passarinhos dão vida a esse cenário, ou visualizamos somente o concreto das realizações pessoais e materiais?

Somos ao mesmo tempo o arquiteto, proprietário, síndico e morador do edifício que construímos. Portanto, responsáveis pela sua solidez ou pelos riscos de desabamento. Não temos como fugir do resultado final da nossa obra...

No entanto, como no processo do aperfeiçoamento nada é ainda perfeito... e se deixamos algo por fazer ou mal feito, sempre haverá tempo - ou oportunidade - para os consertos ou reformas do que for necessário. Lembremos, sem alimentarmos sentimento de culpa por errar, que o simples reconhecimento de que erramos em alguma fase da construção é motivo de reparação, pois a vida sendo um processo permanente de lições e aprendizagens, torna-se também um "continuum" que impele-nos para as exitosas experiências no âmbito das conquistas.

Viver e vencer. Vencer e progredir. Progredir e aperfeiçoar-se. Eis a razão da vida.

Psicanalista Clínico e Interdimensional.
flaviobastos

Texto revisado por: Cris

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp
  estamos online

Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11

foto-autor
Sobre o Autor: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva, Psicoterapia Reencarnacionista, Terapia Floral, Psicoterapia Holística, Parapsicologia, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
artigo Não se trata do que eu devo nem do que eu quero...
artigo Infeliz
artigo O sagrado
artigo Tenha uma vida afetiva abundante

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa