Menu

Você consegue dizer não para a outra pessoa e ficar em paz?

Atualizado dia 5/17/2020 10:51:38 PM em Autoconhecimento
por Paula Budolla Pozzatti


Facebook   E-mail   Whatsapp

Como você se relaciona com os familiares e amigos? Se alguém liga pedindo algo, podendo ser apoio emocional, um favor ou algo financeiro, você está sempre pronto para ajudar?
Deixa muitas vezes de dar conta da sua vida pessoal e profissional para atender a quem lhe solicitou algo chegando a se prejudicar?
Sempre atendendo a todos pra ninguém ficar nem magoado nem frustrado com você. Existem vários aspectos e consequências que levam a esse tipo de comportamento. Acredito que muitas das pessoas agem dessa maneira com uma pessoa ou outra, variando a intensidade do comportamento, conforme cada indivíduo e a fase da vida que atravessa. É muito comum pais agirem dessa maneira com os filhos.

Também se observa esse comportamento entre casais, quando um é muito exigente e insatisfeito e outro fica querendo agradar para manter o relacionamento tranquilo – o que é uma ilusão pois normalmente o relacionamento vai ficando sem transparência. Um dos motivos que leva a esse comportamento é o fato de não suportar ver o outro frustrado. Então, sempre que um filho pede algo, ou o companheiro ou um amigo (mais comum com pessoas mais próximas), a pessoa já antecipa que, se não providenciar aquilo, o outro ficará frustrado, magoado e muitas vezes até chateado ou bravo. E por que será que é tão difícil para algumas pessoas suportar a frustração do outro? Não seria mais fácil simplesmente dizer que não pode atender e se sentir em paz mesmo assim? E aí que aparece outro motivo.

Medo da rejeição, de não ser amado. A pessoa não consegue ficar em paz se não atender o outro. Pois aquela frustração, o medo que o outro fique com raiva e magoado, desperta no “bonzinho” o medo de ser rejeitado, de ficar só, de deixar de ter o amor das pessoas. E assim vai sendo criado um jogo de opressão. As crianças pequenas jogam bem esse jogo se os adultos permitem. É só a criança começar a chorar. A mãe fica angustiada, sente-se culpada ou fica com pena e termina cedendo e fazendo algo que sabe que não deveria: dando a chupeta, cede aos apelos da criança e permite fica na cama com os pais, tira do castigo antes do prometido e… Racionalmente, a mãe até pode saber que não está agindo da forma mais correta, mas, emocionalmente, é levada a ceder. A criança, por sua vez, percebe que o jogo está funcionando e vai continuar fazendo em outras situações, podendo levar esse comportamento para a vida adulta. Os adolescentes e adultos agem através de manifestações de raiva, reclamações, insatisfações. A pessoa que sempre cede e não suporta ver ninguém insatisfeito, termina fazendo tudo o que está ao seu alcance.

O “bonzinho”, mesmo quando ele fala que não fica esperando reconhecimento, no fundo ele espera sim. Magoa-se facilmente quando não retribuído. Tem medo de ser rejeitado, de ficar sozinho, de perder o amor das pessoas. A ideia de pensar que alguém não gosta mais dele causa-lhe um sofrimento horrível. Fica frustrado por se sacrificar pelas pessoas, mas guarda isso até o momento em que percebe que não é retribuído, é aí que ele vai cobrar. Se ele for visto como alguém que é muito “gente boa”, uma pessoa muito legal e evoluída, isso o envaidece. Ele normalmente vai criar um apego a essa imagem e fará de tudo para que as pessoas não percam essa visão a seu respeito. Isso tudo nos deixa, claro, com a autoestima baixa.

Geralmente, a pessoa que não sabe dizer não se autointitula de boa, a vítima e a incompreendida. É possível que com o trabalho emocional com as técnicas EFT e TFT com a pessoa que tem o padrão apresentado acima passe a enxergar que é extremamente carente e com autoestima baixa. Uma pessoa que tem um medo enorme de ser abandonada e rejeitada, que manipula para que as pessoas precisassem sempre dela, que cobra muita retribuição e atenção de volta. Era isso que estava por trás de tanta bondade…

Com as técnicas de liberação emocional, é possível trabalhar os sentimentos de rejeição, a insegurança, o medo do abandono, que pode ter inúmeras causas. Cada pessoa terá a sua carga emocional acumulada por diferentes motivos. É preciso investigar individualmente, aplicar a TFT para dissolver os sentimentos guardados e restaurar a autoestima.

Esses sentimentos guardados podem nos causar muitas vezes ansiedade! Comece DIMINUINDO ou ACABANDO com sua ansiedade: DICAS ANSIEDADE E UM PRESENTE PARA VOCÊ  *** (Cadastre seu e-mail e confirme cadastro clicando mail enviado para sua caixa de entrada de e-mail ou verifique SPAM!)

Veja alguns depoimentos de pessoas que se beneficiaram com a liberação emocional com Acupuntura Emocional sem Agulhas! E você consegue dizer não a outra pessoa e ficar em paz?

Clique então para conhecer mais sobre as técnicas de liberação emocional através da Acupuntura Sem agulhas TFT!!

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Paula Budolla Pozzatti   
Paula Budolla Pozzatti - Terapeuta TFT-Adv - Life Coach Terapias on-line via Skype ou zoom.us ou presencial em Curitiba Contato: [email protected] ou whatsapp: 41-98411-5971 www.seuequilibrioemfoco.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa