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Você já teve Burnout?

Você já teve Burnout?

por Ana Caner

A partir de 2022 a "síndrome de burnout", será incluída na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Burnout é um estado de exaustão emocional e física causada por estresse excessivo e prolongado no âmbito profissional. Como o próprio nome diz, é uma síndrome, e não uma doença em si.Estima-se que 3 a cada 10 pessoas apresentem a síndrome.

Para que você tenha clareza sobre o que se trata, saiba que burnout é o termo usado exclusivamente para a síndrome resultante de altos níveis de estresse crônico em ambiente de trabalho.No entanto, ainda que causado por estresse em ambiente de trabalho, a síndrome de burnout traz consequências que afetam as outras esferas: social e familiar, e pode ter forte impacto na saúde física.

Caracteriza-se por:

Sensação de esgotamento:sentir-se drenado emocionalmente, incapaz de corresponder satisfatoriamente às demandas constantes;

Sentimentos negativos relacionados ao trabalho: perda de interesse e de motivação para exercer as funções requeridas;

Redução de produtividade: falta de energia, sentimentos de não possuir mais recursos a oferecer.

É importante que você saiba que se trata de um processo gradual. Os sinais e sintomas têm início de forma leve e se acentuam ao longo do tempo.Portanto, é extremamente importante que, logo aos primeiros sinais, se busque ativamente (sejam tomadas) medidas para redução do estresse.

Prestar atenção aos sintomas logo que eles se manifestem e partir para ação pode prevenir maiores consequências.Ignorar os sinais em geral tem um custo extremamente caro para a saúde e para a vida pessoal, familiar, social e profissional.

Sinais e Sintomas do Burnout: (Lembre-se que nem todos estes sintomas precisam estar presentes):

  • Sentir-se cansado a maior parte do tempo;
  • Dores de cabeça frequentes;
  • Dores musculares;
  • Alteração de apetite;
  • Insônia;
  • Redução de imunidade;
  • Sentir-se desmotivado;
  • Duvidar de sua própria capacidade;
  • Sentir-se sozinho no mundo;
  • Falta de satisfação com as conquistas e acontecimentos;
  • Isolamento;
  • Procrastinação;
  • Busca por escapes em comida, drogas e álcool;
  • “Descontar” a frustração em outras pessoas.
O que fazer?

Seja em qual estágio da síndrome você se encontra, os passos a seguir lhe ajudarão a mudar a situação e impedir que se agrave:

  1. Reconhecer: dirigir sua atenção aos sinais que se apresentam, sem menosprezá-los. Seguir com suas atividades como se nada estivesse acontecendosó agravará o problema.
  2. Saber que HOJE é o melhor momento para tomar uma atitude no sentido de reverter a situação.
  3. Buscar ajuda profissional e formas de manejo de estresse. Estas envolvem alteraçõesem estilo de vida, que incluem:
    • Alimentação;
    • Exercícios físicos;
    • Incrementar ou modificar suas conexões sociais;
    • Reavaliar suas prioridades e valores.
    • Desenvolver Inteligência Emocional e Resiliência ao Estresse: Mindfulness é comprovadamenteo método extremamente eficaz para redução de estresse e desenvolvimento de maior capacidade de adaptação ao estresse.
E você pode começar hoje mesmo a prevenir ou tratar-se: estudo bastante recente (Dezembro de 2018) na Universidade de Wiscosin-Madison mostrou que algumas das práticas de mindfulness são as mais eficazes para redução de estresse. Estas estão compiladas e oferecidas aqui, para que você possa praticar imediatamente:fluir.mykajabi.com/estarpresente

Para o acompanhamento passo a passo para desenvolver inteligência emocional, reduzir o estresse e obter todos os benefícios de uma vida com mindfulness, o Programa PGE: O Poder do Gerenciamento do Estresse está disponível para acesso imediato em:http://bit.ly/bemvindoapres

RECEBA MUITO MAIS EM SEU EMAIL: http://bit.ly/insirameunome

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Autor: Ana Caner   
Ana Caner é psicóloga e traz seus 30 anos de experiência clínica para a direção do Inst. Fluir Evolução Humana. Como psicoterapeuta, auxilia pessoas em seus processos de transformação pessoal, manejo de stress e ansiedade por meio de mindfulness aplicada à psicoterapia e do programa MBSR - pioneiro em mindfulness para pessoas físicas e in company. 
E-mail: [email protected]
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Atualizado em 21/07/2019

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