Home > Autoconhecimento

Você Já Usou Perfume Com Suor?
por Valeria Trigueiro

Você Já Usou Perfume Com Suor?



Ih... pode ir tirando essa carinha de nojo daí... isso... desfranziu o nariz? Legal, então podemos continuar. Sabe qual é o principal ingrediente do seu perfume? Exatamente! O seu suor, é ele que dá o toque final a qualquer perfume que você use, não importa qual seja, desde o mais barato até o mais caro. Somente após o contacto com a pele, considerando-se temperatura, sistema endócrino e exócrino é que se terá o resultado final do perfume.

Uhm... que papo é esse de endócrino e exócrino? Endo é de dentro e exo é de fora, simples não é? O primeiro produz e secreta hormônios dentro do nosso organismo para que ele funcione adequadamente, e o exócrino coloca para fora aquilo que é necessário ser excretado. É claro que essa explicação é rápida e básica porque o assunto é perfume, e não aula de ciências.

Bem.., na realidade, falamos do sistema endócrino tendo em vista que ele é o sistema glandular e é aí que queremos chegar, muito especialmente a glândula hipófise (ou pituitária). Ela é responsável por secretar hormônios para outras glândulas até chegar à corrente sanguínea, controlando os hormônios da tireoide, suprarrenais e sexuais. E não apenas estes, como a oxitocina (ligado ao estresse, ao medo, ao prazer sexual e à empatia entre as pessoas).

Consideremos um aroma como uma simples informação, os hormônios são tradutores destas informações e ao mesmo tempo processadores de reações orgânicas e emocionais.
As glândulas exócrinas em foco são as sudoríparas, que são as responsáveis em secretar suor, que por sua vez é uma mistura de água, sais e resíduos do metabolismo do corpo humano.

Já sacaram qual é o ponto ao qual queremos chegar? Pois é, o corpo humano esquenta por várias razões, desde o clima externo até o estado emocional, como medo, atração, vergonha, raiva, etc. Desta forma, já podemos ver que até que as emoções se manifestem em forma de suor, nosso sistema endócrino, através da hipófise já fez a festa, mandando hormônio pra todo lado, de acordo com a emoção do momento. Uma vez chegando do lado de fora em forma de suor, misturado ao calor corporal, o perfume que o indivíduo colocou, à essa altura já modificou sua química, e o cheiro que você sentiu no frasco quando foi comprar o perfume já era. Pra dizer a verdade, nunca foi, pois o aroma é uma coisa no frasco, outra na sua pele.

Tudo influencia o aroma que sentimos em um perfume, desde a dieta alimentar, o estado de espírito, medicamentos utilizados, temperatura ambiente, etc. Por este mesmo motivo um perfume que A utiliza com absoluto sucesso olfativo, em B não fica tão bom e em C pode ser um verdadeiro desastre.
As pessoas costumam perguntar se essa química corporal em sinergia com o perfume só ocorre com os perfumes naturais. A diferença é que os perfumes naturais feitos com óleos essenciais, atingem nossa corrente sanguínea via pele e afetam o metabolismo de forma saudável, já que geralmente utilizamos os óleos essenciais que estamos precisando.

Quanto aos perfumes sintéticos, ocorre o contrário, pois a química presente no produto não considera o metabolismo, ou um cuidado com o organismo humano, como já sabemos. Se considerassem, não utilizariam parabenos, ftalatos e que tais.

Assim sendo, o perfume no corpo modifica como ocorre com o perfume natural, porém podem acontecer reações alérgicas pelo processo de oxidação, devido à química sintética.
Falando em perfume e suor, chegamos às diversas reações que um perfume pode causar, e para isso conto para vocês um pouco de história, que para uns pode servir como ideia e para outros, bem..., para torcer o nariz de novo...

Antigamente quando um cavalheiro tirava uma dama para dançar, ele colocava estrategicamente um lenço embaixo de uma das axilas. Quando a dama depois de algumas danças começasse a suar, ele tirava o lenço, discretamente, acredito, e enxugava a testa dela. Nem precisa dizer quais eram as intenções, mas digo assim mesmo, era para provocar desejo sexual nas ladies.

Esta prática foi inspirada nos gladiadores da Grécia Antiga, que costumavam esfregar as axilas, retirar o suor, que imediatamente era colocado em um frasco e vendido a preços exorbitantes para as damas da corte.

Alguns estudos afirmam, inclusive baseados nos fatos acima descritos, que homens e mulheres usam perfumes por motivos diferentes. Tais estudos afirmam que homens utilizam perfumes para estimular a mulher sexualmente enquanto que as mulheres o utilizam apenas para atraí-los até elas.

Ok, talvez naquela época, mas hoje em dia, não creio haver grandes diferenças na motivação de um ou outro. Ou estou errada? Vamos fazer uma pesquisa: por que você usa perfume? Eu não respondo porque não vale, pois cada dia uso um diferente, dependendo do estado de espírito, das pessoas com quem vou estar, o que vou fazer. Ah... achou esquisito? Não é não. Recomendo.


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Publicado em 21/10/2014

Veja também
Escreva uma carta para o seu ex...
O Ano Novo Solar: 20 de março de 2019
Luz nos pés - Mente livre
Qual o significado dos 40 dias da Quaresma?
Um Novo Horizonte
O que está por trás de nossas expectativas?

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
segunda-feira, 18 de março de 2019

energia
I-Ching: 13 – TUNG JEN – COMUNIDADE COM OS HOMENS
A união e a confraternização trazem sucesso. Unindo-se a outros, você poderá realizar coisas importantes.


energia
Runas: Isa
Espere o momento oportuno, planos em suspenso.


18
Numerologia: Compaixão
Diga uma palavra terna, faça uma boa ação, enriqueça a vida dos que estão à sua volta com um gesto de carinho. Compartilhe generosamente seu conhecimento, seja compreensivo e ofereça ajuda.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Você conhece algum pisciano? Então conhece todos os signos do zodíaco!
2. Entrelaçamento quântico da alma
3. Talvez você não consiga ter um relacionamento...
4. Vale a pena aguardar o aniversário para fazer a Revolução Solar?
5. Tá na cara - Parte 2
6. EMDR - A Cura Emocional do séc. XXI
7. Na força das águas do espírito...
8. Perigos na hora de se separar de um relacionamento abusivo

 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa