auravide auravide

VOCÊ SOFRE DE ALERGIA ALIMENTAR?



Alguns sintomas de alergia como coceiras na pele, coriza, espirros são fáceis de reconhecer. Mas existem outros sinais como olheiras, enxaqueca, dores articulares, cansaço e gastrite que também merecem atenção, pois são também bons sinalizadores de Alergia Alimentar.

A Alergia Alimentar é muito pouco estudada no Brasil, e os alimentos mais alergênicos são o leite, o ovo, a soja, o trigo, os frutos do mar e as frutas cítricas. Os sintomas mais conhecidos da Alergia Alimentar são os distúrbios gastro-intestinais, mas nem sempre seus sintomas são imediatos. Os sintomas podem perdurar por toda a vida, sem que se perceba que são causados por algum alimento. Estudos recentes mostram que problemas neurológicos, psiquiátricos e comportamentais já estão sendo relacionados à Alergia Alimentar.

A alergia nada mais é do que a resposta exagerada de nosso sistema imunológico, na tentativa de nos defender contra os invasores. E o primeiro órgão a sofrer esta agressão é o nosso intestino. Por ser um órgão também de absorção, uma vez ingeridas as toxinas escondidas nos alimentos, ele acaba por absorvê-las, levando a inflamação ao nosso organismo.

A Alergia Alimentar também pode causar uma baixa de glicemia, confundida muitas vezes com uma forma branda de epilepsia, em que se perde os sentidos. Há pessoas, inclusive, que são medicadas com antiepiléticos, quando na verdade o que elas provavelmente tenham, é uma alergia a algum alimento ou substância adicionada em sua alimentação.

A Alergia Alimentar pode levar à obesidade, mesmo que se ingira pouco alimento. Este processo se dá pela inflamação da mucosa intestinal, devido às toxinas advindas da alimentação. Isso leva também à inflamação das células adiposas, levando assim, à obesidade.

Portanto, se quiser ter uma vida saudável, não importando a idade, você tem que mudar seus hábitos, principalmente os alimentares, pois como você já deve ter ouvido, você é aquilo que come.

Dra. Sandra Nogueira
Nutricionista
CRN 3-1504
www.desintoxicando.com.br
quantum@desintoxicando.com.br
Programa "Desintoxicando sua Vida"
Todas as segundas-feiras, às 9h00, pela Rádio Mundial, FM 95.7 e AM 660

Texto revisado por Cris
Publicado dia 24/1/2007

  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6




Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa