Menu

VOCÊ TEM TEMPO PARA RESPIRAR?

Atualizado dia 7/27/2008 3:37:04 PM em Autoconhecimento
por Maria Lúcia Pellizzaro Gregori


Facebook   E-mail   Whatsapp

Choramos nossa primeira dor quando respiramos pela primeira vez.
É nesse momento que nosso pulmão acorda e se expande.
Expandir dói!
Daí pra frente, respirar permanece como uma função apenas involuntária e não nos lembramos mais do esforço da primeira vez.

Temos o hábito humano de perceber algumas coisas quando elas nos faltam, mas nesse caso, não podemos esperar. Sentir a falta do ar é algo complexo e vital.

O que é respirar?
É simplesmente viver!

Não é preciso aprender, mas é necessário melhorar nossa capacidade respiratória, sempre.
Nosso pulmão e nosso diafragma estão esperando uma atenção especial para que possam trabalhar bem.
Nossa vida depende do ar que entra e do ar que sai do nosso corpo, oxigenando nosso sangue com maior ou menor intensidade, de acordo com o tratamento que damos à essa parte da nossa saúde.

O que estamos respirando atualmente? Que ar é esse? Que impurezas estão disponíveis para entrar no nosso corpo e bagunçar nosso sistema?
Precisamos agir!
Se ficarmos apenas na “respiração automática” estaremos perdendo nossa capacidade vital com mais facilidade ao passo que, se trabalharmos com a consciência de que podemos fazer mais, vamos mudando um quadro de perdas para outro de ganhos de resistência, de ânimo, de relaxamento, de energia vital.

Entre num novo paradigma de saúde começando pela respiração.

Experimente colocar as mãos, uma de cada lado das “costelas”, na altura da cintura, com os polegares voltados para frente.
Respire fundo e sinta através da expansão do diafragma (músculo forte e importante da respiração) que suas costelas se movem, juntamente com seu peito e pulmões, abrindo caminho para o ar que vitaliza e fortalece seu sangue para que ele possa percorrer seu corpo, levando um alimento importante para suas células.
Relaxe seu ventre e deixe que ele também cresça com a inspiração.

Quando você expira, o diafragma se contrai, o peito e os pulmões também se contraem, expulsando o ar que cumpriu sua função de limpeza interna e já pode ser expelido, proporcionando uma expiração mais profunda.

Falando de uma forma bem simples, podemos dizer que o sangue viaja dentro de nós ininterruptamente. Corre limpo e brilhante na sua missão de vitalizar e nutrir o corpo e volta sujo, desnutrido para ser novamente revitalizado nos pulmões.
Imagine, durante as vinte e quatro horas de um dia, quantas vezes o sangue faz esse percurso e como ele precisa de ajuda para trabalhar bem.

Se você cuidar das suas práticas respiratórias você estará mudando seu padrão de vida.
Seu corpo ficará mais saudável, sua mente mais calma e ao mesmo tempo mais produtiva, sua razão cada vez mais elevada e você se sentirá muito melhor do que se sentia antes.

O ser humano ainda é um mistério para o próprio ser humano. As pesquisas avançam cada vez mais e quanto mais se procura mais se acha.
Vamos aproveitar então o que já faz parte de nossas “certezas atuais” e privilegiar as práticas respiratórias conhecidas como renovadoras da vida.
Vamos trabalhar preventivamente! Não podemos esperar a falta para começarmos!

Experimente três exercícios simples, mas importantes.

Se você não tem impedimentos como hipertensão, se não está numa crise de asma, de sinusite, de enxaqueca ou outros incômodos semelhantes, experimente pela manhã, ao acordar, sentar-se na cama e fazer uma respiração curtinha e rápida, pelo nariz, o quanto for confortável para você, numa única série.
Fique à vontade. Faça dez, vinte, trinta... respirações e vá aumentando dia a dia. Sua série pode chegar até cem, duzentas, trezentas respirações curtinhas e leves. O importante é que você se sinta bem, sempre.
Se você ficar um pouco tonto é natural. Interrompa e recomece no dia seguinte.

Descanse um minuto e prossiga com uma respiração mais forte, onde você inspira todo o ar que puder, enchendo o ventre, o peito e os ombros, com calma, e expire num jato forte, longo e único.
Faça cinco respirações desse tipo mais forte, para começar.
Repita três vezes, com intervalos de trinta segundos entre elas, totalizando quinze respirações.
A cada dia acrescente mais uma até conseguir três séries de vinte ou trinta, sempre atento à sua comodidade e ao seu bem estar.

À noite, antes de se deitar, sente-se num lugar confortável e dê início a uma respiração calma, profunda, que o ajudará a relaxar as tensões que você viveu no seu dia ativo e exigente.

Coloque o dedo anular direito, levemente, sobre a narina esquerda, fechando a passagem do ar e inspire calmamente pela narina direita.
Com os pulmões cheios, solte o dedo anular e pressione a narina direita, levemente, com seu polegar direito, deixando o ar se escoar pela narina esquerda, suavemente.
Inspire novamente, na mesma posição, deixando o ar entrar pela narina esquerda e com os pulmões cheios, solte o polegar e pressione novamente o dedo anular sobre a narina esquerda para que o ar saia pela narina direita.

Para resumir: troque de dedo sempre que os pulmões estiverem cheios.
Faça essa respiração por dez minutos, no máximo.
Você terá um sono mais tranqüilo e eficiente.
Seus pensamentos irão se acalmar na mesma proporção em que você cuidar de sua respiração e do seu relaxamento.
Use essa respiração sempre que necessitar de um nível de concentração maior, ou antes de se submeter a uma situação que o deixe nervoso ou inseguro.

Você já pensou sobre quantas respirações nós temos por cada vida que vivemos?
Vamos aproveitá-las e fazer delas nosso poço de saúde.

Se você deseja aumentar sua resistência, se deseja expandir sua mente e seus sentimentos, se deseja mudar sua vida...

NÃO ESPERE O AR CHAMAR POR VOCÊ...
RESPIRE!

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 16


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Maria Lúcia Pellizzaro Gregori   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa