Menu

YANG e YIN: o que tem a ver com BOM SENSO?

Atualizado dia 12/14/2007 7:48:35 PM em Autoconhecimento
por Rubi Luiz Augustin


Facebook   E-mail   Whatsapp

A dualidade está sempre presente em nossa vida... ninguém e nada é imune a ela que se manifesta em quase tudo: dia e noite, macho e fêmea, dor e bem estar, nascer e morrer, sucesso e fracasso, alegria e tristeza, saúde e doença... Esta realidade torna-se terrível para quem não a compreende e não consegue se harmonizar com esses dois aspectos, aparentemente tão irreconciliáveis e conflitantes: Yin e Yang, o positivo e o negativo.

O taoísmo, esta milenar filosofia religiosa-mística, estudou em profundidade esse dualismo, algumas vezes difícil de ser entendido e suportado. Surgiu, em torno desta questão, o Livro das Mutações e o símbolo referente que, infelizmente, não conseguimos anexar aqui. O I Ching ou Livro das Mutações estuda com muita profundidade essa eterna relação entre os opostos.

Os chineses, há milhares de anos, vêm se aprofundando no estudo dessa desafiadora e complexa realidade. Tanto assim que filósofos, místicos, políticos, religiosos e até cientistas se dedicam ao estudo e análise do I Ching. Este livro milenar, codificado por Confúcio, requer uma abordagem profunda e não apenas superficial, como estamos fazendo agora, dada a sua complexidade e fabuloso conteúdo. Considerado um livro sagrado por muitos, oráculo por outros, estudo filosófico, científico, social...

A essência dessa "doutrina das mutações" pode ser definida assim: YANG e YIN constituem a manifestação relativa e bipolar do TAO, o absoluto. O positivo e o negativo coexistem sempre, podendo se transformar um em outro, isto é, o que é positivo agora... pode se transformar em negativo amanhã ou a qualquer momento... e vice-versa.

E o bom senso, o que tem a ver com isso? Ninguém consegue viver em harmonia consigo mesmo e com a realidade, como um todo, sem antes compreender a contínua alternância entre Yin e Yang. Observe: Deus e o diabo! Constituem duas realidades diferentes, absolutamente diferentes? Ou apenas a manifestação dual de uma só realidade?

Pense nisso e, então, você vai descobrir que ter bom senso ajuda a compreender melhor a dualidade e a se harmonizar com as constantes flutuações da vida, as mutações do tempo, do clima, das civilizações, da moda, do conhecimento, das religiões, da situação econômica, financeira, política, individual ou coletiva.

Por isso sugerimos a você: cultive o bom senso sempre... e você vai conseguir amealhar a felicidade e a paz interior.

Experimente... e verá.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Rubi Luiz Augustin   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa