Menu

YOGA E AYURVEDA

Atualizado dia 11/5/2007 8:53:14 PM em Autoconhecimento
por Centro Integrado de Ciências Ayurvedicas


Facebook   E-mail   Whatsapp

Bahiranga e Antaranga Yoga

Nos Yoga Sutras encontram-se atitudes a serem seguidas pelo praticante de Yoga, Yama e Niyama. Esses temas referem-se à ética e comportamentos a serem observados.

Quando falamos em Bahiranga estamos nos referindo aos aspetos externos como posturas, asanas, relaxamento da musculatura e estética. Mas ao falarmos de Antaranga estamos nos referindo aos aspetos internos, da mentalidade, da atitude interna, que é o objetivo real da prática.

Uma pessoa com distúrbios no Kapha Dosha, se bem orientada, pode se empenhar na execução de asanas e práticas para diminuir o agravamento desse Dosha; porém, o êxito será garantido se uma atitude interna for assumida com consciência.

O mesmo acontece se uma pessoa com o Dosha Pitta em desequilíbrio se ocupa no seu sâdhana, eficientemente, somente para logo se vangloriar dos seus “feitos”. É obvio que um trabalho interno “deve” acompanhar o trabalho externo e podemos afirmar que o trabalho interno terá mais efetividade do que o externo, pois a atitude interna terá efeitos mais duradouros do que a simples e externa postura, mesmo que perfeita em uma asana.

A atitude interna dentro de uma asana é muito especial, pois pode e fará toda diferença. Ambas, Bahiranga e Antaranga são importantes. Os aspetos externos das asanas são necessários para alcançar o fruto desejado como alongamento, alinhamento ou relaxamento, de maneira que o externo se influencia no trabalho, mas sem Antaranga Yoga, Bahiranga Yoga, a prática torna-se uma mera exibição.

No início o praticante inexperiente se fixará na estrutura externa do Yoga, isso é necessário para uma mudança de seus hábitos. Porém, com o aprofundamento da prática, essa atitude refletirá em uma atitude interna correta.

Inicialmente o aluno pode se sentir motivado e “até” comprar utensílios “necessários” para sua nova atividade física como roupas brancas de algodão e até uma esteira importada... isso poderá vir a ser necessário para ele mudar a sua rotina e até criar um compromisso com a prática e o professor deverá reconhecer esta fase inicial do candidato e estimulá-lo para que ele não desista logo no início. Porém, é sabido que depois de um tempo de empenho, os objetivos devem mudar, a prática deve levar o interessado para o caminho interno de Antaranga Yoga e, em última instância, levá-lo ao autoconhecimento, ao reconhecimento da sua individualidade, limites e facilidades, e até à real identidade além do corpo físico e à mente sutil, além dos Gunas e dos Doshas.

Como recomenda o Gita: “...que o yogui se livre das designações temporárias”.

Texto escrito pelo professor Keli Parayana Dasa. Monge desde a década de 70, realizou várias viagens à Índia com a finalidade de aprimorar seus conhecimentos em Hatha Yoga e Ayur Veda. Professor formado em Hatha Yoga pela Union Cordobesa de Yoga, Argentina (desde 2000); terapeuta formado em Ayur Veda pelo Centro de Estudos Védicos Nova Gokula, Pindamonhangaba SP (desde 2005). Desde o ano 2000 dedica-se, com exclusividade, à docência de Hatha Yoga e Ayur Veda.

Visite:
www.rosanayurveda.blogspot.com
www.cicaterapias.blogspot.com
www.abhayyogaayurveda.blogspot.com

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Centro Integrado de Ciências Ayurvedicas   
Atendimentos, Palestras, Cursos e Workshop. MSN:[email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa