Menu

ZEN = PRINCÍPIO BÁSICO DO BUDISMO

Atualizado dia 5/8/2007 11:28:00 PM em Autoconhecimento
por Jose Ferreira da Silva Filho


Facebook   E-mail   Whatsapp

Tendo o Zen se desenvolvido dentro da Tradição Budista, convém iniciar os estudos pelos fundamentos do Budismo. Para isso, vou apresentar os "Doze Princípios Básicos do Budismo" redigidos pelo Sr. Christmas Humphreys, Presidente da Sociedade Budista de Londres. Os referidos Princípios foram aprovados por todas as correntes Budistas da Tailândia, da China e do Sri Lanka. Neles encontramos tudo o que um pricipiante necessita saber sobre Budismo.

Os Doze Princípios Básicos do Budismo

1- A auto-salvação é uma tarefa urgente para qualquer homem. Se um homem jaz ferido por uma flecha envenenada, ele não atrasará a sua extração para pedir detalhes a respeito de quem a atirou ou do comprimento e fabricação da flecha. Haverá tempo para um entendimento crescente do Ensinamento. Por enquanto, comecemos encarando a vida como ela é, aprendendo sempre pela experiência direta e pessoal.

2- O primeiro fato da existência é a lei da mudança ou impermanência. Tudo o que existe, de uma mancha a uma montanha, de um pensamento a um império, passa pelo mesmo ciclo de existência, a saber: nascimento, crescimento, decadência e morte. Só a vida é contínua, ainda que buscando autoexpressão em novas formas. "A vida é uma ponte; não construas, pois, casas sobre ela". A vida é um processo de fluxo e aquele que se apegar a qualquer forma, por mais esolêdida que seja, irá sofrer por estar resistindo ao fluxo.

3- A lei da mudança aplica-se igualmente à "alma". Não existe nenhum princípio nos indivíduos que seja mortal e imutável. Somente "aquilo que não tem nome", a Realidade Última, está além da mudança e todas as formas de vida - o homem inclusive - são manifestações dessa Realidade. Ninguém é nunca o dono da vida que flui em si, assim como a lâmpada elétrica não é dona da corrente que a faz brilhar.

Aguardem os próximos itens.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Jose Ferreira da Silva Filho   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa