Menu

Zoroastrismo

Atualizado dia 10/31/2008 9:13:37 PM em Autoconhecimento
por Marcos Spagnuolo Souza


Facebook   E-mail   Whatsapp

A civilização estabelecida pelos persas foi uma civilização nova principalmente no aspecto religioso. O fundador da religião persa foi Zoroastro que viveu na Ásia Central, num território que compreendia o que é hoje a parte oriental do Irã e a região ocidental do Afeganistão.

Zoroastro viveu entre 1750 e 1000 a.C. Era o sacerdote do culto dedicado a uma determinada divindade. Aos 20 anos, deixou o lar e passou sete anos em solidão em uma caverna na montanha. Aos trinta anos, enquanto participava num ritual de purificação um ser de luz se apresentou como sendo Vohu Manah ("Bom Pensamento") e o conduziu até a presença de Ahura Mazda (Deus) que revelou a Sua mensagem que estão escritas no Zend-Avesta, que significa comentário sobre o conhecimento. Zoroastro casou duas vezes e teve vários filhos. Aos 77 anos de idade, Zoroastro foi martirizado por um homem que o matou enquanto ele se encontrava orando em frente ao fogo sagrado no templo.

Em dez anos de pregação teve somente um adepto. Ninguém o escutava e ninguém o entendia. Foi perseguido e hostilizado pelos sacerdotes. Os príncipes recusaram dar-Lhe apoio e proteção e o encarceraram porque sua nova mensagem perturbava a tradição e causava confusão nas mentes de seus súditos, pois, condenava o sacrifício de animais que eram oferecidos a Deus e também a ingestão da bebida ritual alucinógena da cultura védica denominada de soma. Efetuava curas, milagres e ensinava as leis espirituais. Com o passar do tempo Zoroastro influenciou o Rei Vishtaspa, que se tornou um fervoroso seguidor de sua doutrina. Logo em seguida a corte real seguiu os passos do Rei e mais tarde o Zoroastrismo chegou a ser a religião oficial da nação persa. Com a conquista da Pérsia por Alexandre Magno, em 330 a.C., a classe sacerdotal foi dizimada e templos destruídos.

Os templos do zoroastrismo são conhecidos como templos de fogo, pois,conserva o fogo sagrado, que arde numa pira metálica colocada sobre uma plataforma de pedra. Os sacerdotes zoroastrianos visitam o fogo cinco vezes por dia e procuram mantê-lo acesso, fazendo oferendas com sândalo e orações. O fogo não é adorado em si, mas como um símbolo da sabedoria e luz divina de Ahura Mazda. Os zoroastrianos rezam várias vezes por dia, invocando a grandeza de Deus. As orações são feitas perante uma chama de fogo.

Existe no zoroastrismo uma iniciação para as crianças que deve acontecer entre os sete e os quinze anos de idade. Antes da cerimónia começar a criança toma uma banho ritual de purificação. Durante a cerimônia a criança recebe uma vestimenta branca de algodão e um cordão feito de lã que ata na sua cintura. A partir deste momento o zoroastriano deve usar sempre a vestimenta branca e o cordão.

No Zoroastrismo duas grandes divindades regem o universo: uma Ahura-Mazda (Deus) personificando o princípio da luz, da verdade e da retidão; a outra Ahriman, traiçoeira e maligna, presidindo as forças das sombras e do mal. As emanações de Deus são denominadas de Amesha Spentas ou Imortais Sagrados que são os animais; as plantas; os metais; o fogo; a terra; o céu e a água. Ahriman, por outro lado, possui emanações negativas: mau pensamento, a mentira, a rebelião, o mau governo, a doença, desastres naturais e a morte. É uma energia negativa que se opõe à energia positiva de Deus. Cada pessoa deve escolher internamente entre o bem e o mal, entre uma mentalidade progressista e uma mentalidade retardatária.

O homem possui livre-arbítrio tendo o poder de escolher o caminho da luz ou das trevas sendo recompensado ou punido na vida futura, de acordo com sua conduta na terra. As virtudes são: falar a verdade, cumprir com o prometido, não fazer dívidas, respeito aos contratos, obedecer aos governantes, procriar uma prole numerosa, cultivar o solo, fidelildade, auxiliar uns aos outros, ser amigos do pobre e praticar a hospitalidade. Dizia: “Todo aquele que der de comer a um crente irá para o paraiso”. O caminho das trevas são percorridos pelas pessoas que possuem as seguintes características: orgulho, gula, indolência, cobiça, ira, luxúria, adultério, aborto, calúnia; cobrar juros de empréstimos, acumulo de riqueza, inflingir sofrimento a si mesmo, jejuar e suportar dores excessivas. O Zoroastrismo afirma que os pensamentos geram realidade. Quando o homem nutre bons pensamentos o universo passa a conspirar a seu favor, quando elabora maus pensamentos, isola-se e enfrenta toda sorte de dissabores. O bem e o mal, para Zoroastro se resolve dentro da mente humana.

Quando uma pessoa morre, o seu espírito deixa o corpo num prazo de três dias. Os cadáveres não são enterrados e sim colocados ao ar livre para serem devorados por aves de rapina, em estruturas conhecidas como Torres do Silêncio. Depois das aves terem consumido a carne, os ossos são deixados ao sol durante algum tempo para secarem. Atualmente os corpos dos mortos estão sendo cremados. Três dias após a morte, a alma chega à Ponte Cinvat onde percebe todos os seus atos e será julgada. As almas boas poderão atravessar a ponte indo parao reino das luzes infinitas, enquanto que as más serão lançadas para o inferno; as almas que praticaram uma quantidade idêntica de boas e más acções são enviadas para o purgatório.

Zoroastro anunciou que depois de mil anos apareceria um messias e entende-se que se refere a Jesus Cristo. Em um futuro longíquo de três mil anos, o Espírito de Deus se manifestaria novamente em um messias que apareceria na Pérsia com o nome de Saoshyant que nascerá de uma virgem.

A comunidade zoroastriana atualmente gira em torno 150 mil pessoas. Uma diáspora zoroastriana pode ser encontrada em países como o Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Austrália e Golfo Pérsico.

Referência

BURNS, Edward McNall. História da Civilização Ocidental. 2 Ed. Porto Alegre: Editora Globo. 1959.

Zoroastrismo. Disponível em: link Acesso em 31 Outubro de 2008.

Zoroastrismo. Disponível em: link em 31 de Outubro de 2008.

Texto revisado por: Cris


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 15


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Marcos Spagnuolo Souza   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa