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9 Dicas simples para uma vida saudável


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Hoje nós vamos listar 9 ações simples que podemos implementar em nosso dia-a-dia para termos um estilo de vida saudável e aproveitarmos melhor a vida:

1) Movimente-se:

Todos os dias nós podemos praticar alguma atividade física prazerosa. Pode ser dançar, correr, caminhar, fazer exercícios localizados, andar de bicicleta, nadar, etc. O importante é manter-se ativo, mas com uma atividade que te faça sorrir.


Qual o tempo indicado? 30 minutos /dia é muito bom. Mas se você está começando, o melhor é definir metas simples. Você pode começar com 15 minutos/dia e ir evoluindo aos poucos até atingir os 30 minutos diários e seguir progredindo.

Lembre-se que evitar o sedentarismo também é uma mudança excelente. Subir escadas ao invés de usar um elevador ou escada rolante,caminhar ao invés de usar um carro, são apenas alguns exemplos de mudanças que você pode começar a implementar.


2) Tenha um bom repouso: durma bem!


Se você tem dificuldades para dormir pode começar evitando atividades que prejudicam o sono, como por exemplo, o uso de telas ( telefone, TV, computador,etc) 2 horas antes do horário que você deveria estar dormindo. Procure estabelecer um horário que será adequado para começar a dormir, de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, se para você um bom horário para dormir é as 22h, as 20h você deve livrar-se de toda e qualquer atividade que interfira na qualidade do sono. Neste período, faça atividades de relaxamento, como a meditação, por exemplo. Você pode ocupar sua mente com algo que relaxe. Falando em relaxar, bebidas alcóolicas não são boas opções para quem quer dormir bem e profundamente, ao contrário, prejudicam a qualidade do sono.


3) Respire profundamente:

A respiração profunda pode ser exercitada em vários intervalos ao longo do dia. Você pode começar implementando esta prática no início da sua jornada laboral, na metade do dia, antes da sua refeição e no final do dia, antes de ir para cama. Respirar profundamente ajuda a melhorar a oxigenação de todo seu corpo. Células adequadamente oxigenadas, funcionam muito bem.

4) Mantenha o hábito de ler

Você pode escolher sua leitura, mas que seja sobre temas saudáveis e que possam contribuir para melhorar sua qualidade de vida.Uma leitura saudável é aquela que vai contribuir para o seu crescimento pessoal e profissional. Você pode escolher um livro e ler um pouco a cada dia até finalizá-lo.

5)Escreva:

Você deve estar pensando: o que escrever tem a ver com qualidade de vida? Pois é, a escrita é uma excelente forma de expressão. Você deve e pode escrever sobre suas idéias, fazer anotações sobre como se sente, o que deseja. Destas anotações você pode elaborar um projeto, implementar modificações na sua vida privada ou profissional, por exemplo. Muitas vezes você terá ideias incriveis que saírão do papel e podem transformar sua vida e a vida de muita gente. Compre um diário ou um caderno simples que sirva apenas para suas anotações pessoais diárias. Lembre-se que você não precisa escrever um capítulo por dia, mais um pouco a cada vez.

6) Reflita sobre a vida e seja grato(a)

Tire alguns minutos do seu dia para refletir sobre suas ações, palavras e pensamentos mais recorrentes. Esta ação não se refere a julgamentos, mas um momento que você se permita reavaliar suas ações cotidianas ou mais frequentes. De preferência, reflita e seja grato(a) por cada componente de sua vida. Seja generoso(a) consigo mesmo(a).

Qual melhor horário para esta atividade? a todo momento que você tiver um "tempinho", olhe pela janela, fixe-se em algum elemento da natureza e exprima sua gratidão. Reflita sobre suas atitudes, rejeite os pensamentos negativos que destroem sua energia vital e deixe fluir as águas da bondade em sua mente e espírito.

7) Mantenha-se conectado(a) com as pessoas que te fazem bem:

Sabe aquele tempo enorme que você dispende nas redes sociais? Você poderia utilizar para implementar práticas que realmente contribuem para tornar-se uma pessoa verdadeiramente saudável.

Quando falo de redes sociais, incluo todos os tipos. Ora, se você não depende destas redes para trabalhar, por que passar tanto tempo diante delas? Muita gente tem a impressão que não é um dependente/adicto destas redes, mas não consegue passar um dia sem acessá-las. Este é um dos principais sinais.Se você percebe que está preso(a) a esta prática, peça ajuda profissional  para lhe auxilar neste processo.

Você deve e pode utilizar este tempo para conectar-se de verdade com as pessoas que são importantes para você e que te fazem bem. Boas companhias, um abraço carinhoso ou apenas conversar sobre seu dia com as pessoas que você ama possibilita o equilíbrio de hormônios (serotonina, dopamina, endorfina, ocitocina) que influenciam na nossa alegria, nosso bem-estar, melhoram nossa disposição e criatividade. Esta é a melhor forma de evitar ansiedade, depressão e todos estes males psíquicos tão presentes nos tempos atuais.

8) Tome Sol:

Através da ação do Sol em nossa pele, nós podemos sintetizar a vitamina D, a qual é um pro-hormônio envolvido em diversas ações metabólicas.Os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese dessa substância. Sua deficiência ou insuficiência é muito prevalente mesmo em regiões muito ensolaradas. Por que isso? a rotina das populações em ambientes fechados é uma das explicações. Aproveite o horário do seu intervalo no trabalho ou na escola e vá para um espaço ensolarado por pelo menos 20 minutos/dia. Sempre que possível, pratique atividade física em ambientes abertos. Ah, os hormônios do bem-estar também são estimulados através da exposição ao Sol. Se você reside em uma região não muito ensolarada, uma opção é obter uma luz UVB e procurar um profissional para suplementar adequadamente a vitamina D.

9) Alimente-se com prazer:

Faça das suas refeições um momento de respeito e prazer. Respeito a si mesmo, respeito a tudo que envolve a chegada do alimento até você. O comer deve ser algo prazeroso, não uma experiência de culpabilidade. Para ser uma prática saudável deve ser algo que NÃO contribua para destruição de si mesmo(a). Assim, faça escolhas saudáveis. Evite os excessos! Mantenha em seu cardápio, alimentos in natura e minimamente processados. Descasque mais e desembale menos! Evite ao máximo os produtos ultraprocessados, pois não são alimentos de verdade. Ao alimentar-se mantenha sua atenção neste momento tão importante. Não assista TV ou qualquer outra atividade semelhante quando estiver alimentando-se. A atenção plena é o que vai contribuir para que seu organismo desenvolva de forma plena os circuitos que levam à saciedade.

Lembre-se: Nada de exageros. Um passo de cada vez. A simplicidade é o melhor caminho para alcançarmos uma vida plena.

Texto Revisado















 

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Conteúdo desenvolvido por: Pollyanna Patriota   
Nutricionista, Mestre em saúde Materno-infantil, Doutora em Nutrição. Publicou artigos, livros, capítulos de livros. Atua como colunista na área de Nutrição e colabora com alguns sites, Revistas e jornais.Palestrante com experiência Nacional e Internacional. Eventos e/ou Palestras : evidencenutri@gmail.com
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