auravide auravide

Consulta ao urologista não é encontro sexual!


Facebook   E-mail   Whatsapp

Você sabia que 1.500 homens morrem de câncer na próstata todos os anos no Brasil? Esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os brasileiros. No entanto, há uma grande resistência por parte dos homens em fazer o famoso exame de toque na próstata.
De acordo com uma pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Urologia ao Datafolha, apenas 32% dos homens com idade acima de 40 anos já fizeram o exame no Brasil.
Quando perguntados sobre o motivo de ainda não terem feito o exame, as respostas, ou melhor, as desculpas foram variadas: preguiça, falta de tempo, ausência dos sintomas da doença etc..
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, por isso, muitos homens usam a desculpa de ter obtido um resultado dentro do normal ao fazer o exame de sangue PSA, (Antígeno Prostático Específico), para escapar do exame de toque. Porém, um exame não substitui o outro, porque o PSA não é específico de câncer, e sim de próstata, podendo o resultado sofrer interferência, caso haja alguma inflamação em processo quando da realização do teste. Somente o exame de toque possibilita verificar se há nódulo, endurecimento, ou, massa tumoral na próstata!
A realidade é que a cultura machista exerce grande influência sobre o comportamento desleixado de muitos homens com relação à própria saúde. O preconceito é a verdadeira causa dessa abstenção em massa na realização do exame de toque na próstata, fato que infelizmente coloca vários homens em risco de morte. Porque a cada 6 homens, 1 desenvolve o câncer de próstata.

Consultar um médico urologista, e realizar o exame de toque de próstata não é um encontro sexual! É apenas um importante ato de auto cuidado com a saúde! Eu não conheço nenhuma mulher que goste de fazer o exame de mamografia! Realmente, são exames bastante desagradáveis, porém extremamente necessários!

Tanto nos homens, quanto nas mulheres, identificar a existência do câncer logo no início, faz total diferença no sucesso do tratamento. O câncer de próstata é o que atinge o maior nível de cura nos pacientes, 95% de recuperação quando detectado no início.
Após os 45 anos de idade, caso não haja antecedentes da doença na família, é importante realizar o exame de próstata anualmente.

Graças a Deus, hoje em dia estão havendo várias mudanças nos paradigmas relacionados a masculinidade. Homem pode chorar, não tem a obrigatoriedade de ser o provedor financeiro da família, eles ajudam as esposas a trocar as fraldas dos filhos, e nada disso interfere em sua masculinidade!

Homens, façam o exame de toque de próstata sem preconceitos, cuidem-se, mantenham a saúde em dia para aproveitar ao máximo a dádiva da vida!

*Homenagem ao Novembro Azul
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 385


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Gisela Campiglia   
Especialista em desenvolvimento pessoal, meu objetivo é ajudar você a evoluir através do conhecimento e do amor! Formação: Psicologia Junguiana,Física Quântica, Bioenergia, Metafísica e Espiritualista. Site: www.giselacampiglia.com.br
E-mail: gisela10@uol.com.br | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa