auravide auravide

Insustentável caminho da humanidade


Facebook   E-mail   Whatsapp

Algumas cenas do cotidiano são tão intensas que parecem esconder uma mensagem importante.

No começo da primavera, sempre tão esperada para quem vive no hemisfério norte, como eu, observei um casal de gansos-canadenses – com sua plumagem marrom, pescoço e cabeças pretos, com a característica de ter uma faixa branca bem visível perto do pescoço. Eles estavam na beira de um pequeno lago que consigo avistar da janela da minha cozinha. De repente, percebi que eles protegiam dois filhotes, tão pequenos que mal conseguiam se manter em pé.

Como todo início de primavera canadense, as manhãs são geladas e o sol ainda está ensaiando sua exuberância. Durante toda aquela semana, acompanhei a luta pela sobrevivência da família de gansos. Um sempre ficava em sentido de alerta, enquanto o outro cobria com suas asas os recém-nascidos.

Essa simples observação me fez refletir sobre a luta pela sobrevivência não só dos animais, cada vez mais ameaçados, mas da humanidade. Está cada vez mais evidente que estamos bem perto de um grande desafio nas condições de vida nesse planeta. Mudanças climáticas preocupam e colocam em risco todos nós. Ligue a televisão. Mude rapidamente de canal e logo você vai encontrar uma reportagem mostrando os incêndios na Califórnia ou o derretimento das geleiras. O mundo agora está 1.1 graus Celsius mais quente e caminha para atingir 1.5 graus, o que, de acordo com os estudiosos, é o limite para catástrofes ambientais. Ondas de calor no oeste do Pacífico já mataram centenas de pessoas e animais. No Canadá, a província de British Columbia registrou esse ano a temperatura recorde de 49.61 graus Celsius.

O aquecimento global também traz frio extremo em algumas regiões. Um bom exemplo foi a neve incomum no sul do Brasil, esse ano. Pode até parecer incoerente relacionar o aquecimento global com o frio extremo. Mas, o problema está no efeito estufa.  Com as temperaturas mais altas, a circulação geral da atmosfera responde de forma intensa, causando os extremos de frio/calor, seca e chuva, por exemplo.

Sem o controle da emissão do dióxido de carbono nosso planeta fica mais exposto aos raios do sol. A luz solar permite a vida na Terra, mas a vida moderna está desequilibrando a natureza, criando uma perigosa mudança climática. A queima de combustíveis fósseis e o desmatamento de florestas intensificam o efeito estufa, uma mudança na dinâmica natural do planeta.

Cientistas renomados de diversos países estão trabalhando juntos para elaborar um plano que ajude a solucionar a crise do aquecimento global. Esse trabalho coletivo é importante, mesmo que esbarre em questões políticas, infelizmente uma realidade em muitos países.

A Terra já experimentou mudanças climáticas no passado, sem a interferência humana. Entretanto, com o progresso e o aumento da população mundial esse processo está acelerando e os riscos aumentando rapidamente. Por isso, chegou a hora de repensarmos o relacionamento entre nossa civilização e o sistema ecológico desse planeta que está no lugar certo no sistema solar. E cada um faz a sua parte.

Sim, cada um de nós tem o poder de fazer algo. Carros elétricos, painel solar, energia eólica, reciclagem. Um futuro melhor tanto para aquela família de gansos-canadenses como para todos nós.

Soraya Benevides é jornalista, autora do livro “A Casa de Chá”.


Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 200


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Soraya Benevides   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa