Menu

Ser terapeuta

Atualizado dia 12/19/2007 5:42:33 PM em Autoconhecimento
por Titi Vidal


Facebook   E-mail   Whatsapp

Por Titi Vidal

Virou moda ser terapeuta. O país está cheio de cursos de final de semana que formam pessoas terapeutas. Mas será que é tão simples assim ?

Não há dúvida de que é possível aprende a fazer um determinado trabalho, ou uma determinada técnica de cura em poucos dias. Até mesmo em um dia. Quem já fez um curso na área pode confirmar.

Mas será que estamos preparados para nos intitular terapeutas só por causa disso ?

É preciso parar, colocar a mão na consciência e se perguntar se somos mesmo terapeutas, ou apenas conhecemos uma determinada técnica terapêutica. E há uma grande diferença nisso.

Podemos estudar, fazer cursos e assim conhecer diversas técnicas. Na verdade, podemos conhecer qualquer coisa. Podemos ler um livro de medicina e sabermos os nomes de todas as doenças, sintomas, tratamentos. Mas isso não fará de nós um médico.

Para se dizer profissional de uma determinada área, é necessário tempo, estudo, dedicação e, acima de tudo, a prática.

Como no exemplo do médico, é necessário fazer uma faculdade, estudar muito e praticar, antes de poder atender, fazer uma cirurgia, etc.

No caso da terapia alternativa, funciona da mesma forma.

É preciso um preparo muito maior do que se acredita por aí.

Quanto mais cursos, quanto mais estudo, melhor. Mas não devemos parar por ai. Devemos ir fundo em nossos estudos, conhecer o máximo de coisas possíveis relacionadas ao assunto.

Acima de tudo, devemos conhecer profundamente o ser humano. Devemos saber, antes de tudo, que estaremos lidando com pessoas e suas complexidades.

Quando atendemos alguém, como terapeutas, estamos lidando com questões profundas de nosso cliente, sejam físicas, emocionais ou espirituais. E temos uma grande responsabilidade nisso.

É importante assumirmos esta responsabilidade. Sabermos que não basta uma aplicação de reiki ou outra técnica de cura, se não pudermos dar o apoio necessário ao nosso cliente.

Pelo contrário. Muitas vezes estamos atuando profundamente na energia de outra pessoa, dando vazão à coisas, sentimentos e sensações há muito tempo guardadas e teremos que lidar com isso, para que possamos ajudá-lo.

Além disso, temos que compreender que ainda que a cura se dê pelo próprio cliente, estamos compartilhando a responsabilidade no tratamento e somos seus cuidadores.

Um bom psicólogo faz terapia também. E supervisão, para ampliar seus conhecimentos e melhorar suas técnicas.

Assim deve ser também com um bom terapeuta. Ele deve, em primeiro lugar, cuidar de si mesmo. Saber que precisamos cuidar antes de nós mesmos, para que possamos cuidar do outro. Temos que estar bem, em equilíbrio, com fluidez em nossa vida, para que possamos prometer isso ao outro.

Somente levamos alguém até o nível onde nos encontramos. Não conseguimos ir além. Por isso o autoconhecimento e o trabalho pessoal é fundamental para o terapeuta.

Vemos pessoas prometendo prosperidade e quando olhamos para sua vida há apenas pobreza e dificuldade. Outros que prometem a harmonia nos relacionamentos, mas não conseguem sequer se relacionar. Como podem fazer isso pelos outros, se nem mesmo para si funcionou ?

Tudo isso é muito sério e precisa ser levado em consideração. Em uma área em que cresce cada vez mais o número de profissionais, se queremos ser terapeutas verdadeiros, e atuar de forma séria, responsável e correta, devemos antes de tudo olhar para nós mesmos, para nossas vidas, buscar o nosso equilíbrio em primeiro lugar.

É claro que temos nossos defeitos e aprendizados. Senão não estaríamos aqui. Mas é preciso um mínimo de equilíbrio em nossas vidas para que tenhamos condições de ajudar outras pessoas a encontrarem o seu.

Além disso, temos que estar preparados para cuidar de nossos clientes, ajudando no que for necessário para que fiquem em paz.

E temos que diminuir a sensação de poder que isso pode trazer. Não somos deuses. Pelo contrário. Somos também seres humanos em busca de equilíbrio e evolução. Não fazemos milagres e devemos ter em mente que toda cura depende, acima de tudo, de quem está sendo curado.

Vamos nos conscientizar. É fundamental estudar, conhecer. Mas vamos lembrar que precisamos também praticar e que a dedicação é essencial. Buscar a autoconsciência, cuidar de nós mesmos, buscar ajuda em alguém capacitado e que olhe de fora nossos problemas. Tudo isso fará de nós bons terapeutas, pessoas de fato habilitadas e capazes de realizar um excelente trabalho.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Titi Vidal   
Astrologia: Mapa astral, previsões, sinastria (mapa de relacionamento), mapa infantil, mapa vocacional, mapa empresarial. Radiestesia e Radiônica (Mesa Astroradiônica). Tarô. Atendimentos e cursos: www.titividal.com.br. Email [email protected].
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa