Menu

Reencarnação: instrumento do espírito para sua evolução

Atualizado dia 1/16/2008 3:35:47 PM em Autoconhecimento
por Luiz Miiller


Facebook   E-mail   Whatsapp

As existências sucessivas da Alma Humana são pensadas e aceitas desde as mais remotas civilizações. Os gregos pré-socráticos chamavam de Palingenesia e Metempsicose. Anaximandro e Pitágoras, respectivamente, entendiam que a alma passaria por diversas etapas evolutivas até alcançar o seu primor evolutivo, sendo que Pitágoras chegava até a admitir o retorno do Espírito culpado em corpos de animais, o que hoje o conhecimento Espírita nos mostra a impossibilidade de uma estrutura complexa como é a do perispírito da alma humana se adequar ou montar um organismo como o dos animais. Porém, o mais importante se dá no fato desses pensadores já admitirem o retorno do Espírito à vida corporal. Sócrates e Platão também eram reencarnacionistas.
No Evangelho, Jesus por várias vezes fez alusão a esse processo. O mais importante se deu quando do seu colóquio com Nicodemos, quando disse que "Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo; e, ainda: "Ninguém pode entrar no reino de Deus se não renascer da água e do Espírito".
Na seqüência do diálogo, Nicodemos pergunta a Jesus: "Como isso pode dar-se?" Nesse momento, Nicodemos que já admitia o retorno do Espírito, pois os judeus eram adeptos da Ressurreição, tanto é que muitos pensavam que Jesus fosse um dos antigos profetas que havia voltado, deseja saber de Jesus "como isso podia dar-se", ou seja, queria saber o mecanismo do processo da Reencarnação.
Na passagem evangélica, vemos que Jesus sanciona a Lei do Retorno do Espírito", mas deixa para o futuro a explicação do processo reencarnatório.
O Espiritismo - Doutrina Espírita - tem elementos para dar a resposta que tanto intrigou Nicodemos.
Sabemos que o Espírito é uma individualidade que foi criado por Deus simples e ignorante, mas perfectível; através das sucessivas existências o Espírito desenvolve faculdades que possibilitam galgar a grande escada evolutiva da vida e um dia alcançar a pureza para o qual foi criado por Deus.
O Espírito se liga ao corpo carnal através do seu Perispírito - estrutura semi-material- no momento da concepção(essa ligação se dá graças a presença do fluido vital dos gametas envolvidos, ligação essa feita célula a célula, só se desligando por ocasião da morte, por insuficiência do campo vital(etérico); o Espírito então se liberta dos grilhões físicos da matéria que o prendiam e retorna à dimensão chamada espiritual, onde passará algum tempo para depois retornar à vida física para mais uma empreitada espiritual, dando seqüência, assim, ao seu processo evolutivo.
As nossas existências são oportunidades que Deus nos oferece para conquistarmos a nossa evolução, e também para alinhar nossa conduta cada vez mais próxima da Lei de Amor, tendo comportamentos sempre mais fraternos, desenvolvendo sentimentos de Amor, de Paz, de Harmonia, de União Fraterna.

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Luiz Miiller   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa