Menu

Terapia Regressiva: perguntas e respostas (Parte 1)

Atualizado dia 4/13/2008 7:50:29 PM em Autoconhecimento
por Daniela M. P. de Azevedo


Facebook   E-mail   Whatsapp

Tenho recebido e-mails e telefonemas de pessoas questionando o funcionamento do processo psicoterapêutico usando a Terapia Regressiva (TR) ou Terapia de Vidas Passadas (TVP) como método. Dessa forma, selecionei as perguntas mais freqüentes, mencionadas abaixo, juntamente com as devidas respostas, de acordo com minha forma de trabalho.


O QUE É TERAPIA REGRESSIVA?

R: A terapia regressiva (TR) é o nome mais usado, atualmente, para a Terapia de Vidas Passadas (TVP), considerando que determinada dificuldade ou trauma não está necessariamente ligado a uma vida passada, pode ser originado na vida atual. A TR/TVP é uma forma de tratamento psicoterapêutico que utiliza memórias inconscientes de situações e fatos do passado para ajudar as pessoas a solucionarem dificuldades e problemas.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE AS OUTRAS ABORDAGENS PSICOTERÁPICAS E A TERAPIA REGRESSIVA OU TERAPIA DE VIDAS PASSADAS?

R: A Terapia Regressiva (TR) trabalha com a hipótese da reencarnação, ou seja, partimos do pressuposto de que já vivenciamos outras experiências, além desta vida atual. A TR/TVP, utiliza técnicas que proporcionam o acesso ao inconsciente da pessoa, fazendo-a lembrar de fatos, traumas e dificuldades que ficaram cristalizados no tempo. Outras terapias também podem se utilizar dessas técnicas, no entanto, se baseiam somente nos acontecimentos da vida atual. A TR/TVP tem como objetivo buscar a causa do problema onde quer que ele esteja, nessa ou em outra vida.

O QUE É REGRESSÃO DE MEMÓRIA?

R: A regressão de memória é uma técnica utilizada em TR/TVP com o objetivo de conduzir o paciente a relembrar e revivenciar traumas ocorridos no seu passado e que estão influenciando e atrapalhando a vida presente. Estes traumas podem ter ocorrido tanto em vidas passadas, quanto na vida atual (no útero materno, no nascimento, etc.)

VOU SER HIPNOTIZADO?

R: Não, para a Terapia Regressiva (TR) utilizamos técnicas denominadas indutivas. As técnicas indutivas permitem ao paciente se manter consciente durante a regressão. A consciência plena do que está acontecendo no decorrer do processo é um fator preponderante na cura das dificuldades tratadas, uma vez que somente ao paciente cabe a responsabilidade de transformação de suas dores e dificuldades. O terapeuta é um facilitador deste processo.

COMO POSSO GARANTIR QUE VOU ME CURAR COM A TERAPIA REGRESSIVA?

R: Na maioria dos casos atendidos em Terapia Regressiva (TR), o passado continua atuando sobre o presente em forma de dificuldades e sofrimentos. Sendo assim, num primeiro momento, a regressão visa reviver o passado e conseguir com que o mesmo deixe de atuar de forma negativa na vida da pessoa. No entanto, o objetivo principal em TR/TVP é a ação transformadora, ou seja, como os pensamentos, os sentimentos e as emoções do paciente vão se reorganizar, a partir dos conteúdos lembrados, para poder usufruir de uma vida mais plena e significativa. Vale lembrar que, como qualquer psicoterapia (e como qualquer coisa na vida) não há garantias de cura, pois a cura depende do quanto o paciente se esforça no sentido de se melhorar e se transformar. A TR/TVP é muito eficiente, mas não pode garantir a cura de ninguém.

QUE TIPOS DE PROBLEMAS PODEM SER TRATADOS COM A TR/TVP?

R: A Terapia Regressiva (TR) ou Terapia de Vidas Passadas (TVP) pode ser muito eficiente em diversos casos, como: depressão, medos de origem desconhecida, medos em geral, síndrome do pânico, dificuldades de relacionamento interpessoal, problemas familiares, dores físicas e doenças crônicas, medo de falar em público, obesidade ou problemas com peso, fobias diversas, compulsões e vícios. A primeira entrevista com um profissional capacitado é importantíssima para que ele ouça, entenda e esclareça o paciente sobre seu método de trabalho e que métodos serão utilizados com o paciente. Vale lembrar que a TR/TVP não é utilizada por curiosidade; o seu objetivo é eminentemente terapêutico.

POSSO TRATAR PROBLEMAS FÍSICOS E DOENÇAS COM A TR?

R: Em casos de problemas físicos e doenças, orientamos que o paciente tenha em mãos um diagnóstico médico tradicional, pois nesses casos, a TR/TVP funciona como uma psicoterapia complementar ao tratamento médico da doença. Em situações onde a doença se origina em situações traumáticas seja na infância, vida intra-uterina ou vidas passadas, a TR/TVP costuma ser eficiente e responder muito bem ao tratamento.

Leia a parte 2 do artigo> clicando aqui


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Daniela M. P. de Azevedo   
Daniela M. P. Azevedo, psicóloga e psicoterapeuta. Possui consultório em Osasco, realizando atendimentos para crianças, adolescentes, adultos e casais. Para agendamento de consultas, entrem em contato por meio dos telefones: (11) 3699.3517 ou (11) 8643.6826
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa