Menu

O passado não é uma sentença condenatória

Atualizado dia 4/14/2008 9:40:13 PM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

O terapeuta que trabalha com regressão à vidas passadas através de uma metodologia que tenha a proposta de extrair informações para o processo terapêutico, sabe que a experiência regressiva é apenas uma importante referência do passado, isto é, base para que seja desenvolvida por parte do paciente, uma consciência sobre o que ele deve transformar a respeito de si mesmo visando o autoconhecimento e até mesmo a cura de seus males.

Na minha experiência espírita como médium ou dirigente de grupo mediúnico, tenho constatado o significado conscientizador da regressão à outras vidas como fator de auto-transformação do ser espiritual. É a partir, muitas vezes, da revivência pela regressão que o indivíduo passa a perceber a vida - seja na dimensão que estiver - como uma oportunidade para alavancar o seu crescimento baseado nos ensinamentos dos grandes mestres Buda e Jesus Cristo, contidos nas Leis Naturais que regem o universo.

Certa vez, no rigor do inverno gaúcho, ao procurar aconchego no fogo da lareira, tive uma experiência que repetiu-se mais duas vezes alternadas, sendo que na terceira vez ela foi sentida intensamente, quando transcrevi para o papel as informações que recebia. Era um texto que falava do fogo como referência para o homem em sua multi-secular trajetória guerreira.

Não cheguei à conclusão se fora uma experiência auto-regressiva associada a uma mensagem da espiritualidade superior ou a manifestação de uma entidade em processo de evolução espiritual que teria passado por sucessivas vivências guerreiras. O mais importante da mensagem - essa é a conclusão intuitiva à qual cheguei - é o recado de seu profundo significado que serve para todos nós.

Em relação à simbologia do fogo, segundo o filósofo francês Barchelard em "Psicanálise do fogo" (1999), o calor é a prova por excelência da riqueza e da permanência substanciais. Só ele confere um sentido imediato à intensidade do ser. Na poética barchelardiana o fogo constitui a essência do homem e do mundo, metaforiza o mundo da imaginação e dos valores, da superação de si mesmo, do amor entre o homem e a natureza. O fogo, para ele, é a essência da vida em direção à unidade primordial.

Na sequência, transcrevo na íntegra a mensagem à qual denominei "Da era do fogo à era da luz".

"Elo de ligação do tempo, como num processo de ligação ao passado, teu fascínio e poder hipnótico nos remete ao alvorecer das nossas existências quando teu calor aquecia e espantava as feras que nos ameaçavam nas trevas.

Inúmeros planos, projetos, estratégias de luta, de batalhas foram idealizadas em tua volta, quando todos os olhares convergiam para a tua energia de luz e de calor contagiante.

Quantas vidas foram salvas pelo teu abraço acolhedor e quantas mais foram ceifadas nas fogueiras purificadoras da Inquisição.

Fogo, elemento de vida e morte. Elo entre dois mundos, duas realidades distintas, mas que, incrivelmente, se completam no caminhar da humanidade.

Quantas juras de amor, amores clandestinos e fulminantes paixões tu testemunhaste e protegeste? Quantas traições tu icentivaste com o teu poder hipnótico?

Aconchegaste com o teu manto protetor, grandes verdades e decisivas mentiras, idéias geniais e invenções históricas que direcionaram o rumo dos homens.

Tens o poder de fundir o passado com o presente e resgatar de tuas entranhas os valentes guerreiros da nação sioux e sua história de luta pela sobrevivência e pela afirmação da dignidade e da vida.

Tens a magia de dissipar o véu do pretérito, descobrindo os cavaleiros cruzados em suas marchas guerreiras pela velha Europa, cenário de lutas religiosas a ferro, sangue e fogo.

De tua brasa semi-acesa, uma simples fagulha faz reviver ideais revolucionários, reascender paixões e criar mitos, heróis e heroínas.

Quantas promessas de resistência e de bravura tu testemunhaste, porém, quantas desistências, entregas e derrotas também...

Quantos guerreiros pereceram na falta de teu abraço, do teu afago. Mas quantos ressurgiram da escuridão pela tua compaixão e reconhecimento pela coragem e heroísmo!

Fogo, calor, energia. Elemento vital que transporta-nos aos recônditos da alma humana, revelando-nos por inteiro: história, presente e futuro unificados pelo teu poder agregador e manipulador do tempo, onde arestas não existem porque não existem janelas ou suspiros que possam esvaziar o teu calor acolhedor.

O teu futuro confunde-se no tempo já vivido, pois novos revolucionários aquecerás iluminando idéias, planos e ações. Porém, perceberás luz, muita luz que antes não percebias, alimentando a fantástica fonte criadora que estimulará os novos personagens da história.

Compreenderás, então, que a tua missão chega ao fim, e que a tua luminosidade e contagiante calor, serão herdados por uma energia imaterial, invisível mas intensa e adequada às exigências dos novos tempos de transformações".

COMENTÁRIO FINAL

A mensagem é clara no sentido de que o passado não é uma sentença condenatória permanente e que o homem não deve fixar-se, apegar-se ao pretérito a não ser como referência conscientizadora para vôos mais altos em relação à sua evolução pessoal e espiritual. Na mesma lógica, a mensagem alerta-nos que a "Luz da energia imaterial, invisível e intensa" convida-nos para sermos agentes do amor, da justiça e da paz para o enfrentamento de desafios dos novos tempos de transformações da humanidade.


Psicanalista Clínico e Interdimensional.
flaviobastos


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa