auravide auravide

PARE DE BRIGAR COM A VIDA.


Facebook   E-mail   Whatsapp

“No “século passado, o pai da Psicanálise “Freud”, escreveu em “ O Mal-Estar da Civilização”, que os seres humanos são criaturas boas e gentis, mas que também são maus e agressivos dependendo da vantagem ou do prazer que cada uma dessas duas características lhes confere. Na verdade, somos dotados de pulsões, estímulos naturais da psique, que desencadeiam a reação que damos ao mundo, procurando alivio para as pressões que sofremos no nosso dia-a-dia. E essas pulsões tanto podem ser mansas como agressivas.

Temos dentro de nós duas personalidades distintas, independentes, às vezes, como se fossemos, sombra e luz, dependendo do lugar, da situação, das pessoas com as quais estamos envolvidos e interagindo em determinado momento. Aprender a lidar com uma pessoa que se nos apresenta agressiva, pode ser um sinal de maturidade emocional, um avanço no nosso despertar a nível de consciência. Quando nos deparamos com uma pessoa racional , dotada de linguagem e lucidez , capaz de exercer o bom senso e a justiça, concluimos que qualquer briga pode ser evitada, sendo automaticamente substituida pelo diálogo que, com certeza, levará ao entendimento.

Hoje sabemos que, para uma pessoa que já se encontra num nivel mais maduro e consciente, viver brigando , caracterizaria uma forma de estacionar no terreno da ignorância e do afastamento temporário das pessoas mais próximas, pois se sabe que a briga não leva a lugar algum, pelo contrário, gera mais conflito, desgaste emocional para ambas as partes, estresse, males físicos, podendo chegar até a violência na sua forma mais primitiva.

Se tivermos o amor como bandeira e soubermos usa-lo nas diferentes situações que se apresentam, certamente estaremos amenizando o mal estar da civilização, ainda que não possamos acabar com as brigas e os conflitos. Caso, optemos pela briga é quase certo que vamos nos dar mal , pois segundo um escritor russo Leon Tolstoi, autor de “Guerra e Paz”: “ Só há uma maneira de acabar com o mal: é responder-lhe com o bem”.

Li recentemente, em uma revista , a história de um empresário bastante conhecido, vivendo num mercado de trabalho altamente competitivo, estressante, pois sua vida girava em torno de negócios: decisões rápidas, desafios e investimentos arriscados, disputas comerciais... Um dia ele descobre que está com câncer e resolve procurar a ajuda de um guru, conhecido por sua incrível vitalidade e longevidade. Desejava saber do guru, o segredo da sua longevidade com lucidez e saúde.

O segredo – ensinou o guru – é nunca brigar. Quando brigamos consumimos a energia que vem de nós e, portanto, estamos consumindo a nós mesmos.Dessa forma, as brigas podem nos levar a ficarmos doentes. Não devemos direcionar energia para outra coisa que não seja para o amor e para a harmonia.
Rispidamente foi contestado pelo Empresário que disse: ”mas foi brigando que consegui tudo o que tenho: fortuna, propriedades, empresas, carros, aviões.Devemos brigar por aquilo que queremos, por nossas verdades, impondo nossas convicções. Não posso concordar que não brigar seja a melhor alternativa para uma vida melhor ou seja , para se conseguir tudo o que se deseja na vida”.

Este é o seu modo de pensar, acrescentou o sábio, encerrando a discussão que estava para se iniciar. O guru não entrava em brigas, mas sabia como argumentar. Entretanto preferiu calar-se, pois pressentia que o empresário em questão, desconhecia o sentido da palavra ”argumentar" , conhecendo somente o caminhos para conseguir as coisas que queria – através da briga, da guerra, da competição, da luta... E isso o guru sabia que faria mal e não levaria a lugar nenhum, pois ele era um sábio.

Concluindo a historia do sábio, podemos tirar como aprendizados que quase sempre, a melhor alternativa de ganharmos uma discussão é evitá-la, sabendo que devemos acima de tudo, buscar em primeiro lugar a tolerância , baseada na compreensão e no equilibrio da individualidade humana. Outro item importante ,que poderiamos incluir seria a “humildade”,virtude tão rara hoje em dia , que vem traduzir toda forma de paz e harmonia entre as pessoas. A humildade é característica principal das pessoas sábias, presentes e conscientes.

Finalizando, uma outra questão importante que podemos tirar dessa historia, é que aquele homem de negócios jamais deixará de ser combativo ou adorar os desafios que o mercado de trabalho oferece, mas o que ele poderia, se quisesse, seria adaptar seu estilo profissional, que já é parte de sua personalidade, a uma conduta de competividade sem agressividade.

“É importante acreditarmos nessa questão, pois, como disse o líder pacifista GANDHI,” se continuarmos acreditando na idéia do ‘olho por olho’, o mundo acabara ficando cego”.






Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Tania Paupitz   
Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 30 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas como Pissarro e Van Gogh. Cursos de Pintura para Pintura em Óleo ou acrílica sobre tela -iniciantes ou não. www.taniapaupitz.com.br wathsapp - 48 999723446
E-mail: tania.paupitz@gmail.com | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa