Menu

QUALIDADE DE VIDA - UMA ABORDAGEM HOLÍSTICA

Atualizado dia 4/28/2008 4:07:54 PM em Autoconhecimento
por Regina Melo


Facebook   E-mail   Whatsapp

*Antonia Regina Cruz Melo.


Qualidade de vida é um tema que atualmente vem ocupando um espaço expressivo suscitando estudos de especialistas na busca de sensibilizar um número cada vez maior de pessoas na prática dos seus conceitos. Quando nos referimos à qualidade de vida, na verdade estamos trazendo à baila um conceito ligado ao desenvolvimento humano. A procura por uma vida mais saudável e equilibrada, fundamentada na da preservação da saúde. Essas práticas devem ser capazes de permitir ao ser humano exercer certo controle sobre as suas reações visando o seu bem estar, bem como, na interação com o seu entorno.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) ressignificou o conceito de Saúde como: "O estado de completo bem-estar físico, mental, social emocional e espiritual" e não apenas como a ausência de doença. Procura com esse gesto valorizar a importância, não apenas da higidez física, mas também da harmonia dos fatores psicológicos, mentais, emocionais, sociais, até mesmo os espirituais para desenvolver nos indivíduo um estado de bem estar e equilíbrio que lhes permita colocar -se bem diante dos acontecimentos que envolvem a sua vida.
Ampliando este conceito para uma forma holística, percebemos a Saúde como uma experiência contínua de bem-estar, resultante de um equilíbrio dinâmico que envolve aspecto físico, psicológico emocional e espiritual do indivíduo, assim como suas interações com o meio ambiente natural e social.
Entende-se por qualidade de vida, a percepção no ser humano, tanto de sua posição na vida no conjunto da cultura e nos sistemas de valores, nos quais o ser humano se coloca, como em relação aos seus objetivos, expectativas, emoções e preocupações.
Certamente muitos aspectos influem na busca da qualidade de vida. Eles podem estar vinculados aos aspectos biológicos e energéticos, aos psicológicos e aos sociais.
A qualidade de vida se liga também às escolhas que são feitas no aperfeiçoamento do presente e do futuro considerando-se que a realidade do amanhã poderá ter sido iniciada no nosso sonho de ontem.
Buscar qualidade de vida é restabelecer o bem estar, o contato e a harmonia com a nossa totalidade, a nossa verdadeira fonte de energia que está no nosso próprio ser.
É buscar com veemência os valores da natureza, o retorno às práticas terapêuticas esquecidas, porém importantes para o restabelecimento do equilíbrio.
Estas práticas envolvem escolhas direcionadas muitas vezes a gestos simples como:

Alimentar-se bem fazendo refeições balanceadas.
Beber bastante água durante o dia.
Dormir o número de horas que corpo solicita.
Movimentar-se e exercitar o corpo.
Parar de fumar.
Ser criterioso com as bebidas alcoólicas.
Fazer suas escolhas com sabedoria.
Aprender a respirar, especialmente nos momentos de exaltação.
Ficar atento para uma boa postura ao caminhar e ao assentar-se.
Reservar alguns instantes ao final do dia para refletir sobre as coisas boas que lhe aconteceram.
Sorrir. Cultivar o bom humor, e a lucidez mesmo diante das adversidades.
Zelar pela sua saúde indo a um profissional relacionado ao desequilíbrio que esteja sentindo.

Embora importantes esses conceitos ainda são pouco acessíveis para maioria das pessoas diante de várias ordens de dificuldades, necessitando assim a procura por profissionais que trabalhem num processo chamado educação para a saúde, cabendo essa função também aos Terapeutas Holísticos.
A educação para a saúde objetiva dar entendimento ao sujeito das relações existentes entre a preservação da saúde, a sua atitude, o seu comportamento e o meio ambiente bem como, bem como, lhes ensinar a enfrentar os seus medos e emoções propondo estabelecer mudanças na sua vida cotidiana.
Esse novo paradigma informa que através do conhecimento das ações integrativas ou terapias complementares naturais estes profissionais poderão melhorar a qualidade e a expectativa de vida das pessoas que vivem sobre o estigma do desequilíbrio energético. Acredita-se que estes desequilíbrios podem ser resultantes do bloqueio ou da desestabilização da energia ou força vital, sendo necessário, portanto restaurar, balancear, harmonizar, normalizar ou restabelecer o fluxo livre da energia ou força vital para restitui-lo.

O Terapeuta Holístico é um profissional:

Que atua na área das ciências naturais (Naturopatia) promovendo ações que auxiliam no processo de equilíbrio do corpo orientando processos da normalização do fluxo energético.
Ele trabalha com filosofias envolvendo princípios naturais:
Dieta natural
Descanso adequado
Pensamento positivo
Higidez corporal
Retirada de substâncias tóxicas
Reequilibrio das emoções
Controle de estresse

Estes profissionais utilizam-se de técnicas para realizar os seus atendimentos:
1.Técnicas de diagnose ou avaliação
Anamnese
Iridologia
Reflexologia podal
2.Técnicas de reequilíbrio energético
Acupuntura
Cromoterapia
Toque terapêutico I
Reiki
3.Técnicas de reequilíbrio físico
Orientação nutricional
Fitoterapia
4.Técnica de reequilíbrio emocional
Florais

*Bióloga(UFBA)
Terapeuta Holística (UNEB)
Especialista em Fonoaudiologia (UNEB)
Especialista em Acupuntura e Moxabustão (UNIBAHIA /OICUM/ABPS) .
[email protected]





Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Regina Melo   
O REVIVER ESPAÇO HOLÍSTICO INTEGRATIVO é um espaço onde atendo com o objetivo de proporcionar aos que me procuram Educação, Saúde e Qualidade de Vida, utilizando orientação e técnicas como Acupuntura, Florais, Reflexologia Podal, Moxabustão, Medicina Ortomolecular dentre outras.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa