Menu

As cores na nossa vida

Atualizado dia 4/28/2008 4:22:11 PM em Autoconhecimento
por Regina Melo


Facebook   E-mail   Whatsapp

Ainda falando sobre qualidade de vida, conversaremos neste artigo sobre as cores e a suas funções na melhoria da qualidade de vida dos seres humanos.
Você já imaginou a sua vida sem as cores? Parece incrível, mas as cores estão à nossa volta de maneira tão intrínseca que às vezes nem nos apercebemos até que sintamos a sua ausência, quando, por exemplo, a luz é desligada e ficamos no escuro ou quando estamos assistindo a um filme em preto e branco.
Sabe-se que a percepção do mundo que nos rodeia só é possível graças à reflexão difusa da luz pelos objetos, que quando alcançam os nossos órgãos visuais determinam a sua cor. Sendo assim, vemos os objetos porque eles enviam luz aos nossos olhos.
Isaac Newton um cientista estudioso dos fenômenos luminosos enunciou dentre outras, a teoria do “Espectro da Luz” fenômeno que acontece quando um raio de luz atravessa um prisma de vidro decompondo-se em várias cores de acordo com o índice de refração.
A tonalidade da cor é a forma pela qual conseguimos identificar a vibração energética luminosa que nos envolve e impulsiona a visão.
Segundo Valcapelli, as civilizações antigas já utilizavam as cores para a recuperação da saúde como acontecia com os egípcios. Os chineses e hindus também solarizavam a água para utilizá-la nos tratamentos de saúde.
Nos séculos seguintes os estudos sobre as cores já recebiam adeptos ilustres. “O filósofo e escritor alemão Goethe, em 1840 lança sua obra” Teoria das Cores “onde é registrada pela primeira vez na história, a influência que a cor exerce nas nossas vidas a nível físico, mental e emocional” .
Este é um marco que cria um novo enfoque no estudo da luz e seus efeitos na vida humana.
Atualmente estes estudos são realizados por um segmento da ciência denominada Cromoterapia. A Cromoterapia é o uso das cores no equilíbrio energético do ser humano promovendo uma melhora na sua saúde integral. É uma técnica que se utiliza das cores para reequilibrar energeticamente os seres, restaurando e recuperando as células sem agredir o organismo.
Vários cientistas buscaram e ainda buscam estudar os princípios da cromoterapia sendo um dos pioneiros o Dr.Dinshah Ghadiali, médico indiano radicado nos EUA. Em 1920 Ghadiali funda o "Spectro-Chrome Institute", destinado a treinar médicos e terapeutas, na "terapia da luz e da cor" e em 1933 publica enciclopédia de três volumes: "Spectro-Chrome Metry Encyclopedia" discorrendo sobre o uso das cores para o tratamento das doenças.
Sabe-se que cada cor tem a sua própria energia vibratória com as suas inúmeras freqüências fazendo parte do equilíbrio do universo. Nosso corpo físico também é gerado pelas vibrações de energia. Se o fluxo de energia for perturbado em uma região do corpo o equilíbrio é interrompido surgindo os distúrbios que geram as doenças.
A Cromoterapia é uma técnica não invasiva, estando os seus princípios disponíveis e aplicáveis em vários setores da vida do homem.
Hoje a cromoterapia é aplicada em todos os setores da vida humana proporcionando efeitos benéficos para cada ambiente de acordo com a sua necessidade. Assim poderemos, por exemplo, usar no quarto de pessoas agitadas e que sofre de insônia uma luz AZUL que possui um efeito relaxante. No banheiro, algumas vezes poderemos usar o AMARELO, para obtermos um efeito de despertar alegre, além disso, por ser uma cor regeneradora, influencia na limpeza da pele e na regeneração dos tecidos.
No ambiente de trabalho, o LARANJA desperta e mantém uma boa capacidade de concentração viabilizando tomadas de decisão, já o AMARELO é propicio para aquelas pessoas que trabalham com a mente especialmente os que se utilizam muito do computador.
Na alimentação, as cores são importantes, pois indicam substâncias essenciais ao organismo. Quanto mais colorida a refeição, maior a quantidade de nutrientes e melhor o seu conteúdo nutricional. Nutricionistas e pesquisadores sobre as cores nos alimentos da USP, recomendam o uso de alimentos baseando-se na sua cor. Citando como exemplo usar os alimentos de cor laranja como o mamão, cenoura, manga, ricos em beta caroteno, nutriente indicado para a pele bem como para o sistema de defesa do organismo. Os alimentos brancos tipo banana, batata, cogumelo, por serem importantes como regulador intestinal. Os alimentos vermelhos como tomate, melancia, cereja, ricos em licopeno por serem desintoxicantes.
Finalmente citaremos a utilização das cores no vestuário. Em geral quando usamos uma roupa somos afetados pela cor que estamos usando e deste modo percebemos a sensação produzida por ela. Sendo assim muitas vezes precisamos estar atentos na escolha da cor que usaremos em determinados dias, propiciando melhorar o nosso estado de espírito. Por exemplo, se ao acordarmos para realizar determinada atividade e nos encontramos ainda sonolentos e desestimulados, não devemos usar vestes de cores frias e suaves como o AZUL, pois estaremos prolongando essa letargia. O mais indicado deveria ser roupas de cores mais vibrantes como AMARELO, VERMELHO ou LARANJA, pois estas cores aumentam a disposição física e proporcionam sensação de mais vigor.
Se soubermos empregar as cores certas no momento adequado, de acordo com a condição emocional e a atitude que se deseja despertar elas alterarão ou manterão as vibrações corporais em uma freqüência tal que resultarão em equilíbrio e saúde. Isto também é qualidade de vida.

*Antonia Regina Cruz Melo
Bióloga(UFBA)
Terapeuta Holística (UNEB)
Especialista em Fonoaudiologia (UNEB)
Especialista em Acupuntura e Moxabustão (UNIBAHIA /OICUM/ABPS) .
[email protected]
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 15


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Regina Melo   
O REVIVER ESPAÇO HOLÍSTICO INTEGRATIVO é um espaço onde atendo com o objetivo de proporcionar aos que me procuram Educação, Saúde e Qualidade de Vida, utilizando orientação e técnicas como Acupuntura, Florais, Reflexologia Podal, Moxabustão, Medicina Ortomolecular dentre outras.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa