Menu

A verdadeira caridade - na opinião do meu amigo André Augusto

Atualizado dia 8/15/2007 3:06:15 PM em Autoconhecimento
por Mariane Ambrosio


Facebook   E-mail   Whatsapp

Conviver com as pessoas é uma experiência maravilhosa, mas ao mesmo tempo intrigante e porque não dizer, engraçada! Quanto mais se estuda sobre o comportamento humano, mais nos perdemos achando que um dia vamos entender alguma coisa que se passa pelo coração das pessoas ao nosso redor!

O ser humano é um apanhado de coragem, fraqueza, covardia, fé, ateísmo, bondade, maldade, felicidade, tristeza, mesquinharia e caridade!

Somos dubios. É somos iguais ao Yin-Yang, o tradicional símbolo chinês que nos mostra que os oposto se atraem e que tudo na natureza tem dois lados.

Mas vamos discutir um assunto que até pouco tempo atrás eu não dava muito valor, até começar a estudar e entender o "Espiritismo": "A verdadeira caridade".

Desde criança eu imaginava que caridade era você doar algo que uma pessoa precisasse. Bom eu não estava errado, até essa parte. O que eu achei que era necessário naquela época como brinquedos, comida, dinheiro! Claro, não é errado dar algo de comer a uma pessoa que tem fome! Não é errado dar agasalhos na "Campanha do Agasalho"...

O problema é que para a maioria das pessoas, a caridade se resume à isso: dar algo pra alguém! Com o tempo fui crescendo e meu senso de direção foi crescendo junto comigo! Eu sempre fui meio receioso com esse negócio de dar esmolas as pessoas que ficavam sentadas na calçada, esquecidas pelo mundo ou para as pessoas que trabalham nos faróis todos os dias.

Pensava – Eu não vou dar dinheiro pra esse ai...derrepente ele pode comprar drogas ou se encaichaçar no buteco da esquina!
Tudo porque fomos criados para sermos desconfiados! O "faça o bem sem olhar a quem", deixa de existir, porque deixamos de acreditar nele quando não o sentimos! Mas devo admitir que não são todas as pessoas nesse mundo que compartilham desse pensamento!

Graças à Deus senão estariamos perdidos! Mas afinal de contas, o que é a "Verdadeira Caridade"?

Bom o que aprendemos é que tudo o que passamos na vida é uma valorosa lição que se tornará uma experiência a mais em nossa vida!

Conhecendo o Espiritismo, finalmente consegui entender bem o que seria a caridade:

A caridade é quando você doa ... Mas doa um pouco de você mesmo! Sem se preocupar no ato de dar o que estava sobrando.

Ótimo você ajuda os pobres... Ótimo você ajuda as crianças com câncer! Ótimo você ajuda os velhinhos abandonados! Ótimo você ajuda os animais maltratados! Ótimo... Você é uma pessoa ótima!

E quanto do seu precioso tempo você gasta ficando ao lado dos seus "protegidos"?

Fazendo carinhos ou afagos ou simplesmente ouvindo suas histórias ricas em simbolismos e lições valiosissimas?

Quando nos disposmos à ajudar alguém, (seja um amigo, um parente, um animalzinho ou uma planta) automaticamente subimos um "degrauzinho" na escada para nossa "Evolução Espiritual"! Nossa missão fica visivel aos olhos de Deus (ou a divindade que você mais se identifica)que fica imensamente feliz com o seu gesto que pode ser simples brincar com cães abandonados na rua, sentar e escutar as histórias de um velhinho que não tem mais ninguém para ouvi-lo!

Isso é caridade! A "Verdadeira Caridade"! Aquela que nosso querido Jesus Cristo falou com tanto carinho e entusiasmo aos irmãos que o rodeavam!

Se pegarmos alguns momentos do nosso dia para sermos aquele amigo numa hora de desespero, aquele confidente numa hora de necessidade, aquele protetor numa hora de solidão, seremos iguais aos "Anjos" que habitam nosso céu tão iluminado!

No mundo temos exemplos maravilhosos de pessoas que exercem a caridade em vários níveis! Pessoas que trabalham como voluntárias em ONGS de defesa do meio ambiente, em defesa de crianças abandonadas ou doentes, defendendo o direito dos animais, defendendo os idosos desamparados... Enfim pessoas que lutam com as armas que possuem para tornar o mundo um lugar melhor!

E outros exemplos são os bombeiros. Algumas pessoas acham que aquilo que esses bravos e corajosos seres fazem é apenas o trabalho deles. Que eles são pagos para fazer aquele tipo de trabalho.
Bom, alguns amigos bombeiros me disseram que o salário não é tão maravilhoso assim! Então vamos descartar essa hipótese acima!

Muitas ações do Corpo de Bombeiros podem sim entrar para a "Verdadeira Caridade".

Já viu como um Bombeiro pacientemente conversa com alguém que está prestes a se jogar de uma altura de mais de 10 metros? Aquela pessoa só precisava de um ombro amigo para desabafar! E o Bombeiro consegue evitar que mais uma tragédia aconteça!

Ou quando eles arriscam a própria vida para salvar a vida de outros: em incêndios, acidentes, enchentes ou em qualquer outra situação! Já imaginou como deve ficar a aura desse ser? Deve ficar tão iluminada quanto o Sol!

Recentemente recebi uma notinha interessante de uma notícia que aconteceu no sul da Alemanha: - Um prédio de 3 andares pegou fogo. Dentro do prédio haviam ainda três pessoas, e um cachorro pastor alemão que salvou as três guiando-as até uma janela onde essas pessoas poderiam pular para se salvar. Quando a terceira pessoa (um homem de 34 anos) ia pular, o cachorro num gesto de total desespero colocou suas patas no ombro do homem para leva-lo junto, pois ele não queria morrer. Esse homem, deu um empurrão no pobre animal e pulou salvando sua vida. O cachorro morreu queimado no parapeito da janela, numa última tentativa de pedir socorro. Os bombeiros que estavam nesse incêndio, nada puderam fazer para ajudá-lo. Ficaram chocados!

Alguns dias depois aqui em São Paulo, um prédio antigo também pegou fogo e um bombeiro entrou para ver se havia ainda alguém por ali, e deu de cara com uma fêmea de doberman prenha!

Essa raça de cachorro tem como característica ser agressiva! O bombeiro ficou ali parado por alguns instantes olhando para aquele animal enorme. Em um rápido momento, pegou a cadela no colo e correu, levando-a para fora do prédio.

Depois que o fogo foi controlado, a cadela saiu a procura daquele que foi seu salvador.

Todos os bombeiros estavam com de uniforme, com cheiro de queimado, mas ela achou seu salvador. Os reporteres que estavam de plantão viram quando a cadela se aproximou do bombeiro. E sem esperar uma reação tão humana de um animal, boqueabertos somente bateram uma valiosa foto...
A cadela olhou para o homem que a salvou e lambeu seu rosto, foi retribuída pelos carinhos calorosos de seu herói.
Hoje eles moram juntos! A os filhotinhos nasceram todos saudavéis e foram doados em uma ação entre amigos do bombeiro!

Bonita essa história né? Pois é, isso é só pra mostrar que a caridade verdadeira tem várias formas de ser feita. Não só humanos, mas animais e outros seres podem ser caridosos também!

Por isso faça o que puder para ajudar alguém. Que seja com roupas, com carinho, com comida, com dinheiro, com atenção! Não importa! Mas faça!

Você pode fazer a diferença para uma pessoa! As vezes, alguém vai desmerecer todo o seu trabalho! Não ligue!
A única opinião que deve importar a você, é a das pessoas que ajudou, dos animais e plantas que cuidou! Ou simplesmente da opinião que Deus tem de você! Essa talvez seja a opinião mais importante.

"A Caridade é um dom,todos temos! Basta apenas desenvolvê-la e praticá-la para que o mundo se torne melhor com nossas ações verdadeiras".
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Mariane Ambrosio   
Mariane Ambrosio - Numeróloga e Psicoterapeuta Contato:11 3854- 6022 [email protected] outras colunas: http://misteriosantigos.com/artigos
http://marianeambrosio.multiply.com/ www.marianeambrosio.zip.net
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa