Menu

Chanupa Wakan - Uma Cerimônia de Oração e Agradecimento!

Atualizado dia 8/15/2007 8:11:21 PM em Autoconhecimento
por Lyrya Kranti


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nas várias tradições e culturas da Humanidade sempre encontramos alguma forma de oração, esta forma simples, sincera e eficaz de conexão. Orando estamos alinhando nossos corações com nosso espírito, nosso corpo, nossa mente, toda a Criação, Caminho de Beleza e Abundância que está disponível a cada um de nós.

Através da oração somos capazes de entender os mais variados matizes de energia disponível no Universo, do qual fazemos parte e podemos estar acessando em nossas vidas. Orar também é introspecção, meditação, é aquele momento em que rezamos também a nós mesmos, buscando respostas em nossa sabedoria que, silenciosa, manifesta-se neste momento de conexão.

O meio científico também tem relevado o poder da oração. Quando nos recolhemos, meditamos e rezamos reduzimos o ritmo respiratório, cardiovascular e a adrenalina. Se estivermos em grupo, podemos nos beneficiar das histórias de todos, encontrando eco para sanar nossas próprias vidas. Orar em grupo também oferece apoio mútuo para combater temores, incertezas e tristezas, sentimentos estes que causam ou agravam enfermidades e que podem ser aliviados através da oração, beneficiando todo nosso organismo e nosso ser em vários níveis.

Há milhares de anos homens e mulheres oram sozinhos, em círculo, em família, em tribo, nação, com e para a natureza. Na tradição nativa norte-americana uma das medicinas de oração mais poderosas e curativas encontra-se no Cachimbo Sagrado.

Para os Sioux, por exemplo, o Cachimbo Sagrado, Chanupa Wakan, é uma medicina de cura sagrada ancestral, recebida pela lendária Mulher Novilho Búfalo Branco. É composto de duas partes sendo uma o fornilho, confeccionado em pedra e representando o feminino, e a haste em madeira, que representa o masculino. Temos, assim, dois objetos sagrados que ao serem unidos no momento de rezar, tornam-se um só ser, honrando as forças de toda a Criação.

Na cerimônia de Cachimbo Sagrado, oram todos juntos. Através de mantras nativos e da fumaça do tabaco, reverencia-se as quatro direções sagradas (oeste, norte, leste e sul), o céu, a terra, o povo das estrelas e todos os reinos com os quais temos relações. Também são estabelecidos propósitos de cura e agradecimento. O tabaco é sagrado para praticamente todas as tradições nativas das Américas, como sendo um veículo de proteção, cura, comunicação e reverência ao Grande Espírito, às forças e energias.

A oração tem um poder de cura muito forte, proporcionando um reencontro com nossos propósitos pessoais, e acima de tudo, de uma grande tomada de consciência em relação ao sagrado em nossas vidas, a nossa ligação com esta terra mãe que nos carrega em seu solo, ao céu e todo o cosmos ao qual estamos inseridos. Orando juntos entendemos que somos todos parentes, que somos todos um.

Os anciões dizem que rezar deve ser a coisa mais importante a fazermos em nosso dia. Quando estamos com raiva, não devemos reagir enraivecidos. Quando estamos indecisos, devemos nos recolher, e se estamos com medo, devemos antes de qualquer outra coisa ORAR.

Falam os nativos que "o guerreiro que reza antes pode levar uma vida diferente daquele que reza depois".


Lyryá: Reiki Master-Teacher - Sistema Usui Shiki Ryoho, pesquisadora de culturas nativas, Condutora e Praticante de Cerimônias Xamanicas. Atua com Terapia Psico-Energética (Reiki, Ma-he-a, Xamanismo, Resgate da Alma), Tarot, Astrologia, Radiestesia,
Ministra cursos, Seminários, Work-Shops e Coordena Grupo de Estudos em Xamanismo, Tarot, Radiestesia e Reiki Nível I, II, III e Master.
Desenvolveu sua própria técnica de Terapia, utilizando as ferramentas que adquiriu (e continua adquirindo), através de seus estudos e vivências, visando proporcionar o entendimento das dificuldades e o desenvolvimento dos potenciais positivos de cada individuo, com o intuito de torná-los cada vez mais fortes, seguros, motivados e felizes.

Atende em seu consultório com horário agendado:
Tel.: (11) 8967-9501 ou (11) 3578-6971
e-mail: [email protected]

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Lyrya Kranti   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa