Menu

POR QUE DEVO PERDOAR!

Atualizado dia 2/15/2005 4:35:09 PM em Autoconhecimento
por Antonio de Camargo Neto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Escrevi este artigo pensando nas pessoas que guardam algum ressentimento, alguma mágoa, raiva, ou mesmo, algum ódio de alguém. Por maior que seja o motivo que gerou esse sentimento, não vale a pena guardá-lo!

Não quero avaliar o mérito dessa escolha, porque ela é muito pessoal. Não quero discutir se os motivos que levam a cultivar esse sentimento destrutivo são ou não justos. Quero apenas refletir com você, leitor, sobre as conseqüências disso, pois acredito que a maioria não tem consciência do sofrimento e do mal que isso lhes causa.

Quem já não ouviu frases do tipo: "Juro que nunca mais vou me esquecer do mal que você me fez", ou, então, "Não vou lhe perdoar nunca...", ou, ainda, "O que você me fez não merece perdão", etc. etc.? Repito: Por maior que seja o motivo que gera esse sentimento, não vale a pena guardá-lo e muito menos alimentá-lo.

Quando você fica ruminando alguma raiva, mágoa ou qualquer sentimento negativo por alguém, a imagem dessa pessoa passa a persegui-lo como se fosse uma sombra! Você dorme e acorda com ela – isso quando não tem insônia. Aonde quer que vá, essa pessoa estará sempre junto de você. É como um pesadelo, uma mala pesada e sem alça! Imagine alguém que você amarra ao seu corpo e carrega para todos os lugares. Funciona mais ou menos assim! Essa pessoa, sem que você queira, passa a ter domínio sobre as suas ações. Você se torna escravo dela. Acha justo isso? Que benefício esse sentimento lhe traz? E o pior disso é que você se torna tóxico para os outros quando está recheado desses sentimentos. E para quê? Pare com isso! Livre-se logo desse veneno. Liberte-se desse ácido que está corroendo o seu corpo e alimentando a sua dor.

Você acha difícil perdoar? Acha que a pessoa que lhe faz sofrer não merece o seu perdão? Não? Então vou lhe contar um segredo: você sabia que não existe situação mais humilhante para alguém quando a perdoamos por algo? Torna-se revelador da sua própria insignificância. Quando você perdoa alguém é como colocar essa pessoa numa fogueira para ser purificada. Saber perdoar é saber transmutar um sentimento impuro em amor. E o amor é o nosso melhor escudo e a nossa melhor fortaleza contra as garras destruidoras do ódio, da inveja e do ciúme.

O perdão é um ato de nobreza por parte daquele que o manifesta. O perdão revela grandeza porque passa por cima de sentimentos dolorosos. Perdoe! Perdoe aqueles que o fizeram sofrer, mas perdoe também a si próprio. Perdoe os seus erros e os seus fracassos. Quando você não consegue perdoar, dificilmente poderá perdoar a si próprio, porque o código de certo e errado que existe em seu coração é muito rígido e inflexível.

Há ainda uma outra coisa que preciso lhe dizer: saiba que, atrás de uma ofensa, de uma crítica destrutiva, quase sempre se esconde uma pessoa invejosa; uma pessoa infeliz e indigna de sua atenção e do seu respeito. Por isso, não permita que esse tipo de gente, que vive da miséria humana, coloque dentro do seu coração um sentimento indigno de um cristão. A paz que você tanto deseja não pode habitar um coração ressentido. Tenha compaixão delas. Perdoe setenta e sete vezes sete, ensinou o Mestre.

Medite bem sobre tudo isso que acabou de ler. Converse com outras pessoas e tente compreender porque o outro provoca em você esse sentimento destruidor, que é o ressentimento. Mas, se assim mesmo não conseguir ou ainda ficar em dúvida se deve perdoar, ouça a coletânea de dois CDs que estou lançando “Torne-se Forte, Meditando”. Acredito que nesta gravação você irá encontrar mais argumentos para convencê-lo. Preparei esta gravação pensando nas pessoas que têm dificuldades para resgatar o seu equilíbrio interior.

Por amor a você e à sua família, presenteie os seus inimigos com o seu perdão e aborte, definitivamente, esse sentimento corrosivo e escravizante. Agindo assim, tenha certeza de uma coisa: você receberá dois dos melhores presentes que uma pessoa pode merecer: a paz e a saúde.

Acesse meu site para me conhecer melhor:
www.psicologoamigo.hpg.ig.com.br

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 855


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Antonio de Camargo Neto   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa