Menu

A ABORDAGEM HOLISTICA DA TERAPIA CRANIOSSACRAL

Atualizado dia 7/13/2009 11:13:39 AM em Corpo e Mente
por Daniela Rossi


Facebook   E-mail   Whatsapp

A saúde é uma expressão da criatividade universal. Vivemos em um universo constantemente criativo onde cada momento é um momento de criação. Nosso sistema humano é uma expressão dessa criação constante. Nessa criação de cada momento, a nossa saúde pode ser afetada por diversas causas como acidentes físicos, traumas, alimentação inadequada, poluição ambiental, fatores genéticos e psicológicos.

O efeito dessas causas em nosso corpo pode ser sentido como um padrão de inércia, contração ou rigidez dos tecidos que podem, então, dificultar a expressão da nossa saúde intrínseca e dar origem a diversas doenças. A inteligência inata do corpo vai tentar dissipar a doença, ou resolver a situação da melhor maneira possível.

Em situações de estress ou trauma os músculos atingidos tendem a se contrair como parte de um mecanismo natural de defesa para isolar e proteger as estruturas próximas. Porém, isso pode desencadear dores nas articulações e tensões nos tecidos conjuntivos ao redor, afetando os vasos sanguíneos e reduzindo a circulação de sangue arterial que traz oxigênio e nutrientes para a região. Também pode interferir na remoção de toxinas através do sistema venoso e linfático e provocar um distúrbio nas respostas sinápticas nervosas. Finalmente, essa situação de contração pode originar um padrão de inércia, uma falta de movimentação natural dos tecidos e estruturas envolvidos, sendo considerada uma situação precursora ao desenvolvimento de doenças.

Um tratamento realmente efetivo terá que lidar com a origem do problema, e não apenas com os sintomas. A principal intenção do tratamento craniossacral é restaurar o movimento natural rítmico dos tecidos e do fluido cerebrospinal, liberando o padrão de inércia que pode ter sido instalado. Na visão holística da terapia craniossacral, consideramos que cada parte do corpo está conectada com a totalidade do ser e funciona em relação às outras partes. O corpo faz parte de um continuum: mente, corpo e espírito. Somos seres complexos formados de traços individuais e experiências únicas, interagindo constantemente com a vida. O corpo registra as experiências, pensamentos e sentimentos e responde de acordo com as situações, originando um padrão de comportamento que é a expressão da totalidade do ser.

O tratamento craniossacral leva em consideração a tentativa do corpo de lidar com a doença da melhor maneira possível e trabalha a favor da fisiologia individual do corpo, melhorando os mecanismos naturais de autocura em direção à saúde e integração. As pessoas procuram a terapia craniossacral por diferentes razões e motivações. São muitos os seus benefícios para o tratamento de problemas físicos específicos, como terapia de apoio em situações de estress e dificuldades psicológicas e emocionais, e também para melhorar a qualidade de vida por promover uma integração do corpo, mente e espírito.

Os resultados do tratamento são geralmente bem sucedidos, mesmo quando outras abordagens terapêuticas fracassam. A profundidade do trabalho pode ser explicada pelo fato de ser aplicada no nosso sistema fisiológico mais importante e fundamental: o Sistema Craniossacral. O Sistema Craniossacral é formado pelo fluido cérebro-espinhal, as meninges, os ossos cranianos e o osso sacro na base da coluna vertebral.

A terapia visa liberar as restrições que estejam impedindo o funcionamento adequado do Sistema Craniossacral, resultando nos problemas citados anteriormente. As restrições podem estar presentes nos músculos, órgãos, ou no sistema de meninges que recobre o sistema nervoso. Melhorar o funcionamento do sistema craniossacral significa melhorar a circulação do liquor (ou líquido cefalorraquidiano ou fluido cérebro espinhal) que circula entre as meninges ao redor do cérebro e ao longo de toda coluna vertebral.

O liquor é um líquido claro filtrado do sangue por estruturas específicas (plexo coroidal) nos ventrículos dentro do cérebro que tem por função a nutrição e proteção mecânica e química do sistema nervoso, carregando também as toxinas de volta ao sistema venoso. A sua produção e distribuição cria uma circulação rítmica, ou pulsação (ritmo craniossacral) que pode ser sentida através de palpação específica. O terapeuta aprende a detectar as áreas de restrições que podem estar dificultando a circulação e as manobras de toque adequadas para liberá-las. Os toques (da ordem de 5 gramas ou menos) são suaves e leves, totalmente não invasivos, para que seja possível sentir a pulsação do ritmo craniossacral no corpo do paciente. Por sua íntima relação com o Sistema Nervoso podemos dizer que o bom funcionamento do Sistema Craniossacral é o requisito básico para o seu equilíbrio e de todos os outros sistemas por ele influenciados (Sistema Circulatório, Respiratório, Hormonal, Imunológico, etc.) ou seja, o corpo todo. 

A Terapia Craniossacral é uma forma de tratamento eficaz que ajuda a criar condições ótimas de saúde, encorajando a vitalidade e bem estar geral, regulando o funcionamento do sistema nervoso. Promove um profundo relaxamento e um estado de quietude onde a experiência de meditação pode ser reconhecida. 

É indicada como terapia preventiva por aumentar a resistência do Sistema Imunológico e a capacidade de autocura natural do corpo.

Indicada também nos casos de dores agudas e crônicas e problemas como enxaquecas, tensões no corpo, cólicas, alguns tipos de problemas visuais e auditivos, problemas de coluna, dificuldades de aprendizado, síndrome de ATM e desequilíbrios psico-emocionais: estress, depressão, cansaço crônico, ansiedade, insônia.

Aziza (Dra. Lurica Noguchi, CD)
Professora de Terapia de Integração Craniossacral
fonte: www.integracranio.com.br

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Daniela Rossi   
Daniella Rossi é Astróloga, Renascedora e Terapeuta Craniossacral. Ministra cursos, palestras e workshops de Astrologia. Realiza atendimentos individuais ou em grupos conciliando a melhor abordagem terapeutica adequada a cada paciente. Idealizadora e coordenadora do Mandala Mix - day spa holístico em Florianópolis/SC. Site:www.mandalamix.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa