auravide auravide

A beleza essencial

por Vicente Godinho

Publicado dia 26/8/2008 em Corpo e Mente

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


Já dizia o apaixonado poeta Vinícius de Moraes: “beleza é fundamental”. Com certeza, é. Somos atraídos à beleza como mariposas à luz. Tudo é pensado para ser belo, para chamar atenção.

Conscientes disso, almejamos essa tal beleza, certos de que com ela garantimos a felicidade e o amor de cada dia. Além da cobiça e dos olhares alheios, é claro. Parece um bom negócio. Então, o que garante ou define essa beleza? A moda, a fita métrica, o estojo de maquiagem, a novela das oito?

Nada disso. Esses são apenas alguns exemplos dos vilões da beleza. É isso mesmo, vilões!

Estamos acostumados a negar, a disfarçar ou a esconder o que julgamos fora dos "padrões". Assim, acabamos fazendo isso com nós mesmos. E então ouço você dizer que mesmo com todos os esforços para ficar mais atraente e bonito, ainda assim, não sente que o outro o ama, o deseja de verdade. Você continua se sentindo desvalorizado, mal amado.

Sabe onde está o problema? Exatamente nessa excessiva preocupação com o externo, com a aparência. Você nunca fica completamente à vontade, aberto à troca. Está sempre preocupado com o que o outro vai achar de sua aparência, da sua performance, da sua celulite... Você não se solta para sentir e aproveitar. É essa extrema preocupação com a imagem, com o que o outro vai pensar de você que não o deixa sentir. Que não o deixa relaxar e curtir o outro de verdade.

Desencane do que a sociedade dita e define como bonito ou não. Deixe de lado esses estereótipos do belo! Confie na sua beleza natural. É ela que realmente atrai e cativa.

Faça isso sendo autêntico, se assumindo. Não fique esperando ter aquele corpo ideal para poder ser amado e ter prazer. O que importa é a sua opinião e daquele que o ama. Provavelmente você nunca escutou de verdade nenhum dos dois. Reconheça em você a beleza, a dignidade de um corpo que pode dar prazer e alegria agora! Ele não precisa de nenhuma mudança para proporcionar isso.

Quanto mais a preocupação de submeter-se a torturas e técnicas mirabolantes para ficar bonito, mais distante disso você acaba ficando. Você vai se despersonificando, vai perdendo a naturalidade, seus traços característicos, sua identidade. Logo, vem o vazio. Existe um corpo bonito, mas vazio, sem vida, sem personalidade.

A beleza fundamental, que encanta e prende nossos olhos, vem da nossa alma. Da aceitação de nós mesmos. É necessário cuidar, sim, do nosso corpo, da nossa aparência, porém o estímulo para isso deve ser o amor que já sentimos por nós mesmos. Percebeu?

O amor e estima que você já tem por você é que deveria motivá-lo a cuidar mais de si mesmo. Não, o contrário, ou seja, cuidar de si para começar a se amar e se aceitar. É aí que está a grande diferença: haverá um corpo belo, atraente, com uma beleza viva, pulsante. Com personalidade e verdade.

Deixe que transpareça em você sua graciosidade natural, seu jeito único. Olhe para o belo que já existe dentro de você. Sinta e assuma essa beleza interior. É a única capaz de encantar e seduzir. Do contrário, sempre vai ficar faltando alguma coisa.

Texto revisado por Cris

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp
  estamos online

Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2

Sobre o Autor: Vicente Godinho   
VICENTE GODINHO é Terapeuta corporal e naturopata, trabalha a partir de uma abordagem psicoespiritual, focado na filosofia oriental e no Xamanismo. Seu trabalho propõe facilitar nosso processo de autoconhecimento e transformação interior para que possamos viver a partir da nossa essência divina. Contato:[email protected]
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
artigo Não se trata do que eu devo nem do que eu quero...
artigo Infeliz
artigo O sagrado
artigo Tenha uma vida afetiva abundante

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa