auravide auravide

A descoberta do cisne que existe em cada um de nós!

por Patricia Marques Barros

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


No livro "Mulheres que correm com os lobos" Clarissa Pinkola Estés observa que o conto "O patinho feio" trata da busca de pessoas que são consideradas "diferentes" pela sua verdadeira família psíquica. A autora também aborda questões tais como o relacionamento das pessoas que são discriminadas com suas mães e com a sociedade, além da sua busca pela própria identidade. Quanto à procura pela própria individualidade, Estés enfatiza a importância do trabalho criativo neste processo.

Sem desvalorizar o trabalho da psicanalista, há uma questão importante referente ao conto "O patinho feio" que não foi abordada por Estés. Certo dia eu estava pensando sobre o personagem do patinho que se revela um cisne e lembrei-me de depoimentos de modelos que foram vítimas de "bullying" na época de colégio por serem altas e magras. É evidente que estas moças mais tarde descobrem que são belas, tal como o patinho feio descobre que é na verdade um cisne. Porém, este é um caminho que qualquer pessoa considerada "diferente" pode e deve trilhar: a descoberta da sua beleza singular e da sua própria majestade. Esta é uma interpretação óbvia? Talvez, mas espero que este breve texto seja útil para algumas pessoas. Eu mesma demorei muito para perceber a simples verdade contida na fábula "O patinho feio".

Uma observação final: é claro que as pessoas que cometem "bullying" sentem-se incomodadas devido a alguma qualidade que a pessoa agredida possui. As vítimas deste tipo de agressão geralmente são invejadas e os agressores provavelmente são pessoas frágeis, com baixa autoestima. É importante que aqueles que sofrem por causa de "bullying" tenham estas questões em mente.

Que os "patinhos feios" sigam o seu caminho, encontrem a sua turma e revelem ao mundo a sua beleza!

Patrícia Marques Barros

Texto revisado

 



Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp
  estamos online

Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5

foto-autor
Sobre o Autor: Patricia Marques Barros   
Sou jornalista e advogada. Atualmente sou funcionária pública. Sempre me interessei por questões que envolvem comportamento e o desenvolvimento pessoal. Espero contribuir um pouco para o bem-estar e felicidade de algumas pessoas!
E-mail: patriciambarros@zipmail.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.
Publicado dia 12/8/2012 em Corpo e Mente

Veja também
artigo Você está pronto para o risco?
artigo Tempo
artigo Pressão emocional como forma de abuso
artigo Dicas para melhorar a Energia

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa