Menu

A Massagem Thai é uma prática de preservação da saúde

Atualizado dia 11/29/2016 3:10:29 PM em Corpo e Mente
por Sônia Imenes


Facebook   E-mail   Whatsapp

Muito difundida na Tailândia. É uma arte de cura milenar que se desenvolveu entre os povos simples daquele país como prática preventiva, além de constituir, dentro da medicina antiga, o recurso mais importante aliado à meditação.
Medicina e espiritualidade caminharam juntas no oriente por muito tempo e por isso a medicina se apoiava em técnicas naturais como a massagem, o uso de ervas, dieta alimentar e meditação. A própria massagem thai se destaca como prática meditativa.Os templos operavam como centros de reabilitação: ali as pessoas se recolhiam para tratamentos mais difíceis, com acompanhamento médico-espiritual.

Os monges eram os detentores do conhecimento das práticas médicas descritas nos textos sagrados e as transmitiram oralmente, de mestres para discípulos, ao longo dos séculos. O monge e médico indiano contemporâneo de Budha, mestre Shivako Komarpaj, é reverenciado como pai da massagem thai. Dentro dos lares, as famílias tinham a massagem como um recurso caseiro. Transmitida de geração à geração, dos avós para os pais, dos pais para os filhos...

Assim, na Tailândia, é difícil encontrar alguém que não tenha alguma noção de como aplicar uma massagem. Cabe dizer que também a educação abarcava algum estágio nos monastérios e quase todo cidadão passava por alguma vivência, mais ou menos longa, no interior dos templos e ali adquiriam as noções básicas da medicina tradicional. Hoje, evidentemente, devido às influências multiculturais provocadas pela globalização e difusão da tecnologia médica ocidental, o uso da antiga medicina tradicional e da massagem thai é mais restrito.
Mas a massagem thai permanece como hábito cultural e qualquer visitante que chegue àquele país se deparará com muitas oportunidades de receber massagens em seus diferentes estilos: tem o estilo do norte, que privilegia o ritmo lento e pressões graduais, em contraste com o estilo do sul, onde os alongamentos são feitos mais “à moda” da nossa quiropraxia.
Existe ainda a massagem com óleos e saunas, mais comuns dentro dos spas turísticos e diferentes espaços, onde a massagem é oferecida no estilo da sua “linhagem” caseira, digamos assim. Até mesmo nas ruas, ao lado de barracas de artesanato e comida, pode-se encontrar uma tenda armada para uma massagem completa ou uma “foot massage”, a reflexologia feita nos pés.
Um povo de natureza simples, amorosa e saudável confirma os benefícios oriundos dessa prática espiritualizada, fundamentada em quatro preceitos budistas: amorosidade, alegria, equanimidade e compaixão. Não é gratuito que a Tailândia seja conhecida por “terra do sorriso”, pois as pessoas mostram sempre um sorriso na face.
A tradicional massagem thai possui uma técnica bastante singular, fazendo uso de pressões e alongamentos que lembram os ásanas do Yoga, com um ritmo lento e balanceado que lembram os movimentos do Tai Chi, visando a harmonização e balanceamento energético do corpo físico, emocional e mental. Praticada em estado meditativo, contribui para a potencialização dos seus benefícios, induzindo ao alinhamento com nosso ser espiritual, despertando o nosso poder da autocura.
A prática da massagem thai é benéfica não só para quem a recebe, mas também para quem a oferece, pois a interação dos movimentos pode beneficiar a ambos quando corretamente aplicada. O seu aprendizado exige um pouco de dedicação, mas nada além dos necessários exercícios e cuidados que todos devemos ter com a própria saúde.
Leia também: A Dança da Vida - Parte 1
Se você quiser aprender esta técnica, informe-se sobre o Curso Livre de Massagem Thai: acessando aqui     


Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Sônia Imenes   
*Massagem Thai: cursos e atendimentos; oficinas e workshops de sensibilização, consciência corporal e processos criativos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa