Menu

A Medicina Tradicional Chinesa X a Medicina Ocidental

Atualizado dia 7/22/2016 10:20:15 AM em Corpo e Mente
por Alexandra Carapinha


Facebook   E-mail   Whatsapp

Mas então, o que mesmo tem a nos trazer a Medicina Tradicional Chinesa, com todos os desenvolvimentos tecnológicos que mudaram nosso ambiente em apenas algumas décadas, trazendo deslumbrante impacto sobre os cuidados de saúde? No campo da traumatologia, como negar o progresso que permite reconstruir um membro quebrado? Em alguns casos de degeneração ocular, agora há técnicas para restaurar a visão de um cego! Esses avanços são vantagens de peso inquestionável para a nossa saúde.

A Medicina Tradicional Chinesa é baseada em uma longa história (4000 anos), marcada com escritos redigidos por médicos eruditos da corte imperial. Nós, ocidentais, temos uma ideia muitas vezes limitada da quantidade e do valor dos conhecimentos acumulados durante séculos pelos médicos chineses. Enquanto nossos cientistas estão trabalhando para compreender o estado "objetivo" da matéria (células, DNA, tecidos, etc.), a MTC (Medicina Tradicional Chinesa) trata os processos energéticos responsáveis por estes estados. Por isso, adota uma perspectiva de conjunto que integra o particular (o sintoma) em uma compreensão abrangente da condição de saúde. O exemplo a seguir irá ajudar você a entender aquilo que diferencia na prática as duas abordagens.

Madame X a propensa à prisão de ventre. Do ponto de vista ocidental, a constipação é um sintoma que convém ser atacado com laxantes. Na medicina tradicional chinesa, a desaceleração do peristaltismo intestinal pode ter muitas causas diferentes. Pode ser um "enfraquecimento da energia" intestinal ou uma "estagnação de energia", "falta de produção de líquidos orgânicos" ou ainda um "excesso de calor" que seca os líquidos. Esta diferenciação é fundamental porque permite oferecer um tratamento que não só alivia a constipação, mas que contempla todo o quadro, assim como os sintomas adjacentes. No caso de Madame X, a prisão de ventre é causada por um enfraquecimento de energia. Tomar laxantes realmente melhorará os sintomas, mas o problema subjacente não foi abordado. Isso deixará o desequilíbrio subjacente sem resposta.

Se Madame X utilizar a MTC (medicina tradicional chinesa) para resolver o seu problema, ele irá se beneficiar de um tratamento que não só irá agir em seu intestino, mas também levará em conta a sensação de retenção abdominal, sua falta de ar e sua tendência à neurastenia. Fazendo referência à tabela de "enfraquecimento da energia" a terapia evitará o agravamento do desequilíbrio. Desequilíbrio que, se não tratado, provocará, algum tempo depois, um prolapso anal, lombalgias, e/ ou uma cistocele (bexiga caída), todas relacionadas com o enfraquecimento da energia. Esta é toda a dimensão preventiva da Medicina tradicional Chinesa. Ler os sintomas para limpar o desequilíbrio subjacente para restaurar o equilíbrio e prevenir outras patologias futuras.

Enquanto a medicina ocidental excede na análise do infinitamente pequeno, a medicina oriental considera os processos pelos quais a doença se desenvolve. Ela sabe fazer as ligações entre os estados mentais e os desequilíbrios orgânicos e dos tecidos. Ela integra todas as causas, emocionais, nutricionais, as ligadas á hábitos relacionados, à higiene e estilo de vida em um esquema geral individual.
Por estes motivos, podemos resumir sua ação dizendo que ela trata uma pessoa em vez de tratar um sintoma. E para fazer isso, ela conta com uma soma de conhecimentos tradicionais e modernos, acumulados ao longo dos séculos por gerações de médicos; registrados, listados nos numerosos tratado de diagnóstico, de matéria medica (fitoterapia), de exercícios de saúde e de acupuntura.

Fonte: link
por Christophe Labigne


Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Alexandra Carapinha   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa