Menu

A motivação correta para cuidar do próprio corpo

Atualizado dia 4/29/2014 11:34:21 PM em Corpo e Mente
por Patricia M. Barros


Facebook   E-mail   Whatsapp

Há alguns dias eu assisti a um vídeo sensacional. É a história de um ex-paraquedista do exército dos EUA. Ele sofreu lesões nos joelhos e nas costas durante a Guerra do Golfo e os médicos disseram que não andaria mais sem o auxílio de muletas. Exercitar-se lhe parecia impossível e ele ganhou peso. Vários professores de Yoga desistiram de ajudá-lo, mas um acreditou nele. O resultado? Ele perdeu peso, fortaleceu seu corpo e no final do vídeo está correndo. Este é o momento mais emocionante! (Link para assistir ao vídeo: link

Assistindo a este vídeo ficou claro para mim que o essencial é a autoestima, acreditar em si mesmo (a). A motivação correta para cuidar do próprio corpo é uma autoestima saudável. Ou seja, “eu cuido do meu corpo porque me amo, não por causa de outra pessoa ou porque a sociedade espera isto de mim”. É claro que se alguém está acima do peso considerado ideal, mas está saudável e se sente bem assim, ótimo! O que importa é honrar o próprio corpo, de uma maneira ou de outra.

Outra observação importante: a aparência uma pessoa é um reflexo do seu estado de espírito. Mais uma vez, não importa se alguém está acima do peso considerado ideal. Esta pessoa tem brilho, é cheia de vida? Isto deixa uma pessoa muito bonita!

Então, o essencial é gerenciar bem as próprias emoções, buscar o equilíbrio. Assim o corpo também encontra o seu equilíbrio. Para certas pessoas isto pode significar que estão ótimas, mesmo que estejam acima do peso considerado ideal.

É claro que outro ótimo motivo para praticar alguma atividade física é o fato de que isto fará bem ao espírito. Ou seja, é uma via de mão dupla. Cuidando do espírito isto se reflete no corpo e praticando exercícios físicos também estamos cuidando de nossos espíritos. Corpo e espírito não estão separados, isto não é nenhuma novidade.

Outra mensagem marcante do vídeo é a seguinte: os limites existem para que sejam questionados. “Yes, we can!” Com autoconfiança, força de vontade, perseverança e disciplina é possível chegar longe, é possível chegar onde não se esperava!

Lembrei-me do que o mestre Osho disse sobre a disciplina.

"Se você escutar e ficar atento ao seu corpo, você começará a ter uma disciplina que não pode ser chamada de disciplina".

Agora, psicólogos dizem que o corpo de todos, enquanto dormem, perde sua temperatura normal por duas horas; a temperatura cai em dois graus. Isso pode acontecer a você entre três e cinco, ou entre duas e quatro, ou entre as quatro e seis horas da manhã, mas a temperatura do corpo de toda pessoa cai em dois graus toda noite. E essas duas horas são os momentos de sono mais profundo. Se você se levanta entre estas duas horas, você irá se sentir desorientado pelo resto do dia. Você pode ter dormido, seis, sete horas; isso não faz diferença. Se você se levantar entre essas duas horas quando a temperatura estava baixa, então, você se sentirá cansado por todo o dia, sonolento, bocejando. E você irá sentir que alguma coisa está faltando. Você ficará mais perturbado. O corpo se sentirá doente.

Se você acordar exatamente após essas duas horas, quando essas duas horas passaram, esse é o momento certo para você acordar. Assim você está perfeitamente renovado. Se você puder dormir somente por duas horas será o bastante. Seis, sete ou oito horas de sono não são necessárias. Se você puder dormir apenas essas duas horas quando a temperatura está dois graus abaixo, você irá se sentir perfeitamente feliz, à vontade. Por todo o dia você irá sentir uma graça, silêncio, saúde, totalidade, bem-estar.

Agora, todo mundo precisa observar quando essas duas horas acontecem. Não siga nenhuma disciplina do exterior, porque essa disciplina pode ter sido boa para a pessoa que a criou... Você precisa descobrir seu próprio corpo, suas maneiras, o que lhe convém – isso é o certo para você. Uma vez encontrado isso, você pode facilmente permiti-lo, e não será forçado, porque estará em sintonia com o corpo. Portanto, não há nada que você esteja impondo; não há nenhum conflito, nenhum esforço. Observe, enquanto come, o que lhe convém.

As pessoas continuam comendo todo tipo de coisas. Então, elas ficam perturbadas. Então suas mentes ficam afetadas. Nunca siga a disciplina de ninguém porque ninguém é como você, desse modo ninguém pode dizer o que mais lhe convém. Eis porque lhe dou apenas uma disciplina e essa é a de autoconsciência, a qual é da liberdade.

Você escuta seu próprio corpo. O corpo possui uma grande sabedoria nele. Se você o escutar, você estará sempre certo. Se você não o escuta, e você continua forçando coisas nele, você nunca será feliz, você será infeliz, doente, bem doente, e sempre perturbado, distraído, desorientado.

Desfrutar do momento não tem nada a ver com coisas novas. Desfrutar do momento certamente tem alguma coisa a ver com a harmonia."

Osho: The Discipline of Transcendence

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Patricia M. Barros   
Sou jornalista e advogada. Atualmente sou funcionária pública e estudante de psicologia e psicanálise. Sempre me interessei por questões que envolvem comportamento e o desenvolvimento pessoal. Espero contribuir um pouco para o bem-estar e felicidade de algumas pessoas!
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa