Menu

A Outra Face da Separação

Atualizado dia 3/24/2010 3:03:45 PM em Corpo e Mente
por Adriana Aguiar Brotti


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quando duas pessoas se unem, a intenção de ambas é a de que o relacionamento dure para sempre. O fato é que boa parte das relações conjugais não alcançam essa meta, daí o ciclo que se instala de forma cada vez mais frequente em nossa sociedade: casamentos, separações, divórcios, recasamentos.
Quando questionamos o motivo da desunião, a resposta é geralmente o outro, o que merece nossa reflexão para avaliarmos até que ponto contribuimos ou não para o sucesso da nossa união.
Muitos casais optam pela separação, alegando que o amor acabou, o que nem sempre é verdade. Os “restos do amor” levados ao Judiciário muitas vezes advém de conflitos não tratados e, com o tempo, colocam fim ao projeto da vida a dois.
Todos nós somos capazes de previnir conflitos e mesmo que já estejam instalados na relação, podemos transformá-los em crescimento pessoal, restaurando o vínculo. Para evitarmos o afrouxamento dos laços conjugais, devemos ativar o nosso amor:

1. Estimulando o diálogo: infelizmente, muitas vezes durante uma conversa interrompemos o outro ou tiramos conclusões precipitadas. Para termos uma boa conversa com o nosso parceiro é preciso saber falar, expressando-se com gentileza, escolhendo local e momento adequados para tratarem determinados assuntos) e saber ouvir (com interesse e oferecendo atenção indivisa ao outro). Para qualquer tipo de conversa, é importante o “olho no olho”;

2. Buscando respostas (equilibrando amor e razão): evite intervenção de terceiros na relação; todas as respostas para os conflitos de um casal estão na própria relação. Muitas vezes é preciso desabafar, trocar idéias e, neste caso, opte por um profissional especializado ou por pessoas que realmente gostem e queiram o melhor “para o casal”. Sempre submeta as orientações e conselhos recebidos ao crivo de seu próprio coração. Somente você sabe o que o(a) faz feliz;

3. Partilhando nosso Eu com o Outro: As mulheres criam mais expectativas do que os homens, no entanto, a assertiva vale para ambos: ninguém é capaz de imaginar o que o outro quer ou espera de nós. Precisamos “falar”, informando ao outro sobre nossos sonhos/fantasias, projetos... Com essas informações é que criaremos um clima emocional mais favorável e estimularemos a criatividade de nosso parceiro;

4. Investindo na relação: devemos manter e ampliar os comportamentos positivos que adotávamos na época do namoro, como: cuidar de si mesmo (mente, corpo e espírito), transmitir nossos sentimentos ao outro; partilhar crenças e fazer pequenas renúncias.

Para contribuirmos para o sucesso da nossa relação, nosso amor deve ser ativo, com doses diárias de conquistas, de cumplicidade e alegria. A outra face da separação nos revela que existe a possibilidade de recuperarmos um amor em crise.

Que tal começarmos resgatando o que nos motivou a querer passar o resto de nossas vidas com nosso(a) parceiro(a)? Afinal, boas lembranças nos despertam para o que realmente importa e nos estimulará a repetirmos essas boas experiências com muito mais intensidade. Aposte nisso. Acredite no amor.   


Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 110


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Adriana Aguiar Brotti   
advogada, mediadora e pós-graduanda em Terapia Familiar
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa