Menu

A principal diferença entre a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e a Medicina Ocidental

Atualizado dia 8/10/2016 10:10:04 PM em Corpo e Mente
por Alexandra Carapinha


Facebook   E-mail   Whatsapp

A Medicina Tradicional Chinesa é inseparável da tradição oriental a qual diz que toda a matéria no universo tem o seu lado físico e o lado espiritual e que ambos os lados trabalham juntos para formar uma entidade completa.

A principal diferença entre a medicina chinesa e medicina ocidental alopática é que a primeira tem suas raízes na cultura tradicional, enquanto a medicina alopática é um ramo da ciência empírica moderna. Na sociedade de hoje, dominada pela medicina ocidental alopática, as pessoas tendem a duvidar da eficácia da medicina chinesa. Mesmo na China hoje existe um debate considerável acerca da medicina chinesa. Na verdade, nos últimos 5.000 anos, os chineses têm contado efetivamente com a medicina chinesa para curar suas doenças e se proteger das epidemias. Como consequência, toda a história da medicina chinesa tem contribuído para o crescimento demográfico da população.

Entre os mais de 300 tipos de terapias tradicionais do mundo, a medicina chinesa é cada vez mais popular. A eficácia da medicina chinesa pode ser vista pelo número crescente de pessoas ao redor do mundo que escolhem se especializar nela. Em primeiro lugar, a medicina chinesa forma um conjunto extenso de capacitações práticas que aponta para uma variedade de doenças, desde um resfriado até as mais graves condições comuns, tais como tumores e doenças do coração. Muitos chineses se apóiam nestas habilidades tradicionais em suas vidas diárias.

O Professor Ele Yumin, do Instituto de Medicina Tradicional Chinesa de Shanghai diz: "Tome o cancro do pâncreas como exemplo. O prognóstico internacional é de 4 a 6 meses de sobrevida. No entanto, 20 de 100 pacientes aqui em Xangai, que receberam o nosso tratamento, viveram entre 3 e 5 anos. A maioria deles não poderia passar por cirurgia ou ser submetida a quimioterapia e radiação". Um irônico ditado popular diz: "As pessoas que procuram uma cura na medicina ocidental geralmente morrem sabendo exatamente qual foi a razão; as pessoas à procura de uma cura na medicina chinesa vivem habitualmente sem saber exatamente qual é a razão". A medicina ocidental alopática se concentra na remoção dos sintomas usando métodos diretos, também conhecidos como "consertar a cabeça quando há dores de cabeça, tratar o pé quando o pé dói". Mas a medicina chinesa enfatiza a análise do corpo humano como um todo, sendo ele considerado um conjunto de sistemas interligados e interdependentes. 
Portanto, a abordagem holística inerente à medicina chinesa tem um grande potencial para o tratamento de doenças complexas como câncer, AIDS e doença de Alzheimer. 

A Organização Mundial de Saúde define a condição de ‘sub-saúde’ como um estado entre a saúde e a doença, quando todos os índices físicos e químicos básicos dão negativo, mas a pessoa experimenta todos os tipos de desconforto e até mesmo de dor. A medicina alopática ocidental está em um impasse quando se lida com condições de sub-saúde. Mas a medicina chinesa mostra sua força ao lidar com problemas de sub-saúde através do exame de todas as condições do corpo e graças a uma análise derivada a partir dos sintomas.
A medicina ocidental convencional não reconhece a existência dos meridianos --ou canais de energia no corpo humano--, porque a anatomia não pode lhes mostrar. Com uma câmera especial usada na fotografia Kirlian, desenvolvida em 1939, que não requer filme ou emulsão, você pode tirar fotos que mostram o "corpo de plasma biológico". Algumas dessas imagens foram feitas por um grupo de cientistas da Universidade Estadual de Kirov na Rússia e mostraram varias áreas muito iluminadas por todo o corpo que se correlacionam com os meridianos e os pontos de acupuntura.

Para o povo chinês, a valorização da medicina chinesa também tem um aspecto cultural, pois é uma manifestação da cultura tradicional relacionada às áreas de saúde humana. Defensores da medicina ocidental dizem: "se eu não vejo, não acredito". A medicina chinesa segue o princípio de Yin e Yang e a filosofia da geração mútua e inibição mútua. A medicina chinesa acredita na existência de canais de energia e pontos de acupuntura, mesmo que não possam ser vistos com olhos humanos ou instrumentos. Além disso, a tradição chinesa afirma que qualquer matéria neste universo tem o seu lado físico e seu lado espiritual. Ambos os lados trabalham em conjunto para formar uma entidade única e completa. Por exemplo, quando você tem um resfriado, a medicina alopática ocidental diz que é devido a uma infecção por vírus; no entanto, a medicina chinesa diz que é devido a um desequilíbrio de Yin e Yang, derivado por sua vez de um bloqueio nos canais de energia. A medicina alopática ocidental é como um jogo de computador onde soldados lutam contra o vírus na linha de frente. A medicina chinesa é como uma pessoa por trás dos bastidores matando os vírus com uma mão invisível.

Fonte: Wang Jingwen link

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Alexandra Carapinha   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa