auravide auravide

Amenizando os problemas da Terceira Idade com Aromaterapia

por BELLAROME*Aromaterapia RJ

Publicado dia 9/3/2009 em Corpo e Mente

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


Os mecanismos relacionados ao envelhecimento abrangem mudanças fisiológicas e psicológicas que exigem adaptações. Elas não acontecem necessariamente para todos da mesma forma.

Exatamente quando nos tornamos maduros, com flexibilidade mental para aceitar as limitações da vida, nos tornamos física e mentalmente limitados. Nossas articulações começam a enrijecer, os ossos começam a enfraquecer e a memória começa a falhar. A necessidade de sono é menor e a falta de atividade física reforça esse padrão... A pele se torna mais sensível, assim como as nossas emoções... Podemos flutuar entre mudanças de humor que vão da indiferença à irritação, perda de entusiasmo com sentimentos de medo e isolamento.
Os problemas relacionados às habilidades mentais também trazem problemas: agitação, ansiedade, perda de memória e desorientação. Alguns desses sintomas, inclusive, podem estar relacionados ao Mal de Alzheimer que é uma doença progressiva e degenerativa do cérebro que apresenta esses sintomas de forma exacerbada.

Em um estudo recente apresentado pelo "British Medical Journal", a Aromaterapia foi apresentada como recurso eficiente para algumas das conseqüências dessa doença. Os estudos foram feitos nos últimos dois anos e demonstraram que houve uma melhora significativa na agitação provocada pela doença mesmo em estado avançado.
Num dos estudos o óleo de lavanda a 2% foi aplicado por inalação e no segundo estudo, o óleo de limão foi usado duas vezes por semana em um creme para as mãos. É interessante notar que o artigo menciona que o efeito foi alcançado mesmo nos casos em que havia a perda do olfato, pois os terpenos, um dos componentes encontrados em óleos essenciais, eram os responsáveis por esses resultados quando absorvidos pelos pulmões e direcionados ao cérebro, não dependendo da percepção odorífera produzida pelo óleo. E o que é melhor, sem efeitos colaterais, como menciona o artigo.
No entanto, os benefícios da Aromaterapia vão mais além para a terceira idade, pois os óleos de limão, menta e manjericão também ajudam os que necessitam estimular a mente, especialmente em situações que exijam melhor concentração e memória.
Para as pessoas que sofrem de insônia e ansiedade os óleos de gerânio, lavanda, manjerona, camomila e rosa produzem uma boa noite de sono. Se usados em óleo vegetal de germe de trigo, que é umectante e antioxidante, rico em vitamina E, ou óleo de semente de uva, também trará o duplo benefício de uma pele mais suave e com suas rugas amenizadas.
Os óleos de manjerona, copaíba, camomila, alecrim, pinho e lavanda, dentre outros, são excelentes aquecedores e analgésicos e auxiliam nos problemas de articulações inflamadas e doloridas.

Os óleos essenciais podem ser usados em difusores para ambientes, em banhos de imersão, em massagens, mesmo em uma auto-aplicação em locais doloridos ou nos pés e mãos. É importante observar que óleos essenciais não podem ser usados diretamente sobre a pele. É necessário diluí-los em óleo vegetal que funciona como veículo para o óleo essencial penetrar na pele, principalmente para os tratamentos que envolvam ação física, por exemplo, uma dor nas costas.
Para as questões emocionais, os óleos essenciais podem ser simplesmente inalados. Podemos usar aromatizadores ambientais ou pessoais com essa finalidade.
Outro fator importante ao sucesso da Aromaterapia é o uso necessário de óleo essencial puro e natural, pois essências sintéticas não contêm as substâncias originais da planta que são as verdadeiras curadoras.
Os óleos essenciais são altamente voláteis, quase etéreos. São considerados a alma da planta e somente com eles praticamos a arte da Aromaterapia.

Julia Nunes


Texto revisado por: Cris

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp
  estamos online

Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18

foto-autor
Sobre o Autor: BELLAROME*Aromaterapia RJ   
Nossa empresa encontra-se bem no Centro do Rio de Janeiro: Avenida Marechal Floriano, 38 Sobreloja: 202 Centro - Rio de Janeiro - RJ Cep: 20080-001 - Tel.: (21) 2253-4236 Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira de 8:30 às 18:00h. Aguardamos sua visita!
E-mail: contato@bellarome.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
artigo Pontes Imagináveis
artigo Auto avaliação
artigo Recado espiritual de um Amparador Budista
artigo O que significa viver no presente?

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa