Menu

Aos corajosos

Atualizado dia 10/29/2010 2:27:36 AM em Corpo e Mente
por Elaine F. Martins


Facebook   E-mail   Whatsapp

Em que tempo você vive?

Quanta importância você dá às ocorrências do seu passado, boas ou não? Quanto de seu tempo é dedicado a lembrar ou contar sobre elas?

E quanto a seus projetos, sonhos, metas... quanto tempo dedica à elaboração de rotas de acesso e estratégias de conquista?

Bem, se o passado já foi e o futuro não existe, como dizem, resta um único tempo - o presente!

Sim, bela frase, também acho! Mas melhor do que dizer "ah, já ouvi isso", é viver de forma coerente com essa filosofia.

Nenhum momento da vida pode ser mais importante do que o atual. Passado e futuro não podem, portanto, tomar de você mais tempo do que você dedica ao que está vivenciando agora.

Certo, você tem hoje a vida que plantou, resultado das decisões que tomou e das prioridades que elegeu um dia. O futuro, por sua vez, está sendo construído a cada minuto e será fruto das decisões que você está tomando hoje. Parece interessante, portanto, cuidar de suas atitudes e sentimentos a cada instante, com vigilância constante focada na auto-lapidação. E fazer isso tendo em mente que está apenas plantando as sementinhas que farão seu futuro brotar luminoso. 

Ousar é para os corajosos, para os que acreditam na vida, nas possibilidades e na Previdência Angélica. E agora é o momento perfeito para você acreditar em você, nos seus sonhos e nas possibilidades. Ou seu futuro poderá ser uma lista de eventos não concretizados. Então, avalie seu sonho e faça uma relação dos prós e dos contras. Pese as possíveis perdas e os prováveis ganhos. 

A vida é feita de momentos, alguns agradáveis, outros nem tanto. Mas no final, parece que tudo o que resta são lembranças. O aprendizado é realmente o essencial de tudo o que vivenciamos. E ficar olhando para as pegadas deixadas na areia apenas nos faz tropeçar nas pedras que estão no caminho agora. 

Não é possível mudar o passado, mas é possível e necessário limpar o excesso de peso - limpar as gavetas do coração espanando todas as mágoas, jogar no lixo os ressentimentos, rancores e revides que carregamos como uma mala avulsa. 

De que servem essas recordações? Bagagem extra dificulta a caminhada. E são tantas as flores que podemos colher no caminho... melhor deixar espaço para elas do que lotar a mala com sentimentos e pensamentos negativos sobre coisas que já passaram.

A vida parece longa demais neste plano quando estamos vivenciando as dores. E tão breve e fugaz quando estamos felizes!

Mas a vida apenas tem seu próprio tempo. Por que desperdiçá-la?

Bons momentos são flores que alegram a caminhada. Momentos difíceis são penhascos que precisamos atravessar para alcançar novos campos floridos. E a cada penhasco que vencemos, ficamos mais fortalecidos, mais experientes, mais conscientes do real valor da existência e de cada breve momento. 

Das flores podemos levar pétalas coloridas e perfumadas como lembrança. Dos penhascos, apenas pedras pesadas que ficam todo o tempo nos lembrando do perigo, do medo e da dor, nos impedindo de apreciar os novos campos cheios de vida, cor e perfume que se abrem diante de nós. 

Pense, avalie e reformule seus conceitos se perceber que está carregando mais pedras do que pétalas. E não tenha receio de mudar - mudar é crescer. E isso é para os corajosos!

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 15


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Elaine F. Martins   
Formação em Professional & Self Coaching (Life Coaching, Coaching de Carreira, Coaching de Relacionamento), Practitioner em PNL e Transformação Essencial, Terapeuta Holística (CRT 25155), Jornalista, Escritora e Palestrante. Atende em consultório e ministra cursos, palestras e workshops. (tel.: (11) 39381482- São Paulo, SP
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa