Menu

Aproveitar o caminho e não só o destino

Atualizado dia 7/10/2014 6:57:16 PM em Corpo e Mente
por Leandro Vecchione


Facebook   E-mail   Whatsapp

Ah minha gente, fala a verdade, como a gente gosta de adiar a nossa felicidade, colocar condições pra ser feliz.
- Ah, quando eu comprar aquela casa eu vou ser tão feliz!
- Eu só fico feliz se namorar com fulano!
- Eu só vou ser alguém na vida depois que estiver ganhando muito dinheiro!

Estamos sempre projetando nossa vida no futuro, tanto, que nem aproveitamos o instante que estamos vivendo agora.

É muito bom ter um objetivo na vida pra se alcançar, mas a gente não precisa esperar chegar até ele pra começar a ser feliz não. Mesmo porque o ser humano é um bicho inquieto, a gente acha tanto que quer uma coisa, depois que a conquista, já estamos de olho em outras. Se você ficar nessas de esperar alcançar alguma coisa pra ser feliz, nunca vai ser, porque a gente nunca chega em lugar nenhum, a gente está sempre andando, a vida é um constante caminhar.

Ah e como caminhar é uma coisa boa! Traz novidade, traz paisagens novas pra gente olhar.

Essa nossa imposição de alcançar, de realizar logo certas coisas na vida, pra poder se sentir bem, pra poder ficar feliz e orgulhoso de si mesmo, gera na gente uma ansiedade. A gente quer chegar logo, porque você quer ser feliz, e se você acha que é só aquilo lá é que vai fazê-lo feliz, então, lógico que você quer que chegue logo. A gente quer tudo pra já.

Você quer ser uma grande profissional na sua área, mas não quer quer esperar os anos de estudo e prática pra chegar lá, você quer agora e o resto não serve. Ainda mais com essas histórias que sempre ouvimos de fulano, ciclano, que é um gênio, que é mil vezes melhor que você.
Quando tinha 5 anos, Mozart já estava compondo, e você aí já de cabelo branco e só tocando campainha!

Para de comparar! A vida é sua, o caminho é seu, não tem ninguém apostando corrida pra ver quem vive mais rápido.

Uma coisa boa pra gente aprender é aproveitar o caminho, aproveitar o fazer, tirar esse imediatismo que nossa ansiedade nos traz, de querer começar a fazer uma coisa só pra ter o resultado, sem aproveitar o processo que leva até ele. Ainda se cobra de fazer tudo perfeito, ser a melhor na primeira tentativa!

E a prática entra onde? A experiência? Cadê a consciência que você precisa aprender as coisas pra ser competente nelas? E como aprender coisas novas dessa forma se faz uma, duas vezes, e ainda faz sofrendo, porque a gente quer só o resultado e ainda tem que ser tudo perfeito. Aí não dá certo, fica frustrado, bravo consigo mesmo, porque não admite errar, porque não aproveita o processo de aprender e acaba desistindo e criando bloqueios.

Porque não fazer as coisas porque são boas de se fazer? Faz seu trabalho vendo as coisas que são boas nele. Estuda vendo como é bom aprender, como aquele conhecimento vai somando em você, te expandindo a sua visão, mesmo que você queira terminar logo sua faculdade, seu curso, mesmo que tenha gente que sabe muito mais que você. Faça as coisas na vida com prazer. Veja a beleza nas pequenas coisas, nos pequenos gestos, a graça dos erros e acertos, faça isso por você mesmo, pra enriquecer sua própria experiência de vida. Aproveita a paisagem enquanto você está caminhando, sem ficar impaciente só pensando no lugar que você quer chegar.

Você acha que um músico toca uma música que ele gosta pra terminar logo? Ele toca porque é bom tocar, enquanto ele está lá tocando, está aproveitando tudo que está sentindo, vivendo aquele momento, as emoções que aquela música trás pra ele, não fica tocando só pra aproveitar depois que a música já acabou. Não faz sentindo, não é verdade? Mas a gente encara um monte de coisas na nossa vida assim. Vamos tentar apreciar o fazer, mesmo porque, depois que você termina, acabou! Que graça tem não é verdade? Já está feito. Nossa diversão e realização está na ação e não no término dela. Está no caminhar e não no chegar.

Então, vamos com calma, minha gente, a vida está acontecendo no agora, vamos aproveitar o presente, ver e sentir as coisas boas que estão acontecendo no nosso caminhar, sem precisar esperar chegar nesse ou naquele lugar pra começar a ser feliz.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Leandro Vecchione   
EFT, Reiki e Florais.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa