Menu

Autoestima e abundância financeira $$$

Atualizado dia 2/6/2010 3:13:58 PM em Corpo e Mente
por Andre Lima


Facebook   E-mail   Whatsapp

A forma como nos sentimos a respeito de nós mesmos tem reflexos importantes na nossa qualidade de vida e influencia bastante, inclusive, a nossa vida financeira: o quanto ganhamos no presente, o quanto podemos ganhar no futuro, e o quanto gastamos.

A maneira como a pessoa se relaciona com o dinheiro (o quanto ela ganha e gasta e como vive) pode nos revelar vários aspectos da sua autoestima.

Parece um tanto óbvio. Quando melhor minha autoestima, mais eu me sinto competente e merecedor, e, sendo assim, vou aproveitar melhor as oportunidades que surgem. Melhor ainda, vou criar oportunidades (alias, em outro momento, vou escrever um texto sobre isso: criar oportunidades ao invés de esperar). Isso se reflete na vida pessoal e profissional e termina trazendo um maior retorno financeiro.

Vou exemplificar melhor como problemas na autoestima podem influenciar nos ganhos de alguém.  Eu trabalhava como engenheiro, tinha minha própria firma. Depois de um processo emocionalmente bem complicado, comecei a buscar várias terapias para cuidar de mim mesmo, até que conheci a *EFT (técnica para autolimpeza emocional, baixe o manual gratuito aqui). Foi quando decidi mudar de profissão, pelos resultados que eu via a técnica proporcionar, e pela facilidade que tinha em utilizar o método.

Pois bem, procurando pessoas que conhecessem a técnica aqui em Recife, não tinha ninguém. No Brasil inteiro, fuçando pela internet, raríssimas pessoas conheciam a EFT. Comecei  a pensar em ministrar cursos. Mas logo me vinham pensamentos do tipo: quem sou eu pra me meter a ensinar? Tem gente melhor que eu, mais competente, mais experiente, eu sou muito novo, e isso e aquilo... Assim eu ficava buscando outras pessoas que pudessem ministrar cursos, que tivessem interesse de se juntar a mim, e não encontrava.

Comecei a ficar mais atento aos pensamentos que eu estava tendo a meu respeito. Racionalmente comecei a analisar e pensar: "eu entendo da técnica, tenho vontade de ensinar, sei que muita gente vai se beneficiar e gostar assim como eu gostei. Então, por que não eu mesmo começar a ensinar?" Usei a própria EFT para melhorar os pensamentos, para sentir emocionalmente que era possível, e não só no nível racional. E foi o que aconteceu.

Já estava no Orkut com uma comunidade ensinando sobre a técnica, depois marquei curso em Recife, e depois comecei a ministrar cursos em outras cidades. Aos poucos, fui inserindo novas capitais e hoje tenho cursos agendados em Recife, São Paulo, Rio, Brasília e Curitiba. Esse ano irei adicionar outras cidades. A renda dos cursos hoje é fundamental no meu trabalho. Melhorou bastante minha condição e me dá liberdade de não necessitar atender todos os dias.

Passei a escrever textos, criei um manual gratuito (quem era eu pra pensar em escrever e ensinar as pessoas???) Hoje, quem conhece a EFT no Brasil, provavelmente já ouviu meu nome ou conhece meu site. E tudo partiu de uma melhora no meu próprio pensamento, na minha autoestima. Se eu ficasse preso no pensamento anterior, hoje poderia estar reclamando: "ah como é difícil ganhar melhor".

Gosto de citar o meu exemplo para demonstrar que  qualquer pessoa que tenha uma autoestima baixa pode mudar certos pontos e começar a viver uma vida bem melhor. A EFT ajuda a fazer a essa mudança de uma forma muito mais fácil e rápida. Ainda bem que reconheci minhas dificuldades e assim pude usar ferramenta para o meu benefício.

Quando você começar a pensar "por que justamente eu para esse cargo, esse trabalho melhor, esse salário mais alto...?" Inverta o pensamento e pensa ”e por que não eu???" Se dê a chance, se torne um bom merecedor e recebedor. Escrevi um texto que trata da questão de se tornar um bom recebedor:  

Veja como ser um bom recebedor aqui

Observe se você anda justificando, arranjando desculpas e razões que parecem bem plausíveis e verdadeiras para você se manter no patamar que você está financeiramente. Nossa mente consegue pensar em todo tipo de "prova" de que é difícil ou impossível mudar: eu sou muito novo, eu sou muito velho, fulano que tem muito mais experiência não conseguiu, a situação do país é difícil, eu não tenho dinheiro pra investir, eu preciso me preparar mais, tem que ter muita sorte, tem gente muito melhor que eu, eu não tenho sorte, essa profissão ganha pouco mesmo etc... A maioria pensa, pensa, pensa, e não toma atitudes para mudar, até porque nem acredita que é possível, acha que depende de sorte ou do acaso.

Algumas pessoas ganham bem mas não conseguem ter uma vida financeira equilibrada. Outras chegam a viver uma situação caótica, mesmo com uma renda excelente.

Tive uma cliente que se mantinha numa situação financeira bem apertada. Investigando um pouco e descobrindo aspectos emocionais sérios de autoestima, foi fácil entender o porquê. Passava horas no telefone (ligando pra celular, inclusive) pagando contas exorbitantes. O motivo? Não conseguia ficar sozinha, se sentia abandonada, o telefone era como um vicio para aliviar a solidão. Ajudava financeiramente vários familiares que, na verdade, podiam muito bem se virar sozinhos. O motivo? Medo de ser rejeitada, culpa, pena das pessoas, não conseguir se colocar em primeiro lugar... Com uma autoestima desse jeito, mesmo tendo um aumento de 100% no salário, a pessoa dá um jeito de continuar apertada; é só gastar mais... e isso é sempre possível.

Acho o tema financeiro muito interessante. Está diretamente ligado à parte emocional, mesmo que isso parece estranho. O patamar financeiro é também fortemente influenciado por crenças e sentimentos que as pessoas têm com relação ao dinheiro. Tenho vários artigos sobre esse tema no meu site. Este ano vou lançar um curso sobre prosperidade e como usar a EFT para trabalhar esse tema.

Bem, vou ficando por aqui. Em breve, mais textos sobre autoestima.

André Lima

*EFT - Emotional Freedom Techniques - Técnica que ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar, acesse este link
 
 

 
 
 

Texto revisado
 
 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 22


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Andre Lima   
André Lima é engenheiro e trabalha exclusivamente com autoconhecimento desde 2006. Vem divulgando e esinando em palestras e cursos presenciais e online sobre a EFT - Emotional Freedom Techniques, uma técnica revolucionária, simples e eficaz, para limpeza e cura de todos os tipos de emoções, pensamentos e crenças limitantes.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa