Menu

Autossabotagem

Atualizado dia 2/16/2013 12:40:34 PM em Corpo e Mente
por Keli Soares


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quem nunca sabotou a si mesmo pelo menos uma vez na vida que levante a mão. É tão comum que as crianças deveriam aprender na escola como lidar com a autossabotagem, assim cresceriam com mais recursos e teriam menos problemas na vida adulta. A autossabotagem acontece quando você deseja realizar alguma coisa, se programa para isto e quando chega na hora H ou deixa de fazer ou faz algo que coloca tudo a perder. É aquela vozinha interna que lhe envia mensagens negativas como: você não vai conseguir, isto não é para você, ou mesmo, fique do jeito que você está porque é melhor do que sofrer uma derrota, você está velho demais ou gordo ou magro demais, ninguem conseguiu isto na nossa família, por que você pensa que você vai conseguir? etc..

Esta voz interna é o sabotador que levamos dentro, que está sempre amedrontado, recuando frente ao novo, nos fazendo adiar, procrastinar, desistir, deixar de pelo menos tentar. É o responsável por não conseguirmos aquilo a que nos propomos. Esta notícia é ruim e boa. É ruim porque este "inimigo", se é que podemos chamá-lo assim, está dentro de você e a boa é que, se está dentro, você pode modificar a história, diminuir sua força e aprender a extrair de sua mensagem algo que seja produtivo para alcançar seu objetivo. Ele o ajuda a se conhecer melhor e transformar as aprendizagens equivocadas da infância de maneira a conseguir mais resultados em sua vida adulta.

Geralmente este "sabotador interno" é mantido por crenças limitantes, paradigmas aprendidos na infância, coisas que ouvimos repetidamente sobre nós mesmos ou sobre a vida que ficaram gravadas em nosso inconsciente retornando como aquela vozinha repressora. Frases como: não se pode ter tudo que quer, homem faz mal para mulher, não fale com estranhos, é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus, mulher independente fica sozinha, homem que é homem não chora, isto não é para você, filho de peixe, peixinho é, entre muitas outras que podem parecer inocentes, mas que podem influenciar negativamente. Por exemplo, uma mulher que tem dificuldades de se relacionar e que não compreende porque quando encontra alguém bacana acaba sabotando o relacionamento, pode ser que tenha recebido mensagens negativas sobre os homens. Como ela vai ter um relacionamento pleno se seu inconsciente a lembra que homens são uma ameaça, que "homens fazem mal as mulheres"?

Parece difícil de acreditar, mas funciona assim. Como prosperar na vida se está gravado que se tiver dinheiro você não vai para o céu? Como usar a inteligência emocional e expressar os sentimentos com assertividade, se homem que é homem não chora? Assim, conscientemente queremos criar uma vida saudável e equilibrada, conquistar o que desejamos, mas inconscientemente sabotamos a nós mesmos.

O que fazer, então? É preciso investir no autoconhecimento. Descobrir quais crenças limitantes foram instaladas na infância e ter a coragem de desaprendê-las, de reprogramar a mente de acordo com nossa escolha e não com as bagagens equivocadas do passado.

Quando perceber que está se sabotando, aprofunde no tema, converse consigo mesmo, investigue a raiz deste comportamento, escreva isto, torne-se consciente, escolha o que você quer instalar em sua mente e repita, repita e repita até que o que escolheu torne-se verdade para você. Como disse Aristóteles ¨A repetição é a mãe da sabedoria¨. Se estiver difícil fazer este trabalho sozinho, busque ajuda de um profissional, invista no seu crescimento.

Não viemos a este mundo para ser infelizes e sim para criar e cocriar felicidade, bem-estar e tornar este mundo melhor. "Torne-se a mudança que quer ver no mundo".
Abandone a postura de vítima, enterre o "não consigo" e faça acontecer, trabalhe a si mesmo, posicione-se na vida em direção ao que quer. Não me canso de repetir:

VOCÊ PODE!

Estou torcendo por você!

Abraços

Keli

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 20


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Keli Soares   
Pós-graduada em Gestão de Pessoas; Graduada em Psicologia; Formação na Abordagem Ericksoniana, Abordagem Estratégica; PNL e Coaching. Psicoterapia, hipnoterapia, terapia breve. Analista de PI (Predictive Índex) – Arquitetura Humana – Brasil. Treinamento e consultoria na área de Gestão de Pessoas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa