Menu

Balanço anual para limpar, eliminar e renovar

Atualizado dia 12/17/2009 9:44:12 AM em Corpo e Mente
por Maria Ivone Neto Mourão


Facebook   E-mail   Whatsapp

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo... e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares...
É o tempo da travessia... e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado para sempre à margem de nós mesmos".
Fernando Pessoa


Já estamos finalizando mais um ano. É hora da retrospectiva, do balanço, da limpeza, da eliminação, de deixar morrer o que tem que morrer para florescer o novo. 2009 está chegando ao fim, foram 12 meses, um calendário de um ciclo que termina para iniciar outro. Esse exercício de finalizar é tão intenso porque abre espaço para o novo.

E para que esse espaço ganhe amplitude é necessário eliminar as pendências, fazer a faxina nos nossos arquivos internos e externos. Ao limpar os arquivos físicos me dou conta de como é melhor guardar somente aquilo que tem valor e utilidade. Assim ficamos com espaço para ampliar nossa bagagem e distribuímos com gratidão aquilo que já nos serviu e que pode servir ao próximo, sejam livros, roupas, objetos. E é incrível como essa limpeza externa aciona a interna e o processo acontece, ou o contrário, o certo é que há uma sintonia de vibração.

No balanço, a listagem das pendências é primordial. Em seguida, é hora de iniciar as ações para resolver cada item, por menor que seja, cada vez que riscamos um item é libertador. É uma sensação de leveza que vai crescendo à medida que cada ação vai acontecendo. É como se libertar de amarras e sentir-se livre para trilhar um novo caminho. É um esvaziar que nos preenche com uma energia realizadora que potencializa a próxima etapa.

A etapa do planejamento, da definição dos objetivos, da seleção das prioridades, das estratégias, dos prazos, da renovação dos compromissos e da aliança que firmamos com nossos propósitos e sonhos. Planejar é projetar o futuro e agir no presente para alcançar as metas. É acreditar no seu sonho e na sua capacidade de empreender as ações para conquistar. É ter consciência de que podemos desenvolver cada vez mais nossas habilidades para melhorar sempre.

O balanço é também tempo para valorizar e agradecer. E nesse quesito reflito profundamente sobre o cenário que circulo, sobre as relações que construo na família, com os amigos, nos negócios. Viver é relacionar-se com a natureza da vida. Saber que fazemos parte de um Todo e que as conexões com as pessoas que nos relacionamos são fundamentais na construção de nossa trajetória despertam uma gratidão abençoada em meu coração. E agradeço muito porque cada personagem é relevante por tudo que me ensina, pela troca de informações, pelo conhecimento que adquiro com a experiência de conviver.

É período de confraternização e união. E que data encantadora para celebração é o Natal. Os sonhos ganham a força da fé com o espírito natalino e a comemoração do nascimento do grande Líder Jesus Cristo. Sua histórica e sagrada trajetória infinita é repleta de lições que nos ensina e nos fortalece na caminhada. Então continuemos a caminhar para fazer a travessia de mais um ciclo.

Obrigada 2009 por tudo. Seja bem vindo 2010!

Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 162


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Maria Ivone Neto Mourão   
Sou aprendiz escrevendo o roteiro de minha estrada. ivonecordeiro.blogspot.com www.marcosturbo.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa