Menu

CABALA : UM BREVE CONCEITO

Atualizado dia 8/29/2008 9:08:21 PM em Corpo e Mente
por CENTRO DE ESTUDOS TEOS


Facebook   E-mail   Whatsapp

A Cabala é um complexo sistema teosófico que integra uma grande variedade de assuntos associados ao estudo da natureza humana, cósmica e divina. A origem da Cabala é sincrética já que aparece como uma liga de antigas correntes do misticismo judaico, misturada a elementos que coincidem em grande parte com o pensamento neo-pitagórico e gnóstico.

Esta característica permitiu que a Cabala fosse, desde o princípio, um sistema capaz de adaptar-se a outras tradições religiosas e/ou filosóficas de conteúdos afins, tais como o Cristianismo Gnóstico e o Hermetismo. Por sua vez, graças a esta particularidade, o sistema cabalístico conseguiu desembrulhar-se até nossos dias, tanto por aportes surgidos em seu próprio seio como por influências forasteiras. Tanto é assim que a Cabala é considerada a coluna vertebral da Tradição Ocidental dos Mistérios, pois por suas características é possível estruturar sistemas místicos e mágicos de muito diversa índole. Por isso também se pode afirmar que a Astrologia, a Alquimia, a Divina Teurgia e o Tarôt encontram um eixo articulador na Cabala, já que através dela essas artes ocultas podem ser entendidas e associadas entre si.

Os fundamentos que conformam o sistema cabalístico são estruturados através de diversos esquemas geométricos, tais como a Árvore da Vida, o Cubo do Espaço ou o Diagrama dos Círculos Concêntricos. Sobre esses símbolos compostos é elaborada uma exposição de caráter esotérico e mítico que obviamente não pretende explicar os mistérios do universo e, sim, servir como portal pelo qual, quem busca, possa acessá-los.

A Cabala não procura outra coisa senão o conhecimento através da experiência direta, isto é, o descobrir individual dos princípios, leis e processos que regem a Criação, bem como a revelação do grande mistério da divindade.

Desde esse ponto de partida a Cabala se assenta como um compêndio de Sabedoria Secreta que procura responder as grandes perguntas existenciais: Quem sou eu? Onde vou? De onde venho? Qual é o sentido da existência?

Juan Carlos Romera
(11)3804-8441

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: CENTRO DE ESTUDOS TEOS    
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa