Home > Autoconhecimento
Biodança. Veja como aplicar em sua vida esta inovadora ciência.

Biodança. Veja como aplicar em sua vida esta inovadora ciência.

por Centro de Biodanza da Tijuca - CBT

Em prol do desenvolvimento pessoal e profissional, pessoas de diversas idades e profissionais de diferentes áreas têm obtido resultados favoráveis.
O Centro de Biodança da Tijuca – CBT - com profissionais formados e capacitados pela International Biocentric Foundation – IBF, tem o compromisso de transmitir, com qualidade e seriedade, os conhecimentos de Biodança que, na metodologia, tem comprometimento ecológico e humano em respeito à Vida.
Criada há mais de quarenta e cinco anos por Rolando Toro Araneda - antropólogo, psicólogo e pesquisador chileno - a Biodanza – Sistema Rolando Toro, como é conhecida e registrada (com a letra z) internacionalmente, significa Dança da Vida.
A metodologia Biodanza é utilizada nas áreas de organizaçao humana, educação e saúde, como complementação terapêutica, em todo o mundo.
Como conceito, Biodança – Dança da Vida – é um sistema de aceleração de processo integrativo mediante ambiente enriquecido pela música, dança (movimento pleno de sentido), processo feedback e encontro; é um sistema de integração afetivo-humana, de renovação orgânica, de reeducação afetiva e de reaprendizagem das funções originárias da vida.
A Biodanza – Sistema Rolando Toro é considerada uma ciência inovadora. A logomarca Biodanza – Sistema Rolando Toro, é registrada internacionalmente, tendo como símbolo uma garça em movimento, representando a leveza, o vôo em equilíbrio do ser no universo enfrentando desafios.
Apesar de ser uma metodologia recente, já ganhou seu espaço no mundo funcionando plenamente em diversos países, tais como França, Espanha, Inglaterra, EUA, Argentina, Chile, Austrália, Itália, Portugal, Japão, Paraguai, Peru, Uruguai, entre outros, realizando, assim, um grande sonho do seu criador.
A Biodanza – Sistema Rolando Toro é planejada internacionalmente pela International Biocentric Foundation – IBF que, com sedes no Chile e na Itália normatiza, regula e controla a riquíssima Metodologia, considerada uma ciência inovadora em prol do desenvolvimento humano.
A base conceitual da Biodanza (nome internacional) ou Biodança provém de uma profunda meditação sobre a vida, do desejo de fazer renascer em nós a alegria, o prazer e a glória de viver. Vivemos numa sociedade onde as demonstrações de amor, de ternura, de beleza foram sendo esquecidas. Vivemos, com certeza, a nostalgia do amor. A Biodança se volta para o desenvolvimento e o fortalecimento dos potenciais genéticos, estimulando sua expressão através da vivência. Os exercícios e danças cumprem sua função reguladora atuando sobre o centro das emoções – o sistema límbico-hipotalâmico - beneficiando todo o corpo.
O Princípio Biocêntrico, o primeiro paradigma, coloca seu interesse em um universo compreendido como um sistema vivo. O reino da vida abrange muito mais que os vegetais, os animais e o homem. Tudo o que existe, dos neutrinos ao quasar, da pedra ao pensamento mais sutil, faz parte desse sistema vivo prodigioso. Segundo o Princípio Biocêntrico, o universo existe porque existe a vida, e não o contrário.
O conceito do Inconsciente Vital, também criado por Rolando Toro e trabalhado pela Metodologia de Biodanza, refere-se ao “comportamento coerente e, de certo modo, intencional das células e dos tecidos”, que mantém os organismos vivos que, com o Inconsciente Pessoal, de Sigmund Freud, e o Inconsciente Coletivo de Carl Jung, forma um sistema completo. O Inconsciente Vital é, assim, um comportamento que gera regularidade e mantém estáveis as funções orgânicas; possui uma grande autonomia em relação à consciência e ao comportamento humano. Suas manifestações durante a vida cotidiana são o humor endógeno, o bem-estar cinestésico e o estado geral de saúde.
A importância do conceito de “inconsciente vital” está em sua possibilidade de influir em nossos estados de humor. O inconsciente vital está em sintonia com a essência viva do universo; quando a sintonia é perturbada, inicia-se a doença. O ato de cura será compreendido, assim, como um movimento destinado a recuperar essa “sintonia vital” com o universo.
Alguns benefícios, dentre outros provocados pela prática da inovadora metodologia de desenvolvimento de pessoas, profissionais e organizações humanas: desenvolvimento dos potenciais genéticos, de talentos; antiestresse; alegria de viver; pensar, sentir e agir integrados; novas conexões consigo mesmo, com o outro e com o universo; melhor clima organizacional; qualidade de vida.
Com gratuidade na primeira aula, o Centro de Biodanza da Tijuca – CBT, fica localizado à Rua General Roca, 778 – sala 809 – Tijuca – RJ; próximo ao metrô Saens Pena.
(21) 2278-3624, 3442-3624, 2234-6230 e (21) 9981-0486, 8688-0200.
Texto por Marcos Sousä

Texto revisado por Cris

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 10 Atualizado em 02/08/2009

Autor: Centro de Biodanza da Tijuca - CBT   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   
Veja também
Falando do todo - O primeiro amor de tudo!
Encontrando a paz no meio do caos
Amar faz bem!
Não espere condições melhores, comece ago
Isto também passará!
Quero ser uma pessoa melhor

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

energia
I-Ching: 25 – WU WANG – INOCÊNCIA
Seguir a própria consciência e deixar-se guiar pelas coisas simples e naturais, o tornará livre de dúvidas e enganos. Busque apenas o que é justo e correto.


energia
Runas: Laguz
Deixe fluir sua química, raciocínio rápido.


11
Numerologia: Intuição
Permita-se hoje momentos calmos para que a intuição possa funcionar sem obstáculos. A contemplação calma e silenciosa do potencial criativo interior ajudará a produzir idéias e soluções para os problemas cotidianos.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa