Menu

BROTOS no jardim DÁ VIDA

Atualizado dia 6/1/2013 1:45:05 PM em Corpo e Mente
por Conceição Trucom


Facebook   E-mail   Whatsapp

Os essênios, um povo ancestral (300 a.C. a 300 d.C.) e 100% rural, cuja alimentação era crua e viva, tinham uma frase que amo e super atual: alimente-se somente daquilo que está ao alcance dos seus olhos.

Praticamente todas as sementes germinadas são um superalimento, fáceis de preparar em casa, mesmo que você não tenha uma espaçosa cozinha. Mas o que acontece se desejamos ir além e produzir nossos próprios brotos? Tem algo mais ao alcance dos olhos e conectado com a natureza que isso? 

Os BROTOS, mais que um superalimento, são um potente agente de cura que, portanto, precisam ser produzidos e utilizados com cuidado e precaução. São importantes para otimizar rapidamente a sua saúde, por sua potência BIOGÊNICA (bio=vida, gênico=gerador), freqüentemente ignorada da nutrição. Eles podem conter até 30 vezes a nutrição de hortaliças orgânicas cultivadas em seu próprio jardim, e permitir que seu organismo acesse mais vitaminas, minerais, aminoácidos e gorduras essenciais, do que dos melhores alimentos que você come ou comeu. 

Durante a germinação e brotação das sementes, minerais como cálcio e magnésio, ligam-se às proteínas, tornando-se mais biodisponíveis. Além disso, tanto a qualidade digestiva das proteínas e fibras, como o teor de vitaminas e lipídios, de feijões, nozes, sementes e grãos melhora significativamente no sentido da nutrição e da saúde plural. 

Importante lembrar que os brotos são a continuidade natural das sementes que você germinar, que irão brotar se colocados na terra, água ou ar, conforme sua natureza. Colhidos no tempo certo, são tenros e comestíveis* logicamente crus, na forma de sumos puros, em sucos combinados com frutasou em saladas. Em geral, apresentam sabor mais suave e agradável que suas ramas bem formadas.

Estes brotos, que chamo de filetes de sol pela sua riqueza em clorofila, podem ser produzidos em casa (mesmo apartamento, flat ou kits), apresentando ciclos bem rápidos, na ordem de 7 a 10 dias, e alta produtividade em pequenas bandejas de materiais recicláveis.

Alimentos biogênicos, emanam informações preciosas - nutricionais e energéticas - de propulsão da vida, a partir do beijo que precisam receber diariamente da água, do ar e do sol. Também do seu olhar, já que são como bebês e precisam de atenção constante. Ao mesmo tempo, como com os bebês, só de cuidá-los, e perceber seu rápido desenvolvimento, recebemos enorme quantidade de alimento sutil.

São famosos os brotos de cereais como o trigo (trigo grama), dos feijões (soja, moyashi, lentilha), do girassol e hortaliças. O broto de trigo grama* é o mais famoso quando seus benefícios para a saúde e poderes curativos foram promovidos pela Ann Wigmore. Mas acredito que brotos como de girassol, alpiste, feijões e hortaliças são tão ou mais benéficos, pelo biodiverso poder qualitativo destes superalimentos.

Os benefícios potenciais dos BROTOS:
  • Potencializa a desintoxicação e depuração do sangue, órgãos e sistemas;
  • Regulariza o metabolismo como um todo, incluso a pressão arterial;
  • Estimula a glândula tiróide;
  • Reduz o excesso de acidez no organismo, porque alcaliniza rapidamente todos os líquidos corporais;
  • Auxilia no alívio de problemas digestivos como úlceras pépticas, colite ulcerativa, constipação, diarréia e outras queixas gastrintestinais;
  • Rápida ação de desintoxicação do fígado;
  • Para uso tópico existe uma série de benefícios para a saúde como esfregar um pouco de suco na pele ou adicionar o sumo fresco num banho de imersão.
Manter uma bandeja de brotos perto de sua cama ou quarto pode também:
  • Aumenta o oxigênio do ar e gerar íons negativos saudáveis ​​para ajudar a melhorar o sono;
  • Reduz os efeitos nocivos da poluição e radiação ambiental.  
No entanto, estes benefícios estão largamente relacionados com a qualidade como estes brotos são germinados e cultivados:

1. É muito menos dispendioso e super qualitativo se produzido em sua própria casa ou lugar, desde que receba a atenção e nutrição que precisam: água, luz solar e um pouco de brisa. Como afirmam os essênios, estes brotos cultivados a seu lado são os mais CURATIVOS.

2. O trigo-grama costuma ter um gosto muito amargo e eu até gosto disso porque me dá a certeza de riqueza em antioxidantes. Isto acontece quando crescem na luz solar direta, podendo ter um sabor mais doce se cultivado apenas à luz indireta ou da tarde. 

3. O tempo de colheita é fundamental, que é normalmente cerca de uma semana depois de germinar as sementes ou plantar, que é a chamada de fase de articulação, quando os brotos ainda guardam um sabor mais doce.

4. Uma das complicações nos momentos iniciais do plantio dos brotos é a presença de fungos que poderá contaminar as raízes. Depois que a copa está formada este problema será menos grave. Mas este é um problema muito mais comum na produção de brotos de cereais (gramas) devido ao elevado teor de amido dos grãos. Então as providências são: a) a higiene precisa ser um padrão desde a hora de colocar as sementes para acordar e germinar, b) usar 10-20% de areia do mar na composição da terra de plantio, para fortalecer e ventilar sua base de nutrição e sustentação, c) manter a umidade baixa evitando excesso de regas, d) permitir uma suave brisa soprando e e) reduzir a quantidade de sementes na hora do plantio.

5. Um truque importante para acelerar a brotação de leguminosas, por exemplo, é cobrir a bandeja com uma tampa e peso, que não só coloca os brotos nas trevas, mas tem uma pressão sobre eles, que favorece uma alta qualidade de brotação, como uma simulação da brotação natural no solo. 

O ideal é consumir variedade de alimentos e de brotos. Se você decidir usar somente o trigo-grama diariamente, recomendo muito cuidado. Excesso e mesmice alimentar pode causar enjôo e refração, o que não é nada bom quando se trata de um doente que precisa dos sucos verdes diariamente, para se tratar e curar. A natureza é próspera e nós fazemos parte da natureza, certo?

(*) Os cereais como o trigo pertencem à família das gramíneas, portanto, seus brotos, embora cada um com sua forma e cor, são gramas e ricos em celulose, uma fibra dura e imastigável. O broto de trigo é hígido e bem verde. O de alpiste é bem fininho (como um cabelo), sua base é roxa e a copa verde, mas bem flexível. Mas todos estes brotos grama só podem ser consumidos se extraídos na forma de sumos ou batidos em sucos que precisam ser coados. 

Assista: TV De Bem com a Natureza 2 - Brotos

Galeria Fotos: BROTOS - GERMINADOS

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Conceição Trucom   
Conceição Trucom - química, cientista, escritora e palestrante sobre Alimentação Natural, QV e bem-estar.
Reprodução autorizada desde que na íntegra, citadas autoria e fonte.
Site: www.docelimao.com.br
Facebook: Conceição Trucom
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa