Menu

Chacras

Atualizado dia 10/30/2010 6:55:09 PM em Corpo e Mente
por CRISTIANE P. CAPPA


Facebook   E-mail   Whatsapp

Os chakras são centros energéticos. É através deles que a energia vital é absorvida e daí distribuída para todo o organismo pelos meridianos. Chakra é uma palavra da língua sânscrita que significa “roda”.

Existem no nosso corpo muitos chakras. Eles são formados pelo cruzamento de dois meridianos (canais de energia). Esses meridianos podem cruzar-se apenas duas vezes, formando um chakra menor, ou podem cruzar-se até vinte e uma vezes, formando os nossos sete principais chakras que se situam ao longo da coluna vertebral e ainda mais dois na cabeça.

Exceto o primeiro e o sétimo chakra, todos os demais são duplos, situando-se à frente e atrás da coluna vertebral.

Os chakras que se situam na parte frontal correspondem aos sentimentos, à nossa parte feminina, yin ou lunar, e os centros que se situam na contraparte traseira são masculinos, yang, solares e correspondem à vontade. Os centros situados na cabeça constituem os chakras mentais.

Cada chakra comanda uma determinada glândula, que por sua vez se relaciona com os órgãos adjacentes.

Sempre que algum dos nossos chakras está bloqueado, quer dizer que a área de vida que lhe corresponde também o está, e se esse bloqueio persistir, a glândula que é por ele comandada acaba também por não ser devidamente alimentada, consequentemente, os órgãos que são comandados por essa glândula podem acabar por vir a sofrer as consequências, gerando-se mal estar físico e por fim a doença acaba por se instalar.

Assim sendo, os sete principais chakras são:


Básico - também chamado de primeiro chakra. Tem cor vermelha, e situa-se sobre o cóccix. Comanda as glândulas supra-renais e governa a coluna vertebral e os rins. É o responsável pela energia física e pela vontade de viver. Quando aberto o ser sente alegria em estar vivo e tem naturalmente energia física.

Sacro - 2º chakra, também chamado de esplênico. Tem cor laranja e situa-se entre o umbigo e o púbis, e tem a sua contraparte traseira na mesma direção. Comanda as glândulas gónadas e o sistema reprodutor. Tem ainda a ver com a quantidade de energia sexual e a concessão e recebimento do prazer, não necessariamente sexual. Tem também a ver com quem nós somos no seio familiar.

Plexo Solar - 3º chakra. De cor amarelo, com o seu par traseiro, governa o pâncreas e é o responsável pelo estômago, fígado, vesícula biliar e sistema nervoso. Tem a ver com sentimentos de expansividade, com a cura e a consciência que temos de nós na sociedade e no Universo.

Cardíaco - 4º chakra. Situa-se no centro do peito, junto ao coração. Tem cor verde, ou rosa, e é o responsável pela glândula timo. Governa o coração, sangue, sistema nervoso, sistema circulatório e sistema imunitário. Tal como o seu par, tem a ver com sentimentos de amor a outros, mas também a nós próprios.

Laríngeo - 5º chakra. De cor azul claro, é o responsável pela tiróide, pelo aparelho brônquico e vocal, pulmões e todo o canal alimentar. Este chakra tem a ver com sentimentos de aceitação e assimilação, com o sentido do EU na sociedade e na profissão. Tem também a ver com a criatividade e a maneira como expressamos as nossas idéias.

Frontal - 6º chakra, ou da 3ª visão. Situa-se entre as sobrancelhas. Governa a Pituitária e é o responsável pelo cérebro inferior, olho esquerdo, ouvidos, nariz e sistema nervoso. É o chakra que, quando aberto, permite a visão interna. É ele que nos dá a capacidade de visualizar e compreender conceitos mentais e de levar as idéias à prática. Tem cor Índigo, azul escuro.

Coronário - 7º chakra. Situa-se no alto da cabeça e é singular tal como o chakra da raiz. Tem cor branca ou violeta. Governa a glândula Pineal, o cérebro superior e o olho direito. Este chakra tem a ver com sentimentos de iluminação, a total integração da personalidade e com a espiritualidade.


Fiquem na Luz!!!
Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 22


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: CRISTIANE P. CAPPA   
Cristiane P. Cappa PSICOTERAPEUTA TRANSPESSOAL -Especialista Pós Graduada em Psicologia Transpessoal;Formação em Regressão de Memória;Renascimento;Florais Sistema Joel Aleixo; Radiestesia;Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional;DMP Processo de Memória Profunda com Roger Woolger; Aperfeiçoamento em Terapias de Vidas Passadas com Hans Tendam
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa