Menu

Como a música te eleva? (atividade prática)

Atualizado dia 11/16/2014 8:27:31 PM em Corpo e Mente
por Agatha Fortunato


Facebook   E-mail   Whatsapp

"A música é a revelação superior a toda sabedoria e filosofia". Bethoveen

Iniciei meus estudos musicais ao piano com 8 anos de idade - e recomendo fortemente que dê essa oportunidade de desenvolvimento ao seu filho - com o apoio do meu pai, grande incentivador da boa cultura em meu seio familiar. Desde pequena, ouvi musica clássica e antes dos 10 anos, já sabia reconhecer apenas nas primeiras notas a qual compositor tal peça musical pertencia. Tudo isso me fez muito bem, a música sempre foi um amparo  emocional paralelo ao qual sempre recorri. Confesso também que a música clássica me despertou para outras habilidades, bem como a facilidade com a matemática, raciocínio lógico e estatística. Habilidades comprovadas por testes realizados no próprio colégio que estudei e na academia ao longo dos anos de estudo. Mas o foco aqui não sou eu, estou apenas relatando, por efeito de experiência própria que tal benefício de fato existe.

Dado este breve histórico, convido-lhe a experimentar a desenvolver sua habilidade mental de criar ambientes aos quais poderá percorrer livremente, transitar e meditar, sem regras, sem preconceitos, sem limites. E não precisa ser nenhum grande conhecedor em música para alcançar tal feito. A meditação com música elevada é capaz de despertar várias áreas do nosso cérebro até, então, não trabalhadas, criando novas conexões e se praticada com constância, melhora os humores, o estado de espírito, memória e até nossa relação com o próximo. Porém, antes de começar a atividade que quero propor, gostaria de combinar três coisas:

1)  Separe aproximadamente de 40-60 minutos para realizar esta atividade em um ambiente tranquilo onde você não possa ser interrompido.

2) Não me venha com essa história de “Eu não sou criativo”, “Não consigo me concentrar”, ”Não consigo meditar”, “Isso não vai dar certo”. Peço sinceramente, para que vá ali no canto direito superior da página e clique no “x” se o seu sentimento for este neste momento, pois nada que eu lhe sugerir aqui vai lhe fazer tirar da cabeça que essa ideia de impotência só lhe trará mais impotência. Assim sendo, lhe direi "muito obrigada por sua atenção até aqui e nos veremos em breve". Porém, se lhe ocorre que tentar  faz parte das suas possibilidades, permaneça e seja benvindo.

3)Não se prive do choro, das gargalhadas durante o processo. Permita que tudo venha à sua mente. Experiências boas ou ruins. Não importa. Tudo é um processo e aos poucos sua mente se apegará ao que realmente é gratificante e significativo.

Dito estas coisas, vamos começar: quero que você escute cada música e que escreva em um papel tudo o que ela conseguir te lembrar, te despertar. Suas emoções, suas vontades, se sente vontade de comer alguma coisa, de vestir uma determinada roupa. Se possível, tente resumir todas as sensações em uma palavra para cada música. Não importa como faça. Importa apenas o que esta musica te desperta. Escute mais uma vez, não precisa ser de primeira. Escute quantas vezes achar que deva até que lhe esgote a maioria das possibilidades. Lembrando que não existe resposta certa, trata-se de uma experiência individual e única. Para acompanhá-los e não se sentirem estranhos demais realizando esta atividade, também vou relatar minha experiência aqui.

Vamos lá! Clique nos links para tocar a música:

Música 1

Esta música é popularmente conhecida como Marcha Turca, de Mozart e me remete a algo especial. Não consigo não pensar em grandes bosques, com muita brisa, pomares, pessoas felizes, casais românticos, crianças brincando em grandes praças, em um estilo muito antigo, que me remete talvez ao século 16. Consigo me ver nesta cena em mesmo estilo, ora admirando quem toca, ora eu mesma tocando para um grupo de pessoas, ao ar livre ou em salão. Mas definitivamente a sensação é de felicidade, muita alegria e vontade de dar abraços. A palavra que resume é FELICIDADE.

Música 2

Agora vou pedir para que escutem o Noturno nº20 de Frederic Chopin, tema do congratulado filme, O Pianista. Permita que a música entre pelos seus ouvidos e que chegue até se cérebro, seu coração, se permitindo sentir e posteriormente escrever tudo o que lhe vier à tona. Tudo o que conseguir descrever. Esta peça me traz certa calma, como se eu tivesse em um fim de tarde de um outono qualquer, observando as folhas secas das árvores serem levadas pelos ventos. Me dá vontade de abraçar árvores, olhar para o horizonte, andar devagar...parece que estou sentindo uma saudade inexplicável, mas consigo ver sorrisos. Nostalgia. Não se trata de tristeza, apenas nostalgia. Meu espírito neste momento parece voar e transcender. A palavra que resume é EXPANSÃO.

Música 3

Seguindo com o nosso exercício, escutaremos um clássico de Enya - Only Time. Esta peça me transmite uma sensação de paz, liberdade, fluência, aconchego espiritual. Como se algo dentro de mim transmitisse algum tipo de certeza. Mas as constantes repetições dos trechos me transmitem uma ideia de persistência, não desistência. Imagino apenas um cenário: natureza. Lagos, cachoeiras, pássaros em bando. A vontade é de abraçar alguém e ali permanecer até o fim do mundo. A palavra que resume o que sinto é GRATIDÃO.

Ao final, dê uma lida em tudo o que você escreveu, avaliando o alcane da sua concentração e poder de mentalização. Incrível, não é mesmo?

Agora, proponho que escute as músicas em sequência, sem anotar nada e a cada faixa, pense em tudo o que você anotou e aprofunde seus pensamentos, sinta cada nota, cada movimento musical e deixe as emoçoes fluirem. Se permita entrar em fluxo. Relaxe seu espírito. Ao final, faça uma prece como forma de agradecimento.

Clique aqui para a lista das músicas em sequência.
Simples assim! Repita o procedimento quantas vezes quiser, com as mesmas músicas ou qualquer outra sequência de sua escolha. Aliás, adoraria saber da sua experência, se quiser , me escreva contando o que sentiu.

Namastê!

heart

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Agatha Fortunato   
é Legionária da Boa Vontade convicta, espiritualista cristã. É estudante de piano clássico e temas ligado à espiritualidade e psicologia positiva. Gosta de escrever, de ler, conversar e ouvir. Profunda admiradora da natureza e das artes, do mais rupestre ao mais moderno. Apenas uma jovem, cheia de sonhos e buscadora das verdades do invisível.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa