Menu

Como acessar a sabedoria ilimitada?

Atualizado dia 7/3/2013 12:05:48 PM em Corpo e Mente
por Andre Lima


Facebook   E-mail   Whatsapp

Conheço muitas pessoas que são bem inteligentes, mas não conseguem ter sucesso em uma ou várias áreas da vida. Entretanto, há outras que não são tão inteligentes assim e conseguem ter bons resultados nos relacionamentos, na vida pessoa e profissional.

Isso acontece porque existe algo mais vasto do que a inteligência racional. É o que chamamos de sabedoria. A sabedoria é algo amplo e ilimitado e todos podem ter acesso a ela, independente do seu nível intelectual.

A inteligência está confinada dentro da mente, que é limitada. Já a sabedoria vem da nossa conexão com o todo, com o universo, por isso é uma fonte inesgotável. Essa conexão nos permite acessar ideias, conhecimentos e criatividade da fonte ilimitada para que possamos usar em nossas vidas.

Uma mente muito inteligente em um ser humano que está muito desconectado da fonte acaba não trazendo muitos resultados positivos. Aliás, uma mente muito inteligente, porém, desconectada do todo, poderá causar muito sofrimento para si e para os outros. A inteligência racional acaba não sendo utilizada de forma sábia, gera inúmeros pensamentos negativos, soluções e interpretações equivocadas, que por sua vez geram ações que provocam sofrimento. A história do mundo está repleta de exemplos de pessoas que demonstraram ter um alto grau de inteligência que foi utilizada de forma destrutiva.

Você também deve conhecer alguém que, apesar de inteligente, faz muitas bobagens. Talvez você mesmo se encaixe nisso.

Façamos a seguinte comparação: imagine que você tem um supercomputador de última geração, com um HD enorme que permite acumular muita informação, processador ultra rápido e muita memória RAM. Maravilha. Mas do que adianta uma máquina como essa se não houver uma conexão com a internet? E se a conexão for péssima, cair o tempo todo e for muito lenta, será que vai atrapalhar o uso da super máquina? É claro que sim.

No exemplo acima, o computador representa a nossa mente e a inteligência que ela possui. A internet representa a sabedoria, que é incomparavelmente mais ampla. Por mais que seu computador possa armazenar informações e ter programas que resolvem vários problemas, nunca será páreo para a quantidade de conteúdo e possibilidades que surgem através do acesso à rede pela internet.

Isso é apenas uma comparação grosseira. Digo isso por que o conteúdo e sabedoria existente no todo do universo é ilimitada. Por mais que haja conteúdo na internet, ainda assim será limitado e desprovido de sabedoria.

A maioria dos humanos tem uma excelente máquina, ou seja, uma mente muito inteligente. Entretanto, estamos com a conexão deficiente. As grandes soluções, os grandes insights, a criatividade, as ideias que mudam o mundo para melhor, a maneira ideal de lidar com uma determinada situação, não surge da mente racional. Tudo isso vem desse campo infinito. Quanto melhor fora nossa conexão com esse campo, mais conseguiremos fazer o "download" dessa sabedoria e agiremos de uma forma alinhada e eficiente para promover os melhores resultados, seja o que for que estivermos fazendo.

E o que será que interfere ou corta essa conexão? Emoções e sentimentos negativos: trauma, medo, raiva, frustração, tristeza, culpa, rejeição, abandono, ressentimento, arrependimento, agonia, inveja, fúria, ciúme, decepção, pena, ódio, mágoa, carência, insegurança... Estamos cheios de memórias e pensamentos carregados dessas emoções.

A emoção toma conta do corpo e da mente, gera pensamentos negativos, que produzem ainda mais emoções negativas (ou seria primeiro o pensamento negativo que gera emoção negativa, e esta por sua vez gera ainda mais pensamentos negativos?). Ficamos presos na mente e sua negatividade. O resultado é a falta de clareza do que fazer, ações equivocadas, bloqueio da criatividade, falta de ideias, escolhas que trazem sofrimento; falamos o que não se deve, fazemos o que não se deve fazer, nos sabotamos de forma inconsciente.

Por isso, para melhorar a nossa conexão, é importante limpar essas negatividades. A *EFT (técnica para autolimpeza emocional, baixe o manual gratuito aqui) é uma ferramenta muito prática e nos proporciona uma profunda limpeza. Isso nos deixa em paz e é através dessa paz que acessamos a sabedoria maior.

Todo mundo acessa essa sabedoria, em maior ou menor grau, e em algumas áreas mais do que em outras. Pessoas que têm uma habilidade maior do que a média em alguma área conseguem isso por que de uma forma intuitiva fazem essa conexão naquele determinado campo.

Quando me fazem perguntas, quando escrevo textos ou estou preparando algum curso, sinto que consigo acessar conhecimentos que estão além do que guardo no intelecto. O intelecto apenas me ajuda a colocar essa sabedoria e conhecimento em forma de palavras. As informações vão surgindo. Já em várias outras áreas, não consigo tanto ter essa conexão e acabo gerando problemas ou falta de crescimento.

Atendi um cliente com sérios problemas em sua empresa. Nas primeiras sessões, ele estava sentindo um grande desespero. Era o somatório do medo, culpa e sentimentos de fracasso. Trabalhamos intensamente esses sentimentos com a EFT. O resultado é que, mesmo diante da situação externa difícil, o desespero deu lugar a um centramento maior. A situação externa chegou até ficar mais crítica, mas por dentro ele ficou muito melhor. Nesse estado será bem mais fácil ter ideias e colocá-las em prática para resolver os problemas da empresa, ao mesmo tempo que se aceita em paz o que não se consegue resolver.

Em qualquer situação, por mais difícil que pareça, é possível sentir paz interior. Essa paz vai muito além do racional. O intelecto pode dizer pra você que não se pode ficar tranquilo enquanto problemas externos ocorrem. Muitas pessoas que sentem essa tranquilidade em momentos difíceis ficam se questionando, dizendo que não poderiam estar calmos daquele jeito. Outras pessoas também vão nos questionar se ficarmos em paz. É a mente racional que é limitada, e que não compreende a força que vem através da conexão com a sabedoria ilimitada. Através da prática da EFT, ficamos cada vez mais equilibrados e a sabedoria passa a fazer parte da nossa vida cada vez mais.

André Lima

*EFT - Emotional Freedom Techniques - Técnica que ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar, acesse este link

Texto revisado
 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 188


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Andre Lima   
André Lima é engenheiro e trabalha exclusivamente com autoconhecimento desde 2006. Vem divulgando e esinando em palestras e cursos presenciais e online sobre a EFT - Emotional Freedom Techniques, uma técnica revolucionária, simples e eficaz, para limpeza e cura de todos os tipos de emoções, pensamentos e crenças limitantes.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa