auravide auravide

Como estão as promessas de final de ano?


Facebook   E-mail   Whatsapp

Início de março, carnaval já passou e será que você ainda se lembra das suas metas do início do ano? Sim, aquela listinha que toda virada de ano você faz, com a intenção de mudar algo em sua vida: seja começar a estudar, ir para academia, ler mais, comer mais frutas, guardar dinheiro para uma viagem, etc., lembrou agora?

Pois é, dois meses já se passaram e o que você está fazendo para cumprir todas as promessas feitas a si mesmo? Há diversos estudos que mostram que independente das promessas ou metas pessoais serem feitas na virada de ano ou em algum outro momento, mais de 80% das pessoas têm dificuldade em executá-las.

Hoje, a busca por treinamentos como Coaching Pessoal e mesmo a PNL (Programação Neurolinguista), tem crescido muito justamente pelo fato de ser um ótimo recurso para estabelecer metas saudáveis e alcançáveis dentro do que seu cérebro está disposto a cumprir.

Lembre-se de quando estava aprendendo a dirigir. Quando se está aprendendo algo novo, toda a atenção está voltada para isso, a energia cerebral, os movimentos do corpo, tudo direcionado para o novo, até uma simples hora no volante se torna exaustiva e é assim mesmo. Depois de algum tempo treinando dentro de um carro, você já não se dá conta de que para trocar a marcha é necessário pisar na embreagem, ou seja: está no piloto automático.

Nosso cérebro precisa ser treinado para tudo e a disciplina deve estar presente principalmente em casos onde há uma mudança radical de sua rotina. As pessoas estão habituadas a viver com o botão de piloto automático ligado 24 horas por dia. Fazem praticamente tudo ao seu redor de forma automática, às vezes até dentro dos relacionamentos afetivos, se percebe demonstrações de afeto meio “robotizadas”.

Estar no piloto automático é importante para seu cérebro, afinal, ele consome em torno de 20% da energia do seu corpo, e se você fizer algo como se concentrar, focar, estar “presente”, este consumo pode aumentar. Os seres humanos possuem o chamado instinto de sobrevivência, e desperdiçar energia não condiz muito com este instinto. Isso quer dizer que tudo que seu cérebro conseguir transformar em piloto automático na sua vida significa economia de energia.

Tendo uma ideia de como o cérebro funciona, fica mais claro perceber o quanto é difícil sair deste padrão e mudar de verdade algo. Isso inclui aquelas promessas de início de ano. Portanto, não se sinta tão culpado assim, por lembrar que várias coisas importantes estão sendo esquecidas e deixadas de lado, pois fisiologicamente existe um motivo para isto.

Mas, não use isto como desculpa. Sabendo que nosso cérebro funciona com treinamento e que em um determinado momento o novo vai virar automático, então fica mais fácil encontrar motivação. Ir à academia, por exemplo, por pelo menos um mês ininterrupto, fará com que seu corpo se acostume com a rotina aeróbica e até sinta falta dela. É assim que se incorporam hábitos saudáveis na vida. Hábito nada mais é do que piloto automático.

O que fazer então com a lista de promessas? Primeiro, tome ela em suas mãos, releia cada item e perceba o que realmente é importante, escolha apenas um item de cada vez e concentre-se nele até a mudança ocorrer. Tenha em mente que por um tempo seu cérebro estará se adaptando a nova rotina, fazendo novas conexões até que esta atitude se torne um hábito. Dê este tempo para ele e para você, ou seja, durante um período seja paciente consigo mesmo. Vale até pedir para um amigo, ou familiar lhe ajudar no início, dando apoio moral, verbal, ou mesmo físico.

E acredite: depois que a promessa virar hábito saudável em sua vida, você vai se orgulhar muito e será um combustível para as próximas mudanças, que por sinal serão cada vez mais fáceis.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Aline Charane M.   
Terapeuta, Consteladora Familiar, Facilitadora de vivências em grupo; Atendimento terapêutico via Skipe, Joinville, SC
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa