Menu

COMO SENSIBILIZAR OS PAIS?

Atualizado dia 1/30/2010 10:56:14 PM em Corpo e Mente
por ANGELLA LEMOS


Facebook   E-mail   Whatsapp

Essa pergunta me foi feita por uma querida leitora:

"Como sensibilizar os pais na primeira reunião do ano, pois percebo o quanto a maioria está "perdida" na educação dessas novas crianças. São crianças de 5-6anos."


Em resposta, escrevi este artigo que talvez possa interessar outros professores e professoras.

Ao planejar suas aulas, sinta no seu interior a intenção de realizar, através das atividades que escolheu, uma onda de bem-estar e de motivação para os estudos. Aguce a curiosidade em descobrir mais sobre o que você está planejando transmitir a eles, mesmo com as crianças de 5-6anos.

Para isso é necessário confiar no bom resultado. Se duvidar vai tudo por água abaixo.

O importante é você acreditar que realmente existe capacidade de aprendizagem nos seus alunos e que sabem desenvolver as tarefas que lhes são passadas.

Repita: Existe sim, porque "Eu Acredito!".

Os pais levados pela ansiedade deixam-se invadir pelas expectativas, medos, angústias, culpas. O descontrole é gritante. A percepção das emoções praticamente nula, longe de perceberem as necessidades de seus filhos. Sem falar na frustração devido terem a perspectiva além da possibilidade no momento de cada um.

Se o professor duvidar, se sentir impotente diante de uma classe passará essa sensação aos pais o que provocará uma onda de perturbações.

Ansiar que os pais dos seus alunos tenham esmero em ficar ao lado de seus filhos mais tempo, que todos ao redor de uma mesa deleitem-se calmamente as refeições ou no tapete da sala para o lazer diante de uma tv desligada. Esqueça!

Pode ser que você encontre essa família, mas a maioria não encontra tempo para isso tudo nos dias de hoje. Só quando há blecaute ou nem assim, porque aproveitam para dormir devido ao estresse do dia-a-dia.

É a sociedade de consumo, a sobrevivência num sistema. A tecnologia a todo vapor,  que nos envolve com seus tentáculos. Portanto não podemos exigir nada deles. Apenas passar-lhes segurança, abrindo o leque de suas emoções, da sua percepção em estar no bem estar. Estimulá-los a acolherem-se nos braços do seu lar, envolverem-se nos afazeres domésticos juntos, inclusive nas tarefas do seu filho com compreensão e prazer.

A pressão em orientá-los para olharem as lições, etc etc etc só os deixará mais "perdidos", mas ansiosos e nada resultará de bom e produtivo.

Então, vamos também esquecer as expectativas com relação a pais ideiais.  Vamos acolhê-los com o amor à nossa profissão que o resultado virá.

Sabe por quê?

Porque você quer e acredita nisso! Não é mesmo?

SUGESTÃO: Dê tarefas para a família: Ex.: "Em casa sentarem-se em frente ao espelho e observarem quem parece com quem, nos detalhes: orelha, nariz, pele, sombracelha, boca, queixo, cabelo. E peça que coloquem uma música ao fundo para essa atividade. No outro dia, os alunos terão que relatar tudinho".

Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: ANGELLA LEMOS   
Consultora Emocional/Numerologista Sistêmica/Pedagoga-Especializada em Ed. Emocional/ Palestrante / Escritora/ Professora Geradora de planos de aulas específicos de Ed. Emocional na Ed.Inf. e Fund.I/ Objetivo: ativar o poder interno; emoções e pensamentos conscientes e harmônicos, desde a tenra idade. Trabalho de qualidade desde 1996.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa