Menu

COMO SUPERAR O MEDO USANDO A ESSÊNCIA FLORAL MIMULUS

Atualizado dia 7/9/2008 12:32:48 AM em Corpo e Mente
por Kleber Marques


Facebook   E-mail   Whatsapp

O medo é uma das emoções que se encontra na base. Ele é a raiz de uma extensa rede de emoções negativas e sintomas que possibilita o aparecimento da desarmonia do nosso corpo e se persistir neste estado provavelmente se instala uma doença.

O Dicionário Houaiss define medo como: “Estado afetivo suscitado pela consciência do perigo ou que, ao contrário, suscita essa consciência.” E mais: “Temor, ansiedade irracional ou fundamentada; receio. Desejo de evitar, ou apreensão, preocupação em relação a (algo desagradável).”

O estado de medo pode levar a um desassossego que, por sua vez, leva a uma agitação ou a um alvoroço. Ou pode ainda levar a uma inquietação, gerando uma preocupação ou um nervosismo. Ainda pode chegar a uma ansiedade, que traz a aflição, talvez uma agonia ou uma impaciência.

Como podemos ver, o medo cria uma rede de emoções negativas que vai minando todo o nosso sistema energético, bloqueando a passagem das comunicações entre as nossas células e, dessa maneira, mina todos os nossos sistemas de comunicação interna, provocando uma desarmonia entre nossos corpos. E quando isso ocorre e perdura advém a doença, pois nosso sistema não conseguiu autocorrigir-se.

Mas o medo também é necessário para nos informar o limite e a hora de agir. É uma energia que nos guia durante nossa jornada aqui na Terra. Sem o medo ficamos paralisados e, com muito medo, também paramos. Entramos em pânico e não conseguimos mais entrar na razão.

O Lama Gangchen Rinpoche fala dele: “O medo é uma emoção especialmente boa para fazer o Ego se manifestar.” Já Chögyam Trungpa, no livro "A Trilha do Guerreiro" descreve o medo como uma oportunidade de coragem: “Reconhecer o medo não é motivo para depressão ou desânimo. Porque temos medo, temos também potencialmente o direito de experimentar o destemor. O verdadeiro destemor não consiste em diminuir o medo, mas em ultrapassá-lo”.

Então, o medo é bom ou é ruim? A função do medo é nos informar de que algo está acontecendo e devemos agir ao invés de reagir. E para tal devemos ultrapassar a dúvida que se instala nessa situação. Pois quando estamos com dúvida na verdade estamos com medo de tomar uma decisão, um caminho.

Devemos fazer outra pergunta: Que tipo de medo estou sentindo? Medo de perder? Medo das pessoas? Medo do invisível? Medo do oculto? Medo de perder o controle? Medo de ter presságios e pressentimentos? Medo de que algo possa acontecer com alguém próximo ou com um ente querido? Medo paralisante? Enfim, quais os tipos de medos que estão por trás de uma dúvida?

A essência Mimulus vai trabalhar o medo das coisas mundanas, do concreto, da doença, da dor, do cotidiano, da pobreza, da timidez, do infortúnio e de tudo aquilo que é concreto. As essências para os outros tipos de medo serão abordadas posteriormente em outros artigos.

Mimulus foi a primeira flor silvestre usada pelo Dr. Bach para fazer a essência que leva o seu nome, segundo consta no livro de Carmen Monari. Mas o livro "As Descobertas Médicas de Dr. Edward Bach", escrito por Nora Weeks, cujo título original é "The medical discovries of Edward Bach", deixa claro que foi Impatiens a primeira flor usada pelo Dr. Bach.

Mas o que é que tem a ver esta questão com o que se está abordando? A energia, a ressonância magnética, a freqüência vibratória emitida pelas partes. A Terapia Floral.
Dr. Bach era um homem que não estava satisfeito com os resultados da medicina que praticava, e buscava incansavelmente uma nova maneira de curar as pessoas diante de tanto sofrimento; e o tempo dele estava correndo. Ele estava lutando contra o tempo; estava tão apressado que quando resolveu deixar de fazer a medicina ortodoxa para se dedicar ao novo caminho, em vez de levar a caixa com seus equipamentos de homeopatia, levou uma caixa cheia de sapatos na ânsia de se iniciar o mais rápido possível os trabalhos. O Criador queria que ele estivesse equipado para literalmente caminhar pela natureza à procura das flores que curam e deu-lhe sapatos.

Ele foi atraído pela energia do Impatiens, que trabalha a impaciência, por ressoar nessa freqüência. Desejava o mais rápido possível encontrar uma maneira simples para a cura com o que qualquer pessoa pudesse ajudar o seu semelhante, apenas sabendo ouvir e escutar com empatia e compaixão. Então, Impatiens foi a primeira essência descoberta por Dr. Bach.

Quando resolvi escrever este artigo, passou por mim um medo muito grande de não estar à altura de iniciar esta jornada de escrever para o STUM uma série de artigos relacionados às 39 essências florais do Dr. Bach. Assim, está energeticamente explicado porque iniciei com Mimulus. Igualmente Dr. Bach ressoou na freqüência da impaciência e descobriu Impatiens; eu vibrei no medo e sem perceber iniciei pela segunda essência descoberta pelo Dr. Bach. E a vontade era escrever na ordem da sua descoberta. Coisas do Criador.

Mas é dessa maneira que a Terapia Floral nos ajuda. E já ouvimos muitas vezes que nós atraímos para a nossa vida aquilo que precisamos melhorar ou aquilo que precisamos testar depois de aprendido. Então, Mimulus vai possibilitar o desenvolvimento da nossa coragem para ultrapassarmos o medo pela superação e não pela negação. Pois é enfrentando nossas dificuldades que edificamos uma vida saudável e prazerosa, tendo a certeza de que o Criador sempre nos orienta, nos guia e nos ajuda a selecionar quais dos nossos talentos devemos usar para transformar nossas deficiências em novos talentos.

“A conquista da nossa liberdade, da nossa individualidade e independência irá requerer, em muitos casos, uma grande dose de coragem e de fé.”
Dr. Edward Bach

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 51


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Kleber Marques   
Terapeuta REIKI – Mestrado nos Sistemas: Karuna® Reiki BRM-03-007, Reiki Usui Shiki Ryoho, Osho, Tibetano. Terapeuta Floral: Florais de Bach, Florais do Nordeste, Florais de Saint Germain, Florais de Minas, Florais da Amazônia. Terapeuta Magnified Healing® primeira fase. Facilitador autorizado pela Healing Essências Florais.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa