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COMO VOCÊ SE ADMINISTRA NO TEMPO?

Atualizado dia 4/4/2014 12:27:56 PM em Corpo e Mente
por Keli Soares


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Muitas pessoas sofrem com esta questão de administração do tempo. E é muito comum ouvirmos:

Queria fazer tal coisa, mas nunca tenho tempo...
Se eu tivesse tempo faria o que tenho vontade...
Eu nunca tenho tempo para mim...
Quando eu me aposentar vou ter tempo para ser feliz...
Existem tantas coisas que tenho vontade de fazer, mas infelizmente a correria da vida, o lutar pelo pão não me permite fazê-las.

Todos nós, independentemente da idade, cor, situação financeira, nível social, intelectual, temos a mesma quantidade de tempo: 24 horas, 1400 minutos em um dia. Somos livres para usar este tempo como queremos.

Por que algumas pessoas têm tempo para fazer tudo que precisam e querem e outras não?

Dizem que tempo é dinheiro, mas tempo é mais valioso que dinheiro, é precioso porque tempo não se pode criar ou comprar, não se renova, é um recurso que se não é aproveitado, se perde, simplesmente tempo é vida. É um recurso único. Enquanto estamos aqui, temos tempo, só não teremos tempo quando já tivermos partido deste planeta. A forma como vamos aproveitar este recurso tão valioso depende de cada um. Pergunte a si mesmo:

Como estou utilizando o meu tempo?
Quanto eu valho? Qual é o valor do meu tempo?
Dou realmente valor a minha hora?

Existe uma ideia equivocada de que temos que administrar nosso tempo. O que realmente precisamos é administrar a nós mesmos no tempo. Este ato vai aumentar nossa qualidade de vida, melhorar nossos relacionamentos, aumentar nossa produtividade no trabalho e fortalecer nossa autoestima.

Nossa, vou ter todos estes resultados só em administrar-me no tempo?

Sim, porque quando você não sabe organizar-se no tempo, você pode se sentir culpado, desmotivado, pode ter o sentimento de que os outros conseguem e você não, pode perder prazos, se endividar, perder oportunidades... isto pode aumentar a irritabilidade e prejudicar suas relações, você pode ficar sofrendo com isto e não focar no seu trabalho, se desconcentrar nos estudos, começar a ter sintomas físicos, entre outras coisas que podem te atrapalhar a ser feliz.

Vamos dizer que esta organização lhe permite enxergar com clareza o que fazer, como, quando, onde, com quem e assim conduzir a sua vida exatamente como você quer.

Você pode controlar-se no tempo e obter os resultados que deseja se você aprender a planejar. Planejar é tomar a decisão hoje do que fará no futuro e para um bom planejamento você precisa dar prioridade para o que realmente é importante na sua vida.

Você sabe qual é a diferença entre o que é importante e o que é urgente?

Saber esta diferença vai ajudá-lo a aproveitar o seu tempo de maneira a conseguir realizar tudo que deseja. Com esta correria do mundo, invertemos as coisas, nos guiamos pelo que é urgente e deixamos o importante para depois. E assim sofremos. Para que você entenda melhor, importante tem a ver com aquilo que você planeja e o urgente não é planejado. Stephen Covey deu este exemplo em seu livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”: fazer um check up do coração uma vez ao ano é importante, mas caso você não faça isto, pode se tornar urgente. Ir para o hospital com sintomas de infarto é urgente. Consegue ver como algo importante pode passar a ser urgente?

Outra característica do urgente é que geralmente vem de um estímulo externo, por exemplo, uma visita inesperada, um telefonema, um colega que o interrompe para contar o que fez na noite anterior. São coisas urgentes. Fazer programas com a sua família, fazer exercícios físicos, cuidar da sua saúde são considerados importantes. Se você é líder em uma empresa, reunir-se com sua equipe para alinhar a comunicação é importante, interromper esta reunião para atender um telefonema é urgente. Funcionando no urgente você atuará como apagador de incendios. A ideia é que você previna incêndios e não que ocupe seu tempo apagando-os, a menos que você seja bombeiro, é claro.

Bom, agora com estas ideias em mente, anote algumas sugestões para administrar-se melhor no tempo e ter a sua qualidade de vida:

1- Faça um plano de ação com suas atividades. Você pode usar o modelo:
O QUE FAZER? COMO? QUANDO? ONDE? QUEM?

2- Tenha um caderno ou agenda e faça uma lista de todas as atividades que precisa realizar no dia. Isto vai auxiliá-lo na lembrança de compromissos e dados para passar para outros.

3- À medida que for realizando as atividades do seu plano, vá colocando “OK” porque isto o motiva a continuar realizando.

4- Caso não faça alguma das atividades do seu plano e da sua lista diária, nada de se culpar e dizer a si mesmo: Ah, está vendo eu não cumpro com aquilo que me proponho... Deixe definitivamente este tipo de diálogo interno para aqueles que querem sofrer. Se não fez, simplesmente replaneje. Se continua não fazendo, tire da lista e considere que nesta etapa da sua vida, você não quer realizar esta ação. Quando quiser realmente você a fará, não se preocupe.

E para ter mais consciência do seu tempo eu lhe proponho que faça este exercício abaixo:

VOCÊ TEM 168 HORAS SEMANAIS:

1- Quanto tempo você gasta trabalhando?

2- Quanto tempo você passa dormindo, comendo, tomando banho, quanto tempo gasta com os cuidados consigo mesmo?

3- Subtraia este total de 168 e você terá o número de horas “livres”: _______-_______=________ horas

4- Você está usando bem o seu tempo? Sim – Não

5- Você está desperdiçando seu tempo? Com o que?

6- Você está “tomando” o seu tempo?

7- O que vai fazer para aproveitar o tempo valioso da sua vida?

Com este exercício você se torna mais consciente de como está utilizando o seu tempo e com consciência você saberá exatamente o que fazer.

Te desejo muito sucesso!

Com amor,

Keli

Texto revisado


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Conteúdo desenvolvido por: Keli Soares   
Pós-graduada em Gestão de Pessoas; Graduada em Psicologia; Formação na Abordagem Ericksoniana, Abordagem Estratégica; PNL e Coaching. Psicoterapia, hipnoterapia, terapia breve. Analista de PI (Predictive Índex) – Arquitetura Humana – Brasil. Treinamento e consultoria na área de Gestão de Pessoas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

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